Quais as possibilidades que o Ministério Público tem Após o relatório final do delegado de polícia?

Perguntado por: Soraia Laura Fonseca Marques Moura  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

Oferecido o relatório abrem-se três possibilidades ao Ministério Público: requisitar novas diligências imprescindíveis ao oferecimento da denúncia; pedir o arquivamento ou oferecer denúncia.

O que acontece depois do inquérito policial?

Após receber o inquérito policial, o promotor de justiça poderá: (a) oferecer a denúncia; (b) pedir o arquivamento; (c) solicitar diligências; ou (d) realizar diligências. Note que a ação penal pública só terá início com o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público no prazo legal, conforme disposição do art.

O que o MP faz quando recebe o inquérito policial?

O quarto aborda a atuação do Ministério Público no Inquérito Policial, mostrando que ele possui e pode, por autoridade dele mesmo, investigar ações de natureza penal, no entanto, ele deve respeitar todos os direitos e garantias que são assistidos a qualquer pessoa que esteja sob investigação do Estado.

O que pode fazer o Ministério Público no curso da investigação criminal pode o Ministério Público investigar em procedimentos internos?

O Ministério Público tem poder para atuar nas investigações já existentes e abertas pela polícia judiciária, todavia, para alguns, não deveria ter o poder fático de atuar autonomamente – o que é assegurado pelo STF na decisão prolatada no Recurso Extraordinária 593727/MG e no Habeas Corpus 85011/RS.

É possível arquivamento de inquérito policial pelo delegado de polícia?

Ocorre que o Artigo 17 do Código de Processo Penal é categórico ao dizer: “A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.” De acordo com a lei, somente o Juiz pode arquivar, mediante requerimento apresentado pelo Ministério Público.

Processo Penal:Término do Inquérito Policial e remetimento ao Ministério Público

40 questões relacionadas encontradas

Quem pode pedir arquivamento de inquérito policial?

A solicitação do arquivamento deve ser efetuada por Promotor de Justiça, cabendo ao Juiz, primeiramente, decidir sobre o seu arquivamento ou não, entendendo de forma diversa enviará o inquérito policial ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, que decidirá sobre o arquivamento, novas diligências ou oferecimento da ...

Quem tem competência para arquivar inquérito policial?

O arquivamento é determinado pelo titular da ação penal pública.

O que pode fazer o Ministério Público no curso da investigação criminal?

O Ministério Público pode realizar diretamente a investigação de crimes? SIM. O MP pode promover, por autoridade própria, investigações de natureza penal.

Qual o papel do Ministério Público na fase de investigação?

117) dispõe que “o Ministério Público é encarregado da fase de investigação prévia e da dedução da ação penal. A polícia é sua auxiliar na fase preliminar”. Sendo que, ao final, é o próprio Ministério Público que apurou o fato, em tese criminoso, quem decidirá sobre a propositura ou não da ação penal.

O que o Ministério Público pode investigar?

Pelo dispositivo supramencionado, vislumbra-se que o Ministério Público é dotado de competência para elaborar investigação criminal. Em contrapartida, o art. 144 da Constituição Federal, estabelece os diversos ramos da Polícia, para concedê-los atribuição para realização de investigações criminais.

O que deve fazer o membro do Ministério Público ao receber o inquérito?

Nas demais situações, que são a maioria, quando o crime é de ação penal pública, cabe ao Ministério Público examinar a investigação criminal. Se houver indícios da ocorrência do crime e de sua autoria, deve iniciar a ação penal, por meio de uma petição chamada denúncia.

Quais as providências que pode adotar o Ministério Público ao receber os autos de inquérito policial remetidos pela autoridade policial?

Recebidos os autos do inquérito policial, entendendo o membro do Ministério Público da necessidade de novas diligências em torno do fato delituoso, requisitará diretamente à autoridade policial, as providências necessárias (Inciso VIII do Art. 129, da C.F., combinado com o Art.

O que acontece quando o processo vai para o Ministério Público o que acontece?

O órgão do Ministério Público fiscaliza a execução da pena e da medida de segurança. Os promotores de Justiça, como representantes do Estado, procuram fazer com que a pena seja cumprida de maneira correta, como diz a lei. Participam do processo de execução e em atividades administrativas.

Quanto tempo demora para um inquérito virar processo?

Considerando-se que não é observada a previsão legal de prazo de duração do inquérito de 30 (trinta) dias, para o investigado solto, e de 10 (dez) dias no caso de investigado preso em flagrante ou preventivamente (art.

Como saber se um inquérito virou processo?

A primeira forma de fazer a pesquisa para verificar se há instauração de inquérito policial é por meio de busca pelo nome no site do tribunal de justiça de São Paulo: Essa pesquisa por nome pode ser falha porque é possível de que o nome da pessoa não tenha sido registrado no inquérito policial.

O que acontece com uma pessoa que foi indiciada?

O réu, após responder a processo, pode ser absolvido ou condenado a cumprir pena. Conforme o Código Penal, a pena pode ser privativa de liberdade, ou seja, de prisão ou restritiva de direitos, como, por exemplo, a prestação de serviços comunitários ou multa.

Pode o Ministério Público investigar em procedimentos internos?

2 – É vedado ao Ministério Público tão somente presidir o inquérito policial – peça prescindível à apresentação da denúncia – não lhe sendo proibido, contudo, realizar investigações no exercício de suas atribuições legais e constitucionais (STJ, 2007, p. 1).

Quais os limites do poder de investigação do Ministério Público?

Investigação criminal pelo Ministério Público possui limites. As atribuições dos órgãos públicos, principalmente os que atuam na persecução penal, são elencadas taxativamente na Constituição Federal, sendo também confirmadas pela legislação infraconstitucional, delimitando o papel de cada agente público.

Quanto tempo demora uma investigação do Ministério Público?

181/2017, do Conselho Nacional do Ministério Público, que disciplinou o Procedimento Investigatório Criminal, estabeleceu o prazo de 90 (noventa) dias para conclusão das investigações, possibilitando sucessivas prorrogações “por decisão fundamentada do membro do Ministério Público responsável pela sua condução” (art.

É permitido ao Ministério Público conduzir o inquérito policial como autoridade máxima?

É permitido ao Ministério Público conduzir o inquérito policial como autoridade máxima. ... A competência de apuração das infrações penais e da sua autoria não excluirá a de outras autoridades administrativas que não a polícia judiciária, a quem, por lei, seja cometida a mesma função.

Quem pode arquivar o inquérito policial militar?

A decisão sobre o arquivamento é do Ministério Público, cabendo ao juiz tão-somente acolhê-la, se essa posição também for a do Chefe do Parquet.

Quem deverá homologar a arquivamento do inquérito?

“Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei.

Quem pode arquivar o inquérito policial 2022?

O arquivamento dos autos investigativos só poderá ser realizado através de pedido a uma autoridade judicial competente. Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

Pode arquivar o inquérito policial?

Ao contrário do que comumente se pensa, o delegado de polícia não pode determinar o arquivamento do procedimento de inquérito policial. Ao terminar o inquérito, a autoridade policial envia os autos ao Ministério Público.

Quando o Ministério Público deve intervir no processo?

O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam: I - interesse público ou social; II - interesse de incapaz; III - litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.

Artigo anterior
Quando a pressão 12x7 é normal?
Artigo seguinte
Quais os melhores filmes de besteirol?