Quais as partes constituintes de um motor trifásico?

Perguntado por: Mafalda Ariana de Fonseca  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Podemos dividir os componentes de um motor trifásico em três partes concretas e diferenciadas. Estas são as seguintes: o estator, o rotor e a carcaça.

Quais as características de um motor trifásico?

Esse tipo de motor fornece energia por um fio neutro e três fases (R, S e T). As fases transportam as três ondas senoidais que atuam juntas (defasadas em 120° uma em relação à outra). Um campo magnético girante é criado a partir da circulação de uma corrente alternada nos enrolamentos do estator.

Quais são as peças de um motor elétrico?

Em resumo, os componentes de um motor elétrico desempenham papéis fundamentais para o seu funcionamento eficiente na indústria. O estator e o rotor são responsáveis pela geração do movimento, enquanto as tampas, ventilador, bobinagem e caixa de ligação fornecem proteção e suporte estrutural.

São partes constituintes do estator?

O estator possui um pacote magnético cilíndrico, vazado e ranhurado internamente. Nas ranhuras são alojados os enrolamentos de campo. O pacote magnético é formado de lâminas de aço silício. O rotor é formado por pacote magnético cilíndrico, ranhurado, feito também de chapas de aço silício.

Como funciona um motor elétrico trifásico?

O motor trifásico é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de três fases de corrente alternada (CA) e é muito utilizado em diversos equipamentos industriais, desde bombas até maquinário pesado. Seu funcionamento é baseado no princípio da indução eletromagnética.

As 7 Partes do Motor Trifásico - Entenda na prática o que é o Motor elétrico trifásico

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais partes de um motor de indução trifásico?

Esse tipo de motor é rotativo e funciona por meio de corrente elétrica alternada, assíncrona. Os motores elétricos de indução trifásico são constituídos por duas partes construtivas: o rotor e o estator.

Quais são os tipos de motores trifásicos?

Existem os seguintes tipos de motores trifásicos:
  • Assíncronos - Fabricados em diferentes potências e velocidades. Atendem às tensões padronizadas da rede elétrica: 220V, 380V, 440V ou 760V. ...
  • Síncronos -. São máquinas que transformam a energia elétrica em energia mecânica para a movimentação de máquinas ou motores.

Quais são os principais componentes de um motor?

  • Bloco do motor. É a parte mais fundamental, que sustenta todos os demais componentes que fazem parte do conjunto propulsor. ...
  • Pistão. ...
  • Biela. ...
  • Anéis de pistão. ...
  • Virabrequim ou árvore de manivelas. ...
  • Cabeçote. ...
  • Válvulas e comando. ...
  • Velas de ignição.

Quais são os componentes de um motor?

Quais são as principais partes do motor?
  • Válvulas. As válvulas de admissão e escape são componentes que se abrem na hora adequada a fim de deixar que combustível e ar entrem e saiam. ...
  • Vela de ignição. ...
  • Pistão. ...
  • Anéis do pistão. ...
  • Biela. ...
  • Virabrequim. ...
  • Bloco do motor. ...
  • Cárter e filtro de óleo.

São partes constituintes do rotor?

O rotor é a parte girante do motor e é constituído pelo eixo, núcleo e pela gaiola.

Quantas peças têm um motor elétrico?

Segundo um levantamento da Forbes, um motor a combustão possui até 2.000 peças enquanto um motor elétrico não passa de 20 componentes, entre eles a central eletrônica, inversor e carregador, além do próprio propulsor.

Como se chama a parte dos motores elétricos?

Estator. É a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixa à carcaça, com a função de conduzir o fluxo magnético para transformar a energia cinética do induzido.

Quais os 3 tipos de motores?

Existem diversos tipos de motores elétricos no mercado, mas podemos classificá-los em três grupos principais: motor de corrente alternada (CA), motor de corrente contínua (CC) e motores universais (CA e CC). Em cada uma destas categorias derivam outros em função de suas características.

Quantos fios tem um motor trifásico?

Motores trifásicos

Essas bobinas ficam dentro do estator e são ligadas a cada uma das fases. O fornecimento trifásico é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.

Quantas bobinas tem um motor trifásico?

Sabemos que o motor trifásico tem 3 conjuntos de bobinas, e que cada um possuem 2 terminais, logo teremos 6 terminais no motor trifásico. Para facilitar sua visualização desenhe as 3 bobinas.

O que significa um motor trifásico?

O motor de indução trifásico possui a estrutura e o funcionamento simples, o seu sistema é formado por um rotor (parte móvel do motor) e um estator (parte fixa), que operam de forma sincronizada. Entre o rotor e o estator tem um espaço que é conhecido pelo nome entreferro.

Quais são as 4 partes do motor?

AS PRINCIPAIS PARTES DO MOTOR DO CARRO
  • PISTÕES. São aparelhos cilíndricos com superfície plana na parte superior. ...
  • VIRABREQUIM. O virabrequim está localizado na seção inferior do bloco do motor do carro, dentro dos munhões do virabrequim (uma área do eixo que repousa sobre os mancais). ...
  • CABEÇOTE DO CILINDRO. ...
  • CORREIA DENTADA.

O que sustenta o motor?

O bloco do motor é uma das peças mais importantes e fundamentais para o funcionamento adequado do motor de um carro. Ele é a estrutura principal que sustenta todas as partes internas e externas do motor, incluindo os pistões, as bielas, a bomba de óleo o comando de válvulas e a bomba de água.

São consideradas peças principais fixas do motor?

Suas principais peças são: a. Fixas: Bloco de Cilindros (parte mais pesada); Cabeçote (tampão); Cárter (fundo do motor); Mancais Fixos.

Quantas partes se divide o motor?

O motor é dividido em três partes: a superior é chamada de cabeçote e contém as válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição; a intermediária é o bloco que reúne os cilindros; e a inferior é o cárter, que funciona como um reservatório de óleo.

Como se chama a parte de baixo do motor?

Primeiramente, é preciso saber que o motor se divide em dois conjuntos. O superior é o cabeçote, que geralmente é feito de alumínio. Ali estão as válvulas, as velas e diversos outros componentes. O inferior é o bloco, que concentra os cilindros, o virabrequim e demais peças.

Quantos pistões tem um motor?

Os pistões (carros de passeio costumam ter de quatro a seis pistões), que ficam subindo e descendo, movem um eixo de manivela, chamado virabrequim, que está ligado às rodas por motores, fazendo-as girar e, consequentemente, o carro andar.

Qual a voltagem de um motor trifásico?

Existem duas tensões trifásicas padrão no Brasil 220V e 380V. A tensão varia de estado para estado, e mesmo assim ainda existem diferenças entre trifásico 220V e 380V dentro do mesmo estado!

Quais são os sistemas trifásicos?

Um sistema trifásico é aquele que combina 3 circuitos de corrente alternada com a mesma frequência. Nesse tipo de sistema a rede elétrica tem quatro fios, sendo que três são fases e um é neutro. Esse sistema gera tensões de 127 V ou 220 V, e é capaz de receber potências de 25000 W a 75000 W.

O que é bobinado de um motor trifásico?

Rotor Bobinado

É envolvido por um enrolamento isolado semelhante ao enrolamento do estator. Os enrolamentos de fase do rotor (trifásico) são trazidos para o exterior através de três anéis coletores montados sobre o eixo do motor. O enrolamento do rotor não está ligado a nenhuma fonte de alimentação.

Artigo anterior
Qual batata e menos calórica?
Artigo seguinte
Quais são os nomes dos ácidos?