Quais são as contas que pertencem ao passivo circulante?

Perguntado por: Salvador Bruno de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Quais são as contas do passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

Quais contas compõem o ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Quais são as contas que compõem o Ativo Não Circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

42 - Balanço Patrimonial - Contas do ativo e do passivo (Contabilidade)

31 questões relacionadas encontradas

São contas do passivo circulante exceto?

Representam contas do Passivo Circulante, exceto: Salários a Pagar. Provisões e Encargos das Provisões. Empréstimos de Longo Prazo.

Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

Qual o critério para uma obrigação seja classificada no passivo não circulante?

Passivo Não Circulante: são todas as obrigações que possuem vencimento após o período de 1 ano, ou seja, 12 meses após a data do balanço; até o final do exercício seguinte. ... Isso porque o bem só foi benéfico em um determinado período de tempo, estando sujeito à devolução se tornou uma obrigação.

O que é considerado passivo circulante?

Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.

Como calcular passivo não circulante?

O passivo não circulante é calculado pelo passivo de longo prazo + patrimônio líquido. Quando a NCG é positiva, ela reflete a aplicação permanente de fundos que, comumente, devem ser financiadas com fundos permanentes utilizados na empresa.

O que faz parte do passivo não circulante?

Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano, tais como empréstimos de longo prazo e aportes financeiros.

Qual a fórmula do CCL?

O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Vale lembrar que também é muito importante observar o índice de capital de giro.

Como calcular o valor do passivo?

O passivo total representa o valor necessário para que uma empresa seja capaz de se financiar. Ou seja, é o resultado da soma do patrimônio líquido da empresa com o valor de suas dívidas e/ou despesas. Em geral, encontramos o valor do passivo total no balanço patrimonial das empresas, muito utilizado por investidores.

Qual o total do passivo?

Passivo total é o resultado de todas as obrigações (dívidas ou gastos) de uma empresa somadas ao patrimônio líquido da mesma. Ou seja, ele representa todos os recursos utilizados para que essa firma se financie.

O que é valor passivo?

O passivo é o conjunto de obrigações e dívidas feitas para o financiamento da atividade organizacional, considerado na contabilidade das empresas. Os valores dos passivos têm origem nas despesas, como contas a pagar aos fornecedores ou ao governo, por exemplo, sendo demonstrados através do balanço patrimonial.

Como calcular o valor do passivo circulante?

Passivo Circulante = Empréstimos e Empréstimos a Pagar + Outros Passivos Financeiros + Outros Passivos Circulantes + Provisões + Passivos Fiscais Ativos
  1. Passivo Circulante = 13.009 +9.921 +4.110 +347 +283 +237.
  2. Passivo Circulante = 27.907.

O que é CCL e como calcular?

CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).

Isso significa que a empresa possui capital circulante líquido suficiente para cobrir todos os gastos e despesas, havendo até um superávit – lucro excedente – considerando o período calculado.

Como se calcula a necessidade de capital de giro?

NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar

Dessa maneira é possível identificar valores em moeda que estão faltando ou sobrando no período de tempo calculado. Assim, se o resultado desse cálculo for um valor negativo, há necessidade de buscar capital de giro fora da empresa.

Como calcular o índice de liquidez imediata?

A liquidez imediata é assim calculada: Liquidez imediata = Disponível / Passivo Circulante.

Pode se dividir entre circulante e não circulante?

Ativo circulante líquido

Assim como acontece com a categoria anterior, a modalidade pode ser dividida entre não circulante e circulante. O não circulante leva mais tempo para ser transformado em recursos, e é dedicado para contas a longo prazo, enquanto o ativo circulante líquido pode ser convertido mais rapidamente.

O que significa passivo circulante e passivo não circulante?

A diferença entre eles são os prazos. Sendo assim, no passivo circulante as obrigações devem ser liquidadas no prazo de 12 meses. Por outro lado, no passivo não-circulante, também conhecido como passivo exigível a longo prazo, as dívidas e obrigações são de longo prazo.

O que é ativo não circulante no Balanço Patrimonial?

ATIVO NAO CIRCULANTE. No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

Quais os critérios para determinar os itens circulantes e não circulantes no Balanço Patrimonial?

Para determinar se a conta é circulante ou não, é preciso consultar o prazo de liquidez. Caso ultrapasse os 12 meses, é tido como não circulante. Entretanto, se o prazo é menor que 12 meses, o ativo se torna circulante.

Qual o critério para classificação das contas do Ativo e do passivo?

As contas de passivos são o outro lado da moeda. Enquanto os ativos se referem a bens e direitos, o passivo é o conjunto de obrigações e dívidas de uma organização. São os itens de posse que demandam custo e contas a pagar em geral. Ou seja, tudo que gera despesa.

Qual é o critério de classificação das contas do Ativo e passivo no Balanço Patrimonial?

As contas de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido são classificadas no ativo considerando-se o critério de prazo, ou seja, Curto Prazo, Longo Prazo ou Sem Prazo. No Curto prazo vamos classificar tudo o que vence até o final do exercício seguinte ou o ciclo operacional, dos dois o maior.

Artigo anterior
Como obter um certificado SSL?
Artigo seguinte
O que é o dezembro amarelo?