Quais as informações devem conter no receituário?

Perguntado por: Teresa Leonor Ferreira Martins Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)

O art. 35 da Lei 5.991/73 determina que o receituário possua data, assinatura do profissional, endereço do consultório/estabelecimento e o número de inscrição no conselho.

Quais as identificações devem conter em uma prescrição?

A prescrição deve identificar quem é o responsável por ela, com seu nome, assinatura e informação do número de inscrição no seu respectivo Conselho Regional, sendo que estes dados não precisam ser apostos na receita na forma de carimbo, ou seja, podem ser dados já presentes em papel timbrado.

Como deve ser e quais informações deve ter a prescrição receita de antibióticos?

o nome do medicamento ou da substância dosagem ou concentração,e quantidade; nome do profissional com sua identificação profissional, endereço, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação do usuário; identificação do comprador; data da emissão e identificação do registro de dispensação.

Como deve ser a receita para antibióticos?

- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.

Quando deverá ser realizado à prescrição de antibióticos?

A receita de antimicrobianos é válida por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão. Em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.

Receita de Controle Especial: Regras para dispensação | Portaria 344/98 | Parte 1

29 questões relacionadas encontradas

Quais dados devem ser anotados na prescrição no momento da dispensação pelo farmacêutico?

No ato da dispensação, o farmacêutico deve registrar os dados abaixo nas duas vias e reter a segunda via no estabelecimento: I - data da dispensação; II - quantidade aviada do antimicrobiano; III - número do lote do medicamento dispensado; IV - rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.

O que deve ser registrado na bula dos medicamentos?

As bulas devem conter informações sobre a prescrição, preparação, administração, advertência e outras orientações necessárias para o uso seguro e tratamento eficaz. As bulas para o paciente devem conter três partes, sendo elas: Identificação do medicamento, Informações ao paciente e Dizeres Legais.

Como deve ser a prescrição medicamentosa?

A prescrição deve ser clara, legível e em linguagem compreensível; • A prescrição deve ser escrita sem rasura, em letra de fôrma, por extenso e legível, utilizando tinta e de acordo com nomenclatura e sistema de pesos e medidas oficiais.

O que é importante para prescrição segura de medicamentos?

Data da prescrição; • Validade da prescrição (horário de início e término); • Nome completo do paciente; • Número do prontuário; • Endereço do paciente; • Data de nascimento.

Quais os aspectos principais a serem considerados na prescrição de medicamentos relacionados à farmacologia?

A prescrição mais conscienciosa envolve adequadas noções de farmacodinâmica, farmacocinética, dose, interações e efeitos adversos, regulamentação sanitária e o uso de fontes de informação.

O que é a prescrição farmacêutica?

A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

Qual a estrutura de uma bula?

A bula se constitui das seguintes partes: (i) identificação do medicamento: nome, forma farmacêutica (pomada, creme...), uso e composição; (ii) informações ao paciente: ação esperada do medicamento, riscos, modo de uso...

Como é feita uma bula?

Uma bula contém diversos itens que para serem escritos, devem ser referenciados em literaturas técnico-científicas. Para isso, exige-se uma pesquisa para cada um deles, de modo que as informações constantes sejam comprovadas”, reforça Valéria.

O que significam as indicações nas bulas?

» Indicações → Informa sobre as doenças e em que situações o medicamente é usado.

O que o farmacêutico deve saber para dispensar os medicamentos?

Mas alguns itens são essenciais para garantir a segurança da dispensação: o nome, o registro no Conselho Profissional e a assinatura do prescritor e, ainda de forma legível, o nome do medicamento, a concentração, a dose, o intervalo de administração, a quantidade e a duração do tratamento.

Como deve ser feita a prescrição e a dispensação de medicamentos que necessitam de notificação de receita listas a B c2 e c3?

O medicamento deve ser prescrito em receituário próprio – “Notificação de Receita de Talidomida” – acompanhado do Termo de Responsabilidade / Esclarecimento. A “Notificação de Receita de Talidomida” tem validade por 20 (vinte) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida.

O que o farmacêutico precisa observar em uma receita médica para dispensar o medicamento?

Identificação do usuário: nome e endereço completo do paciente. Nome do medicamento ou da substância (sob a forma de Denominação Comum Brasileira - DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade (em algarismo arábico e por extenso) e posologia. Data da emissão: o dia em que a receita foi fornecida.

Quais as principais ferramentas para consulta de bulas?

Atualmente, existem ferramentas que facilitam a consulta de bulas. Sites como a Memed proporcionam aos médicos uma consulta às bulas rápida e segura. O médico precisa apenas realizar um cadastro gratuito para ter acesso ao conteúdo.

Como é feito um medicamento Fitoterapico?

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

Qual é a estrutura da bula 2p?

De acordo com o Quadro 2, é possível observar que o conteúdo da bula é dividido pela ANVISA em quatro itens principais, respectivamente: [1] Identificação do medicamento, [2] Informações ao paciente, [3] Informações técnicas aos profissionais da saúde e [3] Dizeres legais.

Qual a linguagem da bula?

Considerouse como pressuposto que, em textos mais formais e não ficcionais, como é o caso do gênero bula, seria mais frequente a utilização de estruturas passivas, com apagamento do agente motivado pela facilidade de recuperação das informações com base no conhecimento pragmático geral das pessoas.

Qual o gênero textual de uma bula?

A bula é um texto impresso que acompanha um medicamento. É importante ressaltar que a estrutura de uma bula e as informações que ela deve conter são determinadas por órgãos ligados ao Ministério da Saúde.

Como é feita a prescrição farmacêutica?

A prescrição deve ser realizada por extenso e de forma legível em papel que identifique o estabelecimento da prescrição, seja uma farmácia ou um centro de saúde. Deve conter também o nome completo do paciente, o medicamento prescrito com descrição de via de administração, dose e instruções de uso.

Quais são as etapas da prescrição farmacêutica?

7º - O processo de prescrição farmacêutica é constituído das seguintes etapas: I - identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde; II - definição do objetivo terapêutico; III - seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, ...

Qual a importância da prescrição farmacêutica para a profissão farmacêutica?

Com a prescrição farmacêutica, o paciente tem a oportunidade de receber a recomendação por escrito, aumentando a segurança e a qualidade do atendimento à população. “No Brasil as pessoas procuram a farmácia para resolver transtornos menores. Esse serviço é prestado de maneira informal.

Artigo anterior
O que são doenças não infecciosas?
Artigo seguinte
Qual é o verdadeiro significado do carnaval?