Quais as principais características do custeio por absorção?

Perguntado por: Luísa Ariana de Marques  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

O custeio por absorção considera todos os custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Exige algum critério para o rateio do custo entre os produtos, podendo ser levado em consideração o volume de produção, o tempo investido para cada produto ou até mesmo a proporção de custo variável das mercadorias.

Quais as principais vantagens e desvantagens do custeio por absorção?

A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.

O que é o custeio por absorção?

Na prática, custeio por absorção é aquele que inclui o cálculo de todos os custos de produção ou fabricação, independentemente de serem custos estruturais ou operacionais, fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

Quais as principais diferenças entre o custeio por absorção e o custeio direto ou variável?

por absorção eles são rateados aos produtos, no custeio variável, são tratados como custos do período, indo diretamente para o resultado igualmente às despesas”. Todos os custos de fabricação são considerados como custo do produto. Apenas os custos variáveis são considerados. O resultado varia em função da produção.

Quais são as características do método de custeio variável?

O sistema de custeio variável se baseia na separação dos custos em variáveis e fixos, ou seja, em custos que se alteram proporcionalmente ao volume da produção/venda e custos que se sustentam constantes perante volumes de produção/venda oscilatórias dentro de certos alcances.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de custeio e quais as suas características?

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

Qual a definição de custeio variável?

O custeio variável é um tipo de custeio que considera como custo de produção apenas as despesas variáveis que foram reportadas em determinado período. Ou seja, o que integra o custo variável de uma empresa variará de acordo com a sua atividade-fim, serviço ou produto. Está diretamente ligado com a produção.

Qual a diferença entre custeio ABC custeio direto e custeio por absorção Cite exemplos?

Diferentemente dos custeios por absorção e variável que distribuem os custos diretamente aos produtos, o Custeio ABC rastreia as atividades relevantes do processo produtivo, aloca os custos às atividades para então distribuí-los aos produtos.

Qual a grande diferença entre o método de custeio por absorção e o método de custeio direto e ou variável Levando-se em conta os aspectos da legislação brasileira?

RESPOSTA ESPERADA: A grande diferença entre os dois métodos de custeio é que no método por absorção todos os gastos são inclusos ¿ custos diretos e indiretos de fabricação, enquanto que no método direto e/ou variável são incorporados os custos de comportamento variável.

Quais os sistemas de custeio e qual a diferença entre eles?

A diferença é que, no custeio variável, os custos fixos foram lançados como despesas operacionais, enquanto que no custeio por absorção, esses custos foram lançados como sendo dos produtos vendidos, gerando uma diferença na linha de lucro bruto.

Porque o custeio por absorção e aceito pelo Fisco?

O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.

Quais são os métodos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

O que é custeio por absorção parcial?

O Custeio por Absorção Parcial Modificado é o método de custeio que atribui aos produtos os custos variáveis e os fixos operacionais. As despesas e os custos fixos estruturais são contabilizados diretamente no resultado do período em que ocorrem (MARTINS; ROCHA, 2010; PINZAN, 2013).

Quais as vantagens e desvantagens do método ABC?

Vantagens e desvantagens da aplicação do custeio ABC
  • informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
  • adequar-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades;
  • menor necessidade de rateios arbitrários;

Quais as desvantagens do custeio ABC?

Como desvantagem apresenta-se a não obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competência, uma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado.

Quais as vantagens e desvantagens que obtemos utilizando o orçamento de custo indireto de fabricação?

Assim sendo, como vantagem pode - se citar a previsão mais rápida que se recebe sobre determinado material. Nesse sentido, como desvantagem pode - se citar que por vezes o custo indireto pode não estimar o valor exato de produção o que em larga escala trará alterações.

Qual a principal crítica sofrida pelo método de custeio por absorção?

Nesse método, os gastos são divididos em: despesas, custos diretos e indiretos. No entanto, o método é alvo de algumas críticas. Qual a principal crítica sofrida pelo método de custeio por absorção? ...  O cálculo dos custos diretos.

Quando há diferença no valor do resultado operacional entre o custeio variável e o custeio por absorção ela está sempre?

5) Quando há diferença no valor do resultado operacional entre o Custeio Variável e o Custeio por Absorção, essa diferença está sempre, apenas, no tratamento dos: A. Custos indiretos.

O que são custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

Qual a principal diferença entre o método de custeio da departamentalização é o método ABC?

o custeio ABC somente deve ser aplicado em empresas não industriais, devido ao fato de somar custos e despesas, enquanto a departamentalização é utilizada, exclusivamente, em empresas industriais.

O que é o método ABC?

Custeio ABC, do inglês Activity Based Costing, ou Custeio Baseado em Atividades, trata-se de uma metodologia aplicada em diversos negócios, auxiliando gestores a entenderem e definirem valores exatos sobre o quanto é gasto com a fabricação e a distribuição de um produto, ou, em outros casos, a prestação de um serviço.

O que são custos variáveis exemplos?

Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais primas e secundárias.

Quais são os custos variáveis?

Quais são os custos variáveis de uma empresa?
  • energia elétrica e água – caso sua produção dependa disso;
  • horas extras pagas a funcionários;
  • matéria prima;
  • custos com logística e entrega;
  • comissão de vendas;
  • taxas de remessa.

Quais os custos variáveis de uma empresa?

Custos variáveis, portanto, são aqueles que variam com a quantidade produzida. São exemplos de custos variáveis a energia elétrica usada pelas máquinas (quanto mais se produz mais se gasta), matérias-primas compradas, embalagens etc.

Qual melhor tipo de custeio?

O método de custeio variável, também conhecido como custeio direto, é um dos mais utilizados por empresas de diferentes segmento, principalmente no comércio e no setor industrial. Esse tipo de sistema varia conforme o volume de vendas, produção e prestação de serviço da empresa.

Artigo anterior
Qual a pena para o artigo 33 e 35?
Artigo seguinte
Quais são os países que têm mais escassez de água no planeta?