Quais as fases dos documentos?
Perguntado por: Cláudia Nicole Pereira Torres | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)
- Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
- arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
- intermediária; e fase permanente.
Quais são as três fases do arquivo?
Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.
Quais as três principais classificações dos documentos?
A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.
Quais são as classificações dos documentos quanto aos estágios?
...
Com relação a natureza do assunto dos documentos, podemos classificá-los em:
- a) Privado e público.
- b) Históricos e não históricos.
- c) Permanentes e correntes.
- d) Ostensivos e sigilosos.
Quantas fases Um arquivo tem?
O chamado ciclo vital de um arquivo é composto por três fases: arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente. Abaixo, explicaremos cada uma delas.
Videoaula - Fases da Gestão dos Documentos de Arquivo
Quais são as classificações dos arquivos?
Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.
Quais são as três idades dos arquivos?
A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).
Como é feita a classificação e ordenação de documentos?
Ordenação Geográfica: disposição de acordo com as unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros e outras). Ordenação Temática: disposição de acordo com temas ou assuntos. Ordenação Numérica: disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos.
Quais são os métodos de classificação?
Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...
Quais os dois grupos de documentos?
Quanto à sua origem os documentos podem ser divididos em públicos e privados: Públicos: são emitidos e/ou recebidos por um órgão governamental na gestão de suas atividades ou mediante procuração de autoridade pública.
Quais são os tipos de documentos que existem?
- Nota fiscal. Documento que oferece caráter legal a uma transação comercial. ...
- Fatura. Documento que resume a nota fiscal, citando seus principais dados: data de emissão, valor e data do vencimento, além dos dados do comprador e do vendedor.
- Duplicatas. ...
- Recibo. ...
- Vales. ...
- Nota promissória. ...
- Aval. ...
- Fiança.
Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?
- Alvará ...
- CNPJ. ...
- Inscrição estadual e municipal. ...
- Relação Anual de Informações Sociais. ...
- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
- Livros. ...
- Guias.
Como classificar os documentos na contabilidade?
Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.
Quem são os três arquivos?
É importante que você saiba também que as três idades dos arquivos são: corrente, intermediária e permanente, mas que iremos nos focar nesta última, que é a que desejamos orientar a organização no decorrer da explanação.
Quais os métodos de arquivo?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Método temático.
Quais são as fases vitais do ciclo documental?
Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).
O que são as classificações?
Significado de Classificação
substantivo feminino Ação ou efeito de classificar, de reunir em classes e em grupos respectivos, segundo um sistema ou método. [Biologia] Distribuição sistemática em diversas categorias segundo as analogias e caracteres comuns: classificação dos seres vivos.
O que é classificar exemplos?
Significado de Classificar
Pôr em ordem (papéis, documentos etc.); arrumar: classificar livros na prateleira. Fazer a seleção de alguma coisa, tendo em conta uma ou várias de suas características:. classificar roupa pelo preço.
Qual é o conceito da classificação?
A classificação é a ação e o efeito de classificar (ordenar ou dispor por classes). O termo também é usado para fazer alusão à relação dos atletas classificados numa determinada prova. Posto isto, no mundo do desporto, a classificação determina o resultado da competição.
O que é classificar um documento?
A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...
Como funciona a organização dos arquivos?
A Organização de Documentos ou Arquivos é um serviço que visa acondicionar e catalogar seu acervo documental através de um conjunto de instrumentos que promovem o eficiente gerenciamento destes documentos e arquivos como: tipificação dos arquivos e documentos, catalogação, tabela de temporalidade, organização em ordem ...
Como devem ser organizados os documentos da empresa?
- Digitalização de documentos. ...
- Criação de pastas. ...
- Arquivo suspenso. ...
- Microfilmagem. ...
- Armazenamento na nuvem.
Quais as idades de um arquivo?
1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.
Quem criou a teoria das 3 idades?
3. Teoria das três idades: Wiffel, em 1972, criou sua teoria das três idades dos documentos.
Como classificar um arquivo especial?
- Arquivo Especial: São aqueles que requerem tratamento especial de armazenamento, independente de sua forma. ...
- Arquivo Especializado: São aqueles que tratam de um assunto específico.
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