Quais as principais atribuições do recepcionista?

Perguntado por: Martim Vasco Simões  |  Última atualização: 15. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (9 avaliações)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando identificá-los, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações e/ou encaminhá-los a pessoas ou setor procurados. Atender chamadas telefônicas. Anotar recados.

Quais as atribuições de um membro da recepção na ordem?

– Receber correspondências, organizar, separar e repassar para os devidos setores ou pessoas. – Números e contatos sempre em mãos para facilitar o trabalho e ter mais agilidade. Saber o número de pessoas importantes, lugares e setores. – Manter uma lista de contatos sempre atualizada e em ordem.

O que faz e as principais habilidades de uma recepcionista?

Aqui está uma lista das principais competências que qualquer rececionista deve ter.
  • Comunicação.
  • Multitarefa.
  • Habilidades sociais.
  • Organização.
  • Habilidades técnicas.
  • Resistência ao estresse.
  • Resolução de problemas.
  • Empatia.

Qual a característica mais importante para um a recepcionista?

Proatividade no cotidiano de trabalho

Uma característica fundamental para qualquer profissional e uma das qualidades mais importantes em uma recepcionista é a sua proatividade. Além de serem o primeiro contato de clientes com uma empresa, são elas que cuidam de todo o funcionamento das suas atividades e da sua rotina.

Como descrever atividades de recepcionista no currículo?

Destaque sua experiência com atendimento ao cliente e outras tarefas relacionadas ao escritório. Inclua detalhes de sua capacidade de lidar com várias tarefas e manter uma atitude profissional. Explique qualquer experiência que tenha com agendamento, atendimento telefônico ou gerenciamento de visitantes.

Conhecimentos técnicos para o cargo de recepcionista

16 questões relacionadas encontradas

O que escrever no resumo profissional recepcionista?

Resumo profissional

Ele deve ser conciso e direto, destacando o que o(a) torna um(a) candidato(a) ideal para a função de recepcionista. Por exemplo: Recepcionista com mais de três anos de experiência em atendimento ao cliente e gerenciamento de fluxo de visitantes.

O que colocar no resumo de qualificações recepcionista?

O que devo colocar no resumo de qualificações?
  • Destaques profissionais. ...
  • Habilidades. ...
  • Resultados. ...
  • Certificações e cursos. ...
  • Idiomas. ...
  • Conclusão. ...
  • Entre as principais qualificações de uma recepcionista, podemos destacar a: ...
  • Conclusão:

O que colocar em habilidades no currículo para recepcionista?

Conheça algumas:
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser pontual;
  • Saber falar e escrever em outra língua;
  • Dominar o atendimento ao público;
  • Ter noção de informática;
  • Ter disponibilidade para trabalhar em feriados e finais de semana;
  • Ter um bom gerenciamento de tempo.

O que não pode faltar em uma recepcionista?

adotar boas práticas; regras de comportamento; manter uma cultura organizacional na empresa; estar atento às novas ideias no mercado sobre atendimento.

Qual é o salário de um recepcionista?

Quanto é o salário de um Recepcionista ? O salário médio de um Recepcionista é de R$ 1.340,15, de acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br. O piso salarial é cerca de R$ 1.223,14 e o teto salarial está por volta de R$ 2.113,11.

O que colocar em habilidades e competências?

7 habilidades para colocar no currículo
  • Comunicação.
  • Proatividade.
  • Colaboração.
  • Organização.
  • Criatividade.
  • Adaptabilidade.
  • Inteligência emocional.

Como deve ser a postura de uma recepcionista?

Proatividade. Uma característica fundamental para qualquer profissional e uma das qualidades mais importantes em uma recepcionista é a sua proatividade. Além de serem o primeiro contato de clientes com uma empresa, são elas quem cuidam de todo o funcionamento das suas atividades e da sua rotina.

Qual a diferença entre a secretaria e a recepcionista?

A recepcionista é a profissional que recepciona os pacientes na entrada do consultório, atende os telefonemas e agenda as consultas. Já a secretária possui um papel mais importante, uma vez que ela é fundamental para manter a clínica funcionando corretamente, auxiliando em todas as demandas administrativas da empresa.

Quais são os tipos de recepcionistas?

Quais são os tipos de recepcionistas?
  • Recepcionista de hotel. O recepcionista de hotel deve receber, identificar e orientar os hóspedes sobre toda a estrutura e serviços realizados no local. ...
  • Recepcionista de hospital/clínica. ...
  • Recepcionista comercial. ...
  • Recepcionista de eventos.

Qual a maior responsabilidade de uma recepcionista?

O recepcionista é responsável por receber os clientes e visitantes de uma empresa ou estabelecimento, orientando-os e prestando informações necessárias para que eles possam desenvolver suas atividades.

Qual é a maior dificuldade de uma recepcionista?

Falta de conhecimento sobre o negócio

Se o recepcionista não conhecer o negócio e não tiver um profundo conhecimento sobre os produtos ou serviços que está oferecendo, ele não saberá como auxiliar o cliente a resolver seus problemas.

O que colocar no objetivo?

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

Como fazer um resumo profissional?

O resumo profissional deve incluir os seguintes itens:
  1. O seu título profissional;
  2. Os seus anos de experiência;
  3. A sua principal experiência profissional;
  4. A sua principal formação acadêmica;
  5. Uma conquista relevante;
  6. Como pretende ajudar a empresa.

O que falar de si mesmo no currículo?

O que colocar no currículo falando sobre mim?
  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

O que falar sobre meu objetivo profissional?

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

O que falar no objetivo de um currículo?

Procuro oportunidade relacionada à (coloque sua área de atuação), que possa trazer novas perspectivas de futuro e crescimento. Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado em (inclua a formação). Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

Qual melhor perfil para recepcionista?

Quais são as principais qualidades do recepcionista?
  1. 1- Pontualidade. A pontualidade está em primeiro lugar da nossa lista de qualidades do recepcionista. ...
  2. 2- Proatividade. A proatividade não poderia deixar de constar em nossa lista. ...
  3. 3- Discrição. ...
  4. 4- Cordialidade. ...
  5. 5- Confiabilidade. ...
  6. 6- Boa comunicação.

Quem pode ser recepcionista?

Embora a profissão de recepcionista não exija uma educação formal extensa, a conclusão do ensino médio é geralmente necessária. Além disso, cursos específicos em atendimento ao cliente, comunicação e administração podem fornecer uma base sólida para as responsabilidades cotidianas.

Como se chama um recepcionista?

O Hostess é responsável por recepcionar os clientes em restaurantes, bares, eventos ou festas. Esse profissional faz agendamentos, dá informações e orienta a circulação das pessoas e visitantes.

Quais são as 7 competências?

7 competências mais procuradas pelas empresas
  • Trabalho em equipe.
  • Flexibilidade.
  • Comunicação eficaz.
  • Desenvoltura para resolver problemas.
  • Aceitar feedback.
  • Autoconfiança.
  • Pensamento criativo.

Artigo anterior
Como fazer o lançamento de um produto digital?
Artigo seguinte
Como divulgar link de afiliado no Google Ads passo a passo?