Quais as principais partes de uma máquina de corrente contínua?

Perguntado por: Rúben Valentim de Soares  |  Última atualização: 5. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

A máquina de corrente contínua é composta por um enrolamento de campo, geralmente colocado no estator, outro enrolamento no rotor, normalmente chamado de enrolamento de armadura, e um comutador composto por escovas e lâminas.

São partes de uma máquina de corrente contínua?

É constituída por:
  • Rotor.
  • Anel comutador.
  • Estator.
  • Escovas.

Quais as principais partes de um motor de corrente contínua?

O motor de corrente contínua é composto por três partes básicas: estator, rotor e comutador.

Quais são as partes construtivas de uma máquina de corrente contínua explique cada uma delas?

Motor de corrente contínua: principais partes

Estator ou enrolamento de campo – parte fixa do motor, tem estrutura ferromagnética com polos que recebem bobinas ou um ímã permanente. Os polos induzem tensão às bobinas; Rotor ou armadura – eletroímã composto de uma parte central de ferro com enrolamentos.

Qual o princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua?

Princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua. Um motor é uma máquina elétrica que converte energia elétrica em energia mecânica. O princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua é que “sempre que um condutor de corrente é colocado num campo magnético, experimenta uma força mecânica”.

MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA e seus principais COMPONENTES #02a

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as características dos motores de corrente contínua?

O que são os motores de corrente contínua (CC)?

O motor de corrente contínua pode ser composto por uma bateria ou outra fonte de alimentação de corrente contínua. Quando a corrente elétrica passa pela bobina e o campo magnético do ímã, a força mecânica gerada produz o torque (giro do eixo), que gera o trabalho.

Quais são os três modos de ligar um motor de corrente contínua?

São três os modos de ligação: PARALELO (SHUNT), SÉRIE e SÉRIE / PARALELO (COMPOUND).

Qual é a principal característica da corrente contínua?

É sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo. A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.

Quais são as características básicas dos motores AC e DC?

A velocidade de um motor DC é controlada através da variação da corrente. A velocidade de um motor AC é controlada através da variação da frequência, usando-se para tal um variador de velocidade (também conhecido por variador de frequência e conversor de frequência).

Como funciona um circuito de corrente contínua?

Na corrente contínua, abreviada como CC em português e DC em inglês, os elétrons se movimentam em um único sentido, que não varia. Essa corrente é gerada em circuitos abastecidos por pilhas e baterias, por exemplo, nas quais um polo é sempre positivo e o outro é negativo.

Qual a função do comutador em uma máquina CC?

Uma máquina CC tem um comutador para converter a corrente alternada (induzida) que passa pela sua armadura em corrente contínua liberada através de seus terminais (no caso do gerador). O comutador é constituído por segmentos de cobre, com um par de segmentos para cada enrolamento da armadura.

Qual a principal diferença entre o motor e o motor CC?

A diferença entre o motor CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua) além da forma de alimentação, é o controle de velocidade. Em motores CC, você varia a velocidade controlando a tensão aplicada sobre este motor, enquanto o motor CA você controla através da frequência e corrente aplicadas.

Como é gerada a corrente contínua?

É caracterizada pelo fluxo contínuo de elétrons em um condutor, sempre na mesma direção. A corrente contínua é gerada por fontes de tensão contínua, como pilhas ou baterias. Por exemplo, uma pilha AA fornece tensão contínua de 1,5 V entre seus terminais positivo e negativo.

Quais são os tipos de corrente contínua?

As correntes contínuas podem ser constantes ou pulsantes. Tipos de Correntes. Correntes contínuas constantes: A CC é considerada constante quando sua intensidade e sentido não se altera com o passar do tempo. É comumente encontrada em pilhas e baterias.

São aplicações de uma máquina de corrente contínua?

As máquinas de corrente contínua (CC) podem ser utilizadas tanto como motor, quanto como gerador. Dessa forma, para emprega-la como motor, deve-se utilizar uma fonte CC, a qual pode ser um retificador, controlado ou não, alimentado por uma rede alternada.

Qual a definição de corrente contínua?

Corrente contínua (CC)

A corrente contínua (também chamada de CC ou DC, do inglês) possui tensão e corrente unidirecionais, exercendo sua função por meio do fluxo de elétrons, portanto, seu circuito possui polaridade positiva e negativa, não comprometendo seu sentido de circulação.

Qual a diferença entre motor AC e DC?

A diferença entre os motores DC e AC

Ao nível mais simples, a diferença entre motores CC e CA é que utilizam fluxos diferentes de electrões para enviar energia através das linhas.

Qual a diferença entre estator e rotor?

O estator se mantém fixo à carcaça do motor, e tem por função conduzir a energia e transformá-la em elétrica. O rotor, por sua vez, é uma estrutura que gira em torno de seu próprio eixo, produzindo movimento de rotação e energia.

Qual é a vantagem da corrente contínua?

Vantagens da Corrente Contínua (CC)

A Corrente Contínua oferece uma série de vantagens importantes. Ela é mais fácil de ser armazenada em baterias, facilitando o uso de dispositivos móveis e permitindo a alimentação de sistemas isolados da rede elétrica.

Qual é a frequência da corrente contínua?

No Brasil, a frequência padrão da corrente alternada é de 60 Hz, enquanto a corrente contínua não tem frequência, pois sua intensidade permanece constante ao longo do tempo.

Qual o símbolo da tensão contínua?

As fontes de tensão contínua podem ser representadas pelos símbolos (b) e (c). A fonte ideal de corrente, analogamente à fonte ideal de tensão, produz uma corrente constante independente da carga ligada a ela.

Como é alimentado um motor CC?

Desta forma, o motor CC funciona aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs ou imãs permanentes. A troca de energia entre rotor e estator, conhecida como comutação, pode ser realizada através de escovas (escovada) ou sem escovas (brushless).

Onde podemos usar um motor DC?

Existem diferentes tipos de motores DC, mas todos compartilham a característica fundamental de usar uma fonte de corrente contínua para gerar movimento rotativo. Os motores DC são amplamente utilizados em uma variedade de aplicações, desde eletrodomésticos até sistemas industriais e automotivos.

Como controlar a velocidade de um motor de corrente contínua?

A velocidade do motor CC pode ser feita via tensão de armadura ou corrente de campo (que pode ser feita adicionando um resistor variável no circuito de campo).

Quais as funções principais do rotor?

Rotor é o componente giratório de uma bomba centrífuga. Ele transfere a energia do motor para a substância que será bombeada. É feito de palhetas que se movimentam no centro, conhecido como “olho”, e criam uma força centrífuga conforme giram para movimentar o líquido da entrada até o ponto de descarga.

Artigo anterior
Quais frutas não podem ser comidas juntas?
Artigo seguinte
Quais são os principais indicadores financeiros de uma empresa?