Qual é a regra geral da colocação pronominal?
Perguntado por: Marco Simão Martins Loureiro | Última atualização: 11. April 2025Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.
Qual é a regra de colocação pronominal?
Há três tipos de colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise. Próclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado antes do verbo. Ênclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo. Mesóclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado no meio do verbo.
Quais são as regras dos pronomes?
- 1 Não iniciar período com pronome átono. Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. ...
- 2 Respeitar as palavras atrativas. ...
- 3 Não colocar pronomes átonos após o particípio. ...
- Detalhe. ...
- Lista das palavras atrativas.
Como saber se a colocação pronominal está correta?
A colocação pronominal em locuções verbais pode ser diferente se o verbo principal estiver no particípio ou no gerúndio e infinitivo. Se não existir palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo pode ser empregado depois do verbo principal ou após o verbo auxiliar.
Quais são as regras da próclise?
A próclise ocorre quando o pronome aparece antes do verbo e sem nenhum sinal que ligue as duas palavras. Em geral, esse uso se justifica porque alguma palavra que aparece antes do verbo atrai o pronome oblíquo para perto dela, "puxando-o" para trás do verbo.
Como acertei colocação pronominal | Português para CONCURSOS
Quando se usa próclise mesóclise e ênclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
Quando se usa a mesóclise?
O emprego da mesóclise, ou seja, do pronome no “meio” do verbo, ocorre somente quando o verbo é conjugado no futuro do presente ou no futuro do pretérito, como vimos no primeiro verbete de colocação pronominal.
O que é uma colocação pronominal exemplos?
A colocação pronominal se refere à posição dos pronomes oblíquos átonos em relação ao verbo. Existem três posições, que são chamadas de: próclise, ênclise e mesóclise, entenda como cada uma delas se dá. Próclise: ocorre quando o pronome aparece antes do verbo. Exemplo: Não me venha com mais mentiras.
O que é pronominal exemplos?
Verbos pronominais são aqueles acompanhados por pronomes “me”, “te” “se”, “nos” (pronomes oblíquos átonos). Esse tipo de verbo é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo deverá ser conjugado sempre acompanhado do pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito.
Quando a próclise é proibida?
Não deverá ser usada a próclise nas seguintes situações… No início das orações: Dá-me teu número, por favor. Em orações imperativas afirmativas: Sente-se agora e coma! Em orações reduzidas do gerúndio: Sorriu, sentindo-se livre.
Quais são os erros de colocação pronominal?
- Palavras negativas: Não se esqueça de suas promessas.
- Pronomes relativos: Foi o Matheus quem me contou.
- Pronomes demonstrativos :
O que é próclise exemplos?
Todos os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação ao verbo: a próclise (antes do verbo). Exemplo: “Ele me pagou a dívida.” A mesóclise (no meio do verbo). Exemplo: “Ele pagar-me-á a dívida”. E a ênclise (depois do verbo).
Quantos e quais são os procedimentos de colocação pronominal?
Dessa forma, existem três posições possíveis para o pronome em locuções verbais: próclise ao auxiliar, ênclise ao auxiliar (com hífen) e ênclise ao principal (com hífen).
O que não pode iniciar frase?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.
Como saber se o pronome vem antes ou depois?
Regra geral, os pronomes pessoais -me, -te, -o/-a, -nos, -vos, -os/-as, -lhe/-lhes colocam-se depois do verbo (posição enclítica). Não vos reconhecia. Quem te convidou?
O que é pronome E como identificar?
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
O que é colocação pronominal explique?
É a parte da gramática que trata da correta colocação dos pronomes oblíquos átonos na frase. Embora na linguagem falada a colocação dos pronomes não seja rigorosamente seguida, algumas normas devem ser observadas, sobretudo, na linguagem escrita.
Quais são os 5 pronomes?
- Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
- Pronomes de tratamento. ...
- Pronome possessivo. ...
- Pronome demonstrativo. ...
- Pronome Indefinido. ...
- Pronomes relativos.
Quais são os pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.
O que é expressão pronominal?
A locução pronominal é o grupo de duas ou mais palavras que vale por um pronome indefinido (algum, nenhum, quem, alguém, ninguém, um etc).
Como identificar uma próclise?
Bem intuitivo, seu nome já aponta que a colocação pronominal trata da posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam em relação ao verbo. Na próclise o pronome é colocado antes do verbo. Há palavras que “atraem” o pronome , como: Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada.
Como identificar um pronome oblíquo?
Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
O que atrai o pronome oblíquo?
→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos: Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. Não me incomodo com esse tipo de barulho. Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc.
É mesóclise ou próclise?
O estudo da posição dos pronomes é feito sempre em relação ao verbo, dos quais são contadas as palavras me, te, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os e as. De forma que eles podem estar antes do verbo (próclise), no meio do verbo (mesóclise) e no fim dele (ênclise).
Quantos anos tem uma garrafa de Jack Daniels?
Qual a estabilidade da MP 936?