Quais as principais fontes de contaminação em cosméticos?

Perguntado por: Doriana Figueiredo Moreira  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

Formas de contaminação em cosméticos:
  • Matéria-prima: matéria-prima contaminada, modo de produção inadequado e capacidade de propiciar o crescimento.
  • Manipuladores: Descamação da pele, contato direto com produto, má higiene e uso incorreto de EPIs.

Quais são as principais fontes de contaminação microbiana de produtos farmacêuticos?

As fontes de contaminação microbiana podem ser agrupadas em fontes diretas, tais como matérias-primas, água, materiais de embalagem; e indiretas, como os equipamentos, ambiente e operadores. A qualidade microbiana do produto final pode depender amplamente da qualidade das matérias-primas (fármacos e excipientes).

O que causa contaminação microbiológica?

Contaminação química: presença de compostos químicos estranhos, como, inseticidas, detergentes, resíduos químicos de produtos sanitizantes, metais pesados, medicamentos, corantes e aditivos não autorizados; ou presença de toxinas produzidas por microrganismos.

Quais as características do produto que afetam a contaminação microbiana?

Características tais como alta atividade de água, pH próximo a neutralidade e presença de excipientes que possam ser utilizados como fontes de nutriente favorecem o crescimento microbiano em produtos farmacêuticos.

Quais os microrganismos que não devem estar presentes em produtos cosméticos?

Os microrganismos nocivos são as Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Coliformes totais e fecais, que não devem ser detectáveis.

Identificando Contaminantes em Cosméticos

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais microrganismos a serem pesquisados em uma indústria?

Microrganismos patogênicos – Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus, sendo a maioria dos microrganismos patogênicos destruídos pela pasteurização.

Quais os microrganismos mais utilizados na produção de alimentos?

As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.

São os microrganismos?

Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.

São permitidos microrganismos em produtos cosméticos?

A legislação brasileira estabelece padrões de qualidade para produtos cosméticos e institui, entre outras normas, as Boas Práticas de Fabricação e a Análise Microbiológica em Cosméticos e a Resolução RDC nº 481/99, onde são estabelecidos os parâmetros para o controle microbiológico de produtos de higiene pessoal, ...

Quais tipos de produtos pode ser realizada uma análise microbiológica?

​A análise microbiológica resulta do estudo de microrganismos, como bactérias, protozoários, vírus, fungos e tudo que compõe um organismo. Esse tipo de análise pode ser utilizado em alimentos e em água, com a finalidade de auxiliar na melhoria e na manutenção da qualidade desses produtos.

Que problemas podem ocasionar a presença de microrganismos nos produtos acabados?

Eles podem causar a deterioração ou mudanças químicas neste tipo de produtos, além de prejuízos para o usuário ou mesmo representar um risco para a saúde.

Quais os fatores que influenciam a deterioração microbiana dos alimentos?

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

São características presentes nos alimentos que podem aumentar o seu perigo de contaminação?

Isso pode ocorrer em casa (quando alguém não higieniza frutas e verduras adequadamente antes do consumo, por exemplo) ou no campo, caso haja a adição de alguns tipos de agrotóxico em excesso nas plantações. Poluição, falta de saneamento básico e temperaturas extremas também são fatores que favorecem a contaminação.

Qual a característica microbiológica que formas farmacêuticas e cosméticos devem apresentar?

A qualidade microbiológica de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos é definida por padrões microbianos descritos em compêndios oficiais e normas regulamentadoras. Limites máximos de presença de microrganismos no produto e dentre estes, ausência de patógenos estão estipulados.

Quais os exemplos de Perigos Microbiológicos?

Exemplos conhecidos de riscos microbiológicos de acordo com o produto (FORSYTHE, 2010)
  • Salmonella enteritidis em ovos e produtos com ovos;
  • Salmonella spp. ...
  • Campylobacter jejuni em frango;
  • Clostridium botulinum em alimentos comercialmente estéreis;
  • Escherichia coli em carne de gado e brotos;

O que é perigo microbiológico?

Entre os três tipos de perigos (biológico, químico ou físico), o perigo microbiológico é o que representa maior risco à segurança dos alimentos. Os microrganismos são seres vivos invisíveis a olho nu, que podem ser encontrados em qualquer parte, e alguns podem ser benéficos para o homem.

Como evitar contaminação Microbiologica?

Controle do crescimento e proliferação de microorganismos através de tratamento térmico, refrigeração, congelamento, acidificação, conservantes, embalagens adequadas e controle da estocagem.

Quais são as principais fontes de contaminação cruzada de medicamentos?

A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação de medicamentos, mas também através dos manipuladores (mãos e vestuários de proteção). (BRASIL D, 2009).

Quais são as principais fontes de contaminação cruzada em medicamentos?

Existem três principais fontes de contaminação:

- Equipamentos e vidrarias mal lavadas; - O pó suspenso no ar; - E o próprio manipulador.

Quais características dos conservantes microbiológicos são essenciais para uso farmacêutico?

Dentre as características desejáveis encontram-se ser compatível com componentes da fórmula, sem causar interferências no produto. O conservante deve ainda manter sua atividade antimicrobiana na presença de outros insumos da fórmula, não se decompondo durante esterilização térmica e devendo apresentar ação biostática.

Deve ser considerado impróprio para uso o cosmético em que se identifique no controle microbiológico?

Assuntos: Cosméticos devem ser submetidos a controle microbiológico, pela possibilidade de bactérias causarem reações indesejáveis dérmicas, ou mesmo sistêmicas. Deve ser considerado impróprio para uso o cosmético em que se identifique, no controle microbiológico: a) Escherichia coli e Clostridium perfringens.

Qual a importância do estudo de microbiologia no curso de estética e cosmética?

Os profissionais de estética devem adotar este procedimento como um hábito e seguir as recomendações corretamente. Alguns pontos devem ser cuidados em relação aos produtos de higienização. Por exemplo, o sabonete em barra, ao formar rachaduras, pode abrigar muitas bactérias.

O que é controle de qualidade microbiológico?

O controle de qualidade microbiológico garante que os produtos farmacêuticos possuam um limite aceitável de microrganismos.

O que são microrganismos resposta?

Os microrganismos são seres formados por apenas uma célula, invisíveis ao olho humano. Deles fazem parte os protozoários, bolores, as leveduras, as bactérias e os vírus.

Quais são os tipos de microorganismos?

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias.

Artigo anterior
Como saber se uma casa tem alvará?
Artigo seguinte
Para que serve o Safgel?