Qual a importância dos jogos e brincadeiras populares?

Perguntado por: Madalena Mara de Cruz  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

Os resultados mostraram que os jogos populares contribuem significativamente na melhoria da coordenação motora global, inclusive no desenvolvimento da afetividade, cognição, cooperação e socialização das crianças, assim, revelando evolução integral.

O que são jogos populares e sua importância?

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.

Qual a importância dos jogos populares na cultura?

Para Faria Junior (1996) a reinserção das brincadeiras populares tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica. A brincadeira infantil possibilita com que a criança lide com a fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta.

Qual é a importância do jogo?

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Qual a importância dos jogos na vida adulta?

O adulto que joga desenvolve-se com qualidade de vida, pois o lúdico permite que predomine a motivação intrínseca e, consequentemente, torna as suas ações mais significativas.

Jogos Populares: Conceito, Características e Benefícios

33 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do jogo para a sociedade?

Na realidade, o jogo é uma atividade que possibilita o equilíbrio entre o mundo externo e o mundo interno, canalizando as energias da pessoa e transformando sentimentos de angústia em prazer. Ele ensina as pessoas a competir.

Qual a relação dos jogos populares com a cultura popular?

E JÁ DEVE TER JOGADO OU BRINCADO MUITO, NÃO É MESMO?! ATÉ MESMO PORQUE ELES FAZEM PARTE DE NOSSA CULTURA POPULAR E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO, PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. NELES, NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS, ELAS PODEM SER CRIADAS PELO GRUPO QUE ESTÁ BRINCANDO E MODIFICADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

Qual a relação do jogo com a cultura?

Essa relação se torna mais evidente nas formas mais elevadas dos jogos sociais, competitivos, pois os jogos solitários dificilmente criam cultura. Por seu caráter antitético, agonístico, se faz constantemente presente na civilização, permitindo que a cultura se desenvolva como jogo e no jogo.

O que são jogos populares da cultura local?

Os Jogos Populares são as brincadeiras populares ou brincadeiras de rua, que fazem parte das culturas locais e são criados pelas pessoas ao longo do tempo, e passadas de geração para geração.

O que são jogos populares resposta?

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimado, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

O que é jogos populares de educação física?

Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular.

Quais são os exemplos de jogos populares?

15 Jogos populares que ensinam e as crianças adoram
  1. Morto-vivo. Não importa o número de participantes. ...
  2. Telefone sem fio. De preferência em fila, uma ao lado da outra, as crianças transmitem uma mensagem no ouvido da criança que está mais próxima. ...
  3. Estátua. ...
  4. Detetive. ...
  5. Dança das cadeiras. ...
  6. Quente ou frio. ...
  7. Bobinho. ...
  8. Escravos de Jó

Quais são os jogos da nossa cultura local?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre jogos e brincadeiras da cultura popular. Quem aí nunca se divertiu na escola ou em casa brincando de corre cutia, passa anel, ciranda cirandinha, amarelinha ou pulando corda? Brincar, como é bom brincar, não é mesmo, criançada?!

Qual a relação entre os jogos populares e a cultura local?

Os jogos populares e Tradicionais para ambos têm raiz folclórica, e segundo Friedmann (1996), uma cultura pode ser popular e tradicional, pois tanto os jogos populares como os tradicionais podem ser produtores e reprodutores de cultura, representando os valores e a cultura de um povo, seja conservando suas ...

O que são brincadeiras da cultura popular?

As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. Elas fazem parte dos hábitos e costumes populares e são passadas de geração em geração ao longo do tempo.

Que relação os jogos de mesa e tabuleiro tem com a cultura?

Quanto mais “difícil” é o jogo, maior a tensão entre aqueles que o assistem. E quando um jogo além de ser lúdico também representa o belo, tem um enorme valor cultural agregado, tanto como gerador de conhecimento quanto como um exemplo vivo da cultura de sua época e lugar.

Qual o papel da brincadeira no processo de socialização?

O brincar é, portanto, uma ação que dá fundamento à infância, preparando a criança para o processo de socialização, que a faz sentir-se parte de uma história, tendo segurança sobre seus sentimentos e valores, buscando construir, modificar ou apenas seguir os padrões existentes que estão a sua volta (KISHIMOTO, 2010).

O que é cultura dos jogos online?

O termo Cibercultura é geralmente empregado pelos comunicadores como uma forma de se referir à sociedade que vive em meio às novas tecnologias de informação como a internet. Existem muitos estudos no campo da Comunicação em torno dos impactos gerados por essas novas tecnologias na sociedade.

Qual a influência que a cultura brasileira tem no desenvolvimento dos jogos populares tradicionais?

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente.

Que relação existe entre as brincadeiras populares e a comunidade?

Enquanto manifestações espontâneas da cultura popular, as brincadeiras tradicionais tem a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.

Como a cultura popular está ligada com os jogos e brincadeiras brasileiros?

As brincadeiras infantis são um dos elementos que fazem parte da cultura popular, sendo muito importantes no processo de desenvolvimento da criança, trazendo benefícios a sua socialização, interação, imaginação e outros aspectos que podem ser desenvolvidos no seu cotidiano, nelas a criança tem a oportunidade de ...

Como o jogo pode intervir na vida das pessoas?

O jogo prende a atenção do jogador, cria uma atmosfera de tensão, desafio, entusiasmo, alegria e prazer”. Jogar proporciona prazer ao jogador, mas exige do mesmo um esforço físico, mental e emocional, facilitando dessa forma o desenvolvimento infantil e aprendizagem dos mesmos. Segundo Grassi (2008, p.

Porque os jogos contribuem para a interação social?

Os jogos e brincadeiras são, por si só, situações de aprendizagem. Através do brincar a criança aprende regras e estimula sua imaginação e criatividade — processos fundamentais para o seu desenvolvimento e interação social.

Qual o objetivo de um jogo?

Como mostramos, os jogos são atividades que ajudam a despertar a motivação das pessoas — e isso também se aplica a sua vida profissional. Os elementos lúdicos reduzem o peso das atividades obrigatórias, engajando os colaboradores em processos como treinamento e desenvolvimento.

Quais jogos originários da nossa cultura local são praticados em outros estados?

EDUCAÇÃO FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio
  • os jogos costumam variar conforme a região, mas mantêm sua essência, sua forma e sua poesia. ...
  • assim, um mesmo jogo que se chama “Barra-Bandeira”, em Pernambuco, tem o nome de “Rouba-Bandeira ou Pique-Bandeira” em São Paulo; “Salva-Bandeira” em Florianópolis etc.

Artigo anterior
Quais são as partes que compõem a lei?
Artigo seguinte
Qual o valor legal dos juros de mora?