Qual a diferença entre prova e expiação?

Perguntado por: Miriam Leonor Ferreira Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)

“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime.” Ou seja, as provas são como obstáculos, testes, que impulsionam o Espírito para o progresso.

O que é mundo de provas e expiações?

Mundos de Provas e Expiações correspondem a mundos que ainda predomina o mal. A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que eles não são um mundo primitivo.

O que é prova expiação?

A expiação implica necessariamente a ideia de um castigo mais ou menos penoso, resultado de uma falta cometida. A prova implica sempre a de uma inferioridade real ou presumível, porque o que chegou ao ponto culminante a que aspira, não mais necessita de provas.

O que é expiação no espiritismo?

Expiação decorre de faltas cometidas pelo Espírito. Segundo a questão 998 d´O Livro dos Espíritos, a expiação se cumpre durante a existência corporal mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.

O que é uma provação no espiritismo?

O dicionário Houaiss definiu provação como “situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põe à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo” e ao definir prova ele coloca como sinônimo de provação. Aceitar este conceito tem uma consequência importante no entendimento espírita da vida.

Qual a diferença entre a prova e a expiação? - Espiritismo

19 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre prova e expiação Segundo o Espiritismo?

“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime.” Ou seja, as provas são como obstáculos, testes, que impulsionam o Espírito para o progresso.

Por que sofremos tanto nessa vida?

Por que sofremos tanto com angústias, depressões, dores afetivas, frustrações, traumas e outras tantas emoções? Em essência, as pessoas sofrem porque tendem a interpretar tudo sob uma ótica dramática. E também em função de fatores educacionais: não aprenderam a gerar confiança em si mesmas.

O que é expiação segundo a Bíblia?

Cumprimento da pena ou castigo (que se reputa equivalente à culpa ou delito). 3. Sacrifício expiatório; penitência.

Como é o umbral Segundo o Espiritismo?

Segundo "O Espiritismo A a Z", "Umbral é um imenso território da névoa que desempenha as funções de alfândega da espiritualidade". Situado entre a Terra e o Céu, é dolorosa região de sombras, erguida e cultivada pela mente humana, em geral rebelde e ociosa, desvairada e enfermiça.

Qual a razão da dor e do sofrimento espiritismo?

A dor é um alerta da natureza, que anuncia algum mal que está nos atingindo e que precisamos enfrentar. Se não fosse a dor sucumbiríamos a muitas doenças sem sequer nos dar conta do perigo. “O sofrimento é inerente ao estado de imperfeição, mas atenua-se com o progresso e desaparece quando o Espírito vence a matéria”.

O que é um planeta de expiação?

Há os mundos primitivos, os mundos de expiação e provas, os mundos de regeneração, os mundos felizes ou ditosos e os mundos celestes. Nos chamados mundos de expiação e provas, que é a atual condição da Terra, o mal predomina e é essa a razão por que neste planeta o homem vive a braços com tantas misérias.

Como é o mundo de regeneração?

Nosso planeta já está em processo de regeneração. Vão ocorrer mudanças nos aspectos físico e espiritual, no processo de desencarnação e reencarnação, e nosso planeta terá uma nova cara entre 2057 e 2060, após a transição que está acontecendo, como já anunciado pelo médium Francisco Cândido Xavier.

Quantos mundos existem Segundo o Espiritismo?

No concerto universal encontramos mundos de diferentes categorias: mundos primitivos, mundos de provas e expiações, mundos de regeneração, mundos ditosos, mundos celestes ou divinos, etc.

Como é a vida no umbral?

1 - Dimensão extremamente sombria O umbral é descrito por quem já esteve lá como sendo um ambiente depressivo, angustiante, de vegetação feia, ambientes sujos, fedorentos, de clima e ar pesado e sufocante. A vegetação varia de acordo com a região do Umbral. Muitas vezes constituída por pouca variedade de plantas.

Quem vive no umbral?

Os espíritos que vivem no Umbral ainda estão ligados ao mundo material. Muitos não possuem a consciência que desencarnaram, o que acaba gerando agonia e sofrimento. E ainda, sentem fome, sono, dor, etc.

Onde fica o umbral da porta?

Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).

O que era a expiação?

No sentido de cobrir, a expiação significava, no antigo Israel, tomar um cordeiro e sacrifica-lo para cobrir o pecado (cf. Lv 4, 13-21). A expiação em Israel começava pelo sacerdote e sua casa, que oferecia um novilho em sacrifício pelo pecado.

Porque tem pessoas que sofrem tanto na vida?

Basicamente, as pessoas sofrem porque se recusam a aceitar situações que lhes causam dor. Parece paradoxal sofrer exatamente por desejar evitar o sofrimento e realmente é. Afinal de contas, o ser humano é complexo e paradoxal por natureza.

Porque sofremos na visão espírita?

Por isso, a doutrina dos espíritos codificada por Kardec dá a ela muita importância em toda a sua vasta literatura e pregações. Temos que ter em mente que se sofremos, é porque fizemos alguém sofrer. ... Quem as paga é o espírito que só sai do corpo que morre, continuando, pois, a viver, já que é imortal.

Porque nós sofremos no mundo?

Na maioria das vezes, nossos tormentos são reflexos de nossas decisões ou omissões, das atitudes egoístas, do orgulho e da vaidade que ainda domina nosso íntimo. As doenças físicas que sempre nos proporcionam momentos difíceis, são ocasionadas pelos excessos e a falta de cuidado para com a matéria.

Deve-se pôr termo às provas do próximo?

Deve alguém pôr termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso?

Quais são os mundos espirituais?

Existem dois mundos distintos, o corporal composto de Espíritos encarnados e o Espiritual formado pelos Espíritos desencarnados. Enquanto os homens, devido à materialidade do corpo, estão na Terra, o mundo espiritual ostenta se por toda parte, em nosso redor ou no espaço.

Quais os tipos de mundos?

Saiba a classificação dos mundos habitados segundo o Espiritismo!
  • Mundos primitivos. ...
  • Mundos de provas e expiações. ...
  • Mundos regeneradores. ...
  • Mundos felizes. ...
  • Mundos celestes.

Quais são os mundos primitivos?

Mundos Primitivos: destinados às primeiras encarnações do Espírito. São os mundos formados há menos tempo. Neles se encontram todos os seres nas suas fases iniciais de progresso. Nesses mundos, os espíritos ainda estão em estado primitivo, com senso moral pouco desenvolvido.

O que esperar do mundo de regeneração?

Devemos Esperar que o Mundo de Regeneração negue todo o primitivismo. A regeneração é contrária à violência, egoismo, individualismo e o materialismo presente no estágio de Provas e Expiações. O Mundo de Regeneração parte do avanço moral da sociedade, evolução esta que vai em busca da fraternidade dos povos.

Artigo anterior
Como conseguir Home Care pelo governo?
Artigo seguinte
O que é fundamentar um artigo?