Quais as principais características da segunda fase do modernismo na literatura brasileira?

Perguntado por: Vitória Tavares Barbosa  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

As principais características dessa fase foram:
  • Influência do realismo e romantismo;
  • Nacionalismo, universalismo e regionalismo;
  • Realidade social, cultural e econômica;
  • Valorização da cultura brasileira;
  • Influência da psicanálise de Freud;
  • Temática cotidiana e linguagem coloquial;
  • Uso de versos livres e brancos.

São característica da segunda fase do modernismo *?

b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo. ... Assim, nos anos de 1930 a 1945, a poesia modernista consolidou-se e alargou seus horizontes temáticos.

Quais as principais características do modernismo na literatura brasileira?

Características do modernismo

Revisitação crítica do passado do país e da cultura. Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas. Uso de uma linguagem coloquial, mais próxima da oralidade e do que seria a língua portuguesa brasileira.

Quais são as principais características do Modernismo?

Em linhas gerais, o modernismo apresenta a seguintes características:
  • Antiacademicismo.
  • Experimentalismo.
  • Crítica à tradição.
  • Nacionalismo.
  • Desconstrução.
  • Renovação estética.
  • Fragmentação.
  • Liberdade formal.

Qual a principal característica da primeira fase do Modernismo literário brasileiro?

Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista. É claro que isso foi o assunto da Semana de 22, pois, até então, ninguém ousava fazer algo tão fora dos padrões.

Modernismo 2ª Geração (Prosa) [Prof. Noslen]

15 questões relacionadas encontradas

Quais as fases da segunda fase do modernismo?

O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.

Quais as características da 3 fase do modernismo?

Na literatura, a terceira fase é marcada pelo fim do verso livre, da paródia, da ironia, do poema-piada, entre outros. A poesia desta fase segue um modelo mais formal, com características neoparnasianas ou neo-simbolistas, com versos mais regrados, maior erudição com relação às palavras e uso de temas mais universais.

Quais são as características da primeira fase do modernismo?

Características da primeira geração modernista
  • Nacionalismo crítico e ufanista;
  • Valorização do cotidiano;
  • Resgate das raízes culturais brasileiras;
  • Críticas à realidade brasileira;
  • Renovação da linguagem;
  • Oposição ao parnasianismo e ao academicismo;
  • Experimentações estéticas;
  • Renovações artísticas;

O que caracteriza a 1ª fase da Arte Moderna no Brasil e como a arte acontece neste período no nosso país nas mais diversas linguagens?

Primeira Geração (1922-1930)

Nessa fase fica evidente a busca dos artistas pela renovação estética, influenciada pelo contato com as vanguardas europeias com Cubismo, Futurismo e Surrealismo. Conhecida como Fase Heroica, essa fase foi o mais radical do movimento, formada, sobretudo, por artistas rebeldes.

O que é a segunda fase do modernismo?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

Quais são as fase de produção literária dessa 2º geração?

A segunda fase do modernismo brasileiro, ou segunda geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1930 a 1945. As obras dessa fase são caracterizadas pelo conflito existencial, além da crítica sociopolítica.

Qual foi o período da segunda geração modernista?

Resumo: 2ª Fase do Modernismo Brasileiro (1930 – 1945) — Segunda Geração Modernista.

Qual a diferença da produção literária da segunda fase modernista?

Os romancistas observavam com olhos críticos a realidade brasileira, as relações entre o homem e a sociedade. Pelo fato de os romancistas deste período adotarem como componente o lado emocional das personagens, esta fase se diferenciou do Naturalismo, onde este item foi descartado.

Qual foi o projeto literário da poesia da segunda geração modernista?

Quanto à temática da poesia modernista da segunda fase, podemos observar a preocupação dos poetas não apenas com a abordagem do cotidiano, bastante denotada naquilo que alguns estudiosos chamaram de “momento poético”, mas também com problemas sociais e históricos.

Pode-se afirmar que o modernismo em sua segunda fase foi?

Na década de 30 do século passado, pode-se afirmar que o Modernismo, em sua segunda fase, foi: a) ( ) um momento que viu esgotado seus ideais, cuja prosa possuía um caráter conservador.

É correto afirmar que o modernismo brasileiro?

Sobre a segunda geração do modernismo brasileiro é correto afirmar: a) a cultura indígena e africana foram os principais temas explorados pelos escritores desse período. ... A produção literária da segunda geração modernista, também chamada de fase de construção, apresenta um Brasil diversificado regional e culturalmente.

Como foi chamada a terceira fase do modernismo?

A terceira fase do Modernismo, também chamada de Geração de 45 ou Pós-Modernismo, é marcada pela profundidade reflexiva. Enquanto a segunda se preocupava com o homem coletivo, o Pós-Modernismo explorou o “eu” individual, mas sem perder de vista as questões sociais.

O que foi a geração de 22?

Nascida da Semana de Arte Moderna de 22 e de seus antecedentes estéticos e ideológicos, a primeira geração de escritores modernistas corresponde fundamentalmente ao grupo protagonista desses eventos. Foi meta privilegiada sua a elaboração e execução de um projeto estético de arte brasileira, com “brasilidade”.

Qual o projeto literário da poesia de 1945?

1945 também é o ano da morte de Mário de Andrade (1893-1945), principal figura do Modernismo. No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).

Quais as características da poesia modernista?

O principal compromisso dos primeiros modernistas era com a construção de uma literatura genuinamente brasileira, uma literatura que falasse de seu povo e de seus costumes por meio de uma linguagem livre de arcaísmos, na qual os temas do cotidiano, o nacionalismo, o humor e a ironia fossem privilegiados.

O que revela a poesia modernista?

(UCP-PR) A poesia modernista revela: ritmo psicológico. cotidianismo. sintaxe e pontuação revolucionárias.

São características da obra de Jorge Amado exceto?

São características da obra de Jorge Amado, exceto: a) Produziu uma literatura ideológica nos anos 30 e 40, vertente que abandonou na última fase de sua produção literária, abrindo espaço para o romance de costumes provincianos, entre eles Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Que características podem ser observadas nos romances de Graciliano Ramos?

Características literárias de Graciliano Ramos

A obra de Graciliano Ramos apresenta como características principais, no que se refere aos aspectos formais, o uso de uma linguagem objetiva, o que fazia parte de um projeto da segunda fase do modernismo brasileiro, classificada como regionalista.

Quando começou a 3 fase do modernismo?

Também chamada de “Geração de 45”, a última fase do modernismo começa em 1945 e se estende até 1980. Alguns estudiosos preferem apontar o fim do modernismo na década de 1960.

Qual o período compreendido pela segunda geração modernista e quem foi o presidente nessa época?

O segundo período do Modernismo brasileiro se estendeu de 1930 a 1945. Internacionalmente, o país vivia uma depressão econômica, causada pelas duas guerras mundiais (1919-1939) e pelo avanço do nazi-fascismo. Já no plano nacional houve a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Artigo anterior
Como era a internet em 1991?
Artigo seguinte
Quais os tipos de gêneros digitais?