Quais as principais características da alvenaria estrutural?

Perguntado por: Rúben Joaquim Vaz de Jesus  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Características da Alvenaria Estrutural
É uma alvenaria com a função de sustentar o peso da estrutura. Portanto, não deve ser confundida com alvenaria de vedação. Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica e são vazados na vertical, não possuindo fundo.

Quais as principais vantagens da alvenaria estrutural?

Vantagens da alvenaria estrutural:
  • Diminuição no tempo da construção.
  • Economia no custo da obra.
  • Menor gasto com revestimento.
  • Flexibilidade e versatilidade da construção.
  • Liberdade no layout.
  • Resultados esteticamente modernos.
  • Fácil coordenação e controle.
  • Técnica executiva simplificada.

Quais as características da alvenaria não estrutural?

Na alvenaria de vedação são usados tijolos cerâmicos sem função estrutural, além de maior quantidade de aço e concreto — para a formação das vigas, dos pilares e das lajes.

Qual a função da alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural, garante uma construção mais otimizada, considerando uma economia de recursos, financeira e de tempo, de forma que ela tem sido amplamente utilizada em edifícios habitacionais em altura.

Quais as principais desvantagens da alvenaria estrutural?

Desvantagens da alvenaria estrutural:
  • Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas.
  • Dificuldade de improvisações.
  • Limitação de grandes vãos e balanços.

Alvenaria Estrutural - Tudo o que você precisa saber!

17 questões relacionadas encontradas

Quais as desvantagens do concreto armado?

A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura. O 'armado' utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.

Quais as vantagens e desvantagens da adoção da solução alvenaria estrutural?

Alvenaria Estrutural - Vantagens e Desvantagens
  • Redução do consumo de formas de madeira, aço e concreto.
  • Maior rapidez na construção.
  • Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes.
  • Facilidade no treinamento de mão-de-obra.
  • Maior organização no canteiro de obras.

Qual a função principal dos pilares em edificações de alvenaria estrutural *?

Sua função primordial dentro de uma construção é a de promover a vedação, a partir da separação de ambientes e fachadas. Todo o peso é absorvido pela estrutura de pilares e vigas, onde nesse caso é possível afirmar que as paredes construídas não possuem função estrutural.

Qual a vantagem de construir com bloco estrutural?

Excelente resistência

O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos.

O que é uma parede estrutural?

A parede estrutural (ou parede de suporte) é aquela parede de uma edificação que tem função estrutural. São paredes que trabalham de maneira conjunta com outros elementos estruturais para dar suporte à construção: arcos, abóbadas, vigas, lajes ou coberturas.

O que é alvenaria não estrutural?

Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. As paredes servem apenas como fechamento e separação de ambientes. Todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas, e por isto pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural.

Qual a diferença de alvenaria estrutural e não estrutural?

A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e alvenaria comum?

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria convencional?

Vantagens da alvenaria convencional
  • Obras de vãos grandes não será problema nenhum;
  • Grandes projetos não se tornam impossíveis graças ao seu esqueleto/estrutura ser de concreto armado e também pela eficiente absorção e transferência de carga;
  • Reformas feitas futuramente não é bicho de sete cabeças;

Quais os principais pontos de economia em uma alvenaria estrutural?

Alvenaria estrutural: principais conceitos

Nesta situação estão incluídas as lajes, esquadrias e telhados, ou seja, sem a necessidade da construção de colunas e vigas para essa função. Com isso, há a redução do uso de ferro e aço, gerando uma maior economia.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria de vedação?

Vantagens da Alvenaria de Vedação
  • Grande disponibilidade de material.
  • Facilidade para encontrar mão de obra.
  • Oferece boa flexibilidade e mudanças durante a vida útil da obra.
  • Facilidade de execução.
  • Baixo custo do material.
  • Melhor aceitação no mercado.

Quais as vantagens de construir com blocos de concreto?

Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento. Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção.

Qual a diferença entre bloco de concreto e bloco estrutural?

A alvenaria de vedação, normalmente usa blocos de concreto classe C e possui como principal característica o fato de que ela precisa suportar o próprio peso. Já a alvenaria estrutural normalmente usa blocos de concreto classes A ou B, além de suportar o próprio peso, ainda precisa suportar outras cargas e ações.

Quando usar bloco estrutural?

O Bloco estrutural é um material usado como o alicerce de uma obra, dando forma e suporte e é muito usado na alvenaria estrutural – método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura de edificação e não são usados pilares ou vigas.

Qual a principal função da armadura passiva utilizada na alvenaria estrutural?

Alvenaria reforçada por um armadura passiva de fios, barras ou telas de aço, dimensionadas racionalmente para resistir a esforços atuantes. fissuras por movimentações internas, evitar ruptura frágil, etc.)

Quais são os tipos de alvenaria estrutural?

Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Como se explicam as vantagens da alvenaria estrutural relativamente ao processo tradicional?

a) Como se explicam as vantagens da alvenaria estrutural, relativamente ao processo tradicional? Possuem vazados de grandes dimensões que permitem a passagem de tubulação elétrica e, em alguns casos, sanitárias.

Quais os principais aspectos negativos das estruturas de concreto?

Os principais aspectos negativos das estruturas de concreto são os seguintes: a) Baixa resistência à tração: a resistência do concreto à tração é baixa se comparada à sua resistência à compressão, cerca de apenas 10 %, o que o sujeita à fissuração.

Quais as vantagens e desvantagens do concreto convencional?

Ele é um material que tem grande resistência a compressão mas não tanto quando falamos em tração. Isso significa dizer que o concreto é muito resistente quando uma força exterior o comprime, mas na hora de distender (tração), ele se deforma com facilidade.

Qual a diferença entre concreto e concreto armado?

Como o próprio nome já sugere, o concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.

Artigo anterior
Quais as normas da ABNT?
Artigo seguinte
Quem tem direito ao passe livre em Guarulhos?