Quais as principais janelas atmosféricas?

Perguntado por: Irina Kyara Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

O que são janelas atmosféricas?
  • • Dióxido de carbono. Um dos maiores vilões do efeito estufa, com um teor de presença na atmosfera muito alto, o CO2 é lançado, principalmente, a partir da queima de combustíveis fósseis. ...
  • • Ozônio. ...
  • • Clorofluorcarbonetos (CFCs)

O que são janelas atmosféricas explique?

Janelas Atmosféricas: regiões do espectro eletromagnético onde a absorção atmosférica é muito pequena. Nestas regiões a atmosfera é quase transparente à energia eletromagnética. Sistemas sensores a bordo de satélites artificiais.

O que são janelas atmosféricas e qual é a sua importância para a aquisição de informações à distância?

Existem regiões do espectro eletromagnético onde a atmosfera quase não afeta a energia eletromagnética, isto é, a atmosfera é transparente à energia eletromagnética proveniente do Sol ou da superfície terrestre. Estas regiões são conhecidas como janelas atmosféricas.

Quais são os principais tipos de espalhamento da radiação solar pela atmosfera terrestre?

Espalhamento: nesse processo a radiação solar incide na atmosfera e ao interagir com esta, gerará um campo de luz difusa que se propagará em todas as direções. São três os tipos de espalhamentos: Rayleigh, Mie e não seletivo.

Quais os tipos de espalhamento existentes?

Existem três tipos de espalhamento: • Rayleigh (ou molecular), • Mie (ou não-molecular/ partículas de aerossóis), e • Não-seletivo. ✓ Espalhamento Rayleigh ocorre quando o diâmetro da matéria (geralmente moléculas do ar) é muitas vezes menor que o comprimento de onda da radiação incidente.

JANELAS PANORÂMICAS - A MELHOR SOLUÇÃO

45 questões relacionadas encontradas

O que é espalhamento de ondas?

Prosaicamente, o espalhamento de onda corresponde à colisão e dispersão de uma onda com algum objeto material, por exemplo, a luz solar espalhada pelas gotas de chuva para formar um arco-íris.

O que é espalhamento sensoriamento remoto?

O espalhamento ocasiona uma mudança na trajetória de propagação da radiação dispersando-a em todas as direções, sem que haja mudança no comprimento de onda. Esse efeito provoca a atenuação do sinal captado pelo sensor e está presente em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.

O que ocorre com a radiação solar ao atravessar a atmosfera?

A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração - a infravermelha - é refletida e não chega à Terra.

Quais são as radiações é o que acontece com ela após passar pela atmosfera terrestre?

Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.

Quando a radiação solar penetra na atmosfera?

Quando a radiação solar penetra na atmosfera terrestre, sofre atenuações causadas por reflexão, espalhamento e absorção pelos constituintes atmosféricos, por partículas dispersas e nuvens (atenuações da energia solar ao atravessar a atmosfera).

Como são empregadas as imagens orbitais para a aquisição de dados?

Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Para que tenhamos acesso às mesmas, estas devem ser enviadas para terra, por meio da conexão de antenas distribuídas ao longo da superfície (Figura 1).

Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto?

Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto? Resposta: É por meio da radiação eletromagnética que a energia refletida pela superfície terrestre pode ser transformada em imagem.

Quais são as duas principais fontes de energia utilizadas em sensoriamento remoto?

As informações podem ser obtidas através de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar.

O que são janelas atmosféricas qual a relação de tais janelas e a existência do efeito estufa natural?

Quando o céu não está encoberto, parte da radiação terrestre escapa pela “janela da atmosfera”. Já quando o céu está nublado, parte da radiação é absorvida pelo vapor de água e pelas nuvens, retransmitida para o espaço exterior e para a camada atmosférica sob as nuvens, criando assim o “efeito de estufa”.

O que é absorção atmosférica?

A expressão absorção atmosférica designa o processo de retenção de parte da radiação solar pelos diversos constituintes da atmosfera, incluindo as nuvens e as partículas de poeira existentes no ar. Calcula-se em cerca de 20% a percentagem de radiação solar absorvida pelas nuvens e poeiras.

O que é REM é como ela se propaga?

Em 1860, James Clerk Maxwell (1831–1879) conceituou a radiação eletromagnética (REM) como uma onda que viaja através do espaço à velocidade da luz, c, a qual é 3 x 108 (ms-1). A onda eletromagnética consiste de campos flutuantes— (1) elétrico e (2) magnético.

Como ocorre a radiação terrestre?

Ao contrário da radiação de onda curta, a radiação da Terra ocorre sob a forma de onda longa e é por isso muito mais absorvida pelo vapor de água e dióxido de carbono existentes na atmosfera.

Pode-se afirmar que a radiação que primeiro atinge a atmosfera da Terra e?

A radiação solar que atinge o topo da atmosfera terrestre provém da região da fotosfera solar, uma camada ténue de plasma com aproximadamente 300 km de espessura e com uma temperatura superficial da ordem de 5 800 K.

O que é radiação terrestre?

Radiação terrestre: radiação emitida pela superfície terrestre. Processa-se em grande comprimento de onda (radiação infravermelha).

O que aconteceria se toda a radiação solar chegasse a Terra?

A energia do sol é parcialmente absorvida e refletida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.

O que acontece com a energia solar que chega a Terra?

Essa energia irradiada chega à Terra vinda do espaço através das partículas de energia chamadas de fótons. Os fótons se deslocam a uma velocidade de 300.000 km/s, por isso demoram cerca de 8 minutos para chegar à Terra, que está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do sol.

O que é sensoriamento remoto PDF?

Sensoriamento Remoto ou teledetecção pode ser definido como a técnica de obtenção dados sobre determinado objeto sem qualquer contacto físico com o mesmo.

O que é espalhamento coerente?

O espalhamento coerente é uma interação de pura dispersão, sem deposição de energia no material ou corpo do paciente. Nessa interação, o fóton de raio X interage com o elétrons orbitais dos átomos da matéria.

O que é albedo explique?

O albedo de uma superfície, que é a relação da energia refletida sobre a incidente, expressa a fração de radiação visível refletida pela superfície, ou seja, a capacidade das superfícies refletirem a radiação incidente sobre elas.

O que é espalhamento física?

Espalhamento: é um processo rápido onde a luz é absorvida pela partícula e então rapidamente emitida em outra direção. As partículas de espalhamento podem ser moléculas do ar, poeira, gotículas de água ou poluentes, que espalham a luz do Sol (ou da Lua) em todas as direções.

Artigo anterior
Qual a diferença de ser diferente ou fazer a diferença?
Artigo seguinte
Como a variação cambial afeta as empresas?