Quais as fases dos documentos?

Perguntado por: Cláudia Nicole Pereira Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
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  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Quais são as três fases do arquivo?

Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.

Quais as três principais classificações dos documentos?

A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.

Quais são as classificações dos documentos quanto aos estágios?

b) De acordo com o estágio de evolução, os arquivos podem ser genéricos, departamentais ou corporativos.
...
Com relação a natureza do assunto dos documentos, podemos classificá-los em:
  • a) Privado e público.
  • b) Históricos e não históricos.
  • c) Permanentes e correntes.
  • d) Ostensivos e sigilosos.

Quantas fases Um arquivo tem?

O chamado ciclo vital de um arquivo é composto por três fases: arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente. Abaixo, explicaremos cada uma delas.

Videoaula - Fases da Gestão dos Documentos de Arquivo

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Quais são as classificações dos arquivos?

Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.

Quais são as três idades dos arquivos?

A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).

Como é feita a classificação e ordenação de documentos?

Ordenação Geográfica: disposição de acordo com as unidades territoriais (países, estados, municípios, distritos, bairros e outras). Ordenação Temática: disposição de acordo com temas ou assuntos. Ordenação Numérica: disposição de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos.

Quais são os métodos de classificação?

Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...

Quais os dois grupos de documentos?

Quanto à sua origem os documentos podem ser divididos em públicos e privados: Públicos: são emitidos e/ou recebidos por um órgão governamental na gestão de suas atividades ou mediante procuração de autoridade pública.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Tipos de Documentos
  • Nota fiscal. Documento que oferece caráter legal a uma transação comercial. ...
  • Fatura. Documento que resume a nota fiscal, citando seus principais dados: data de emissão, valor e data do vencimento, além dos dados do comprador e do vendedor.
  • Duplicatas. ...
  • Recibo. ...
  • Vales. ...
  • Nota promissória. ...
  • Aval. ...
  • Fiança.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

Como classificar os documentos na contabilidade?

Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.

Quem são os três arquivos?

É importante que você saiba também que as três idades dos arquivos são: corrente, intermediária e permanente, mas que iremos nos focar nesta última, que é a que desejamos orientar a organização no decorrer da explanação.

Quais os métodos de arquivo?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

Quais são as fases vitais do ciclo documental?

Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).

O que são as classificações?

Significado de Classificação

substantivo feminino Ação ou efeito de classificar, de reunir em classes e em grupos respectivos, segundo um sistema ou método. [Biologia] Distribuição sistemática em diversas categorias segundo as analogias e caracteres comuns: classificação dos seres vivos.

O que é classificar exemplos?

Significado de Classificar

Pôr em ordem (papéis, documentos etc.); arrumar: classificar livros na prateleira. Fazer a seleção de alguma coisa, tendo em conta uma ou várias de suas características:. classificar roupa pelo preço.

Qual é o conceito da classificação?

A classificação é a ação e o efeito de classificar (ordenar ou dispor por classes). O termo também é usado para fazer alusão à relação dos atletas classificados numa determinada prova. Posto isto, no mundo do desporto, a classificação determina o resultado da competição.

O que é classificar um documento?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

Como funciona a organização dos arquivos?

A Organização de Documentos ou Arquivos é um serviço que visa acondicionar e catalogar seu acervo documental através de um conjunto de instrumentos que promovem o eficiente gerenciamento destes documentos e arquivos como: tipificação dos arquivos e documentos, catalogação, tabela de temporalidade, organização em ordem ...

Como devem ser organizados os documentos da empresa?

5 maneiras de organizar os documentos da empresa
  1. Digitalização de documentos. ...
  2. Criação de pastas. ...
  3. Arquivo suspenso. ...
  4. Microfilmagem. ...
  5. Armazenamento na nuvem.

Quais as idades de um arquivo?

1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

Quem criou a teoria das 3 idades?

3. Teoria das três idades: Wiffel, em 1972, criou sua teoria das três idades dos documentos.

Como classificar um arquivo especial?

Quanto à natureza
  1. Arquivo Especial: São aqueles que requerem tratamento especial de armazenamento, independente de sua forma. ...
  2. Arquivo Especializado: São aqueles que tratam de um assunto específico.

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