Quais as exceções ao princípio da anterioridade e da anterioridade nonagesimal?

Perguntado por: Ricardo Amorim  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

Já como exceções ao Princípio da Anterioridade Nonagesimal, temos o Imposto de Renda e a fixação das bases de cálculo do IPTU e do IPVA. Vejamos que, no caso do IPTU e do IPVA, a exceção ao Princípio da Anterioridade anual se dá somente com relação à fixação das bases de cálculo.

Quais são as exceções ao princípio da anterioridade nonagesimal?

Outra exceção à regra da Anterioridade são os tributos que podem ser exigidos tão logo sua instituição ou majoração: Empréstimo Compulsório de Guerra ou Calamidade, Imposto de Importação (II), Imposto de Exportação (IE), Imposto de Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Guerra.

Qual a diferença entre o princípio da anterioridade e da anterioridade nonagesimal?

O princípio da anterioridade nonagesimal veda a cobrança de um tributo antes de decorridos noventa dias da publicação da lei. Cuidado, noventa dias neste caso não é equivalente a três meses! A aplicação das duas formas de anterioridade é cumulativa, primeiro respeita-se a anterioridade anual e depois a nonagesimal.

Quais os impostos que não obedecem aos princípios da anterioridade e da noventena?

Tributos que não esperam nem o exercício financeiro seguinte e nem a noventena, ou seja, tem eficácia imediata: Imposto Extraordinário de Guerra (IEG), Empréstimo Compulsório de Guerra ou Calamidade Pública, Imposto sobre Importação (II), Imposto sobre Exportação (IE), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);

O que é princípio da anterioridade e noventena?

Princípio da Anterioridade Nonagesimal (art.

Também chamado de noventena, esse princípio determina que os entes cobrem o tributo somente depois de decorridos 90 dias da publicação da lei que o instituiu ou aumentou.

Espécies Tributárias - Imposto - Aula de Direito Tributário

41 questões relacionadas encontradas

São exemplos de exceções ao princípio da anterioridade nonagesimal o imposto de importação o Imposto de Renda e atualização da base de cálculo do IPTU e IPVA?

São eles:
  • Imposto Extraordinário de Guerra e Empréstimo Compulsório de Guerra;
  • Imposto de Importação (II);
  • Imposto de Exportação (IE);
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

São exceções ao princípio da anterioridade os seguintes impostos?

Os impostos de importação (II) e de exportação (IE), diante do caráter regulatório que exercem na economia de um país, constituem exceção ao princípio da anterioridade, conforme dispõe o art.

Quais são as exceções ao princípio da legalidade tributária?

Exceções ao princípio da legalidade tributária

Imposto de Importação (II) Imposto de Exportação (IE) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio, Seguro ou Relativas a Títulos, ou Valores Mobiliários (IOF).

Quando se aplica o princípio da anterioridade?

O princípio da anterioridade nonagesimal garante que a criação ou a majoração de determinados tributos somente será aplicada após noventa dias da publicação da respectiva lei instituidora ou majoradora.

Porque o IPI é uma exceção ao princípio da anterioridade?

Por ser um imposto com caráter extrafiscal, sua alíquota pode ser alterada por decreto do Chefe do Poder Executivo, sempre respeitando os limites estabelecidos em lei. Dessa forma, não obedece ao princípio da anterioridade clássica, devendo, no entanto, respeitar o princípio da anterioridade nonagesimal.

Quais impostos não estão sujeitos a noventena?

Tributos que não estão sujeitos à anualidade e à noventena
  • Imposto de Importação;
  • Imposto de Exportação;
  • IOF;
  • Empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
  • Imposto extraordinário na iminência ou no caso de guerra externa.

Qual dos tributos abaixo não se submete ao princípio da anterioridade?

O princípio da anterioridade anual não incide sobre o imposto sobre produtos industrializados (IPI), isto é, em caso de majoração do tributo, este poderá ser cobrado no mesmo exercício financeiro da publicação da lei que o majorou, desde que respeitado o princípio da anterioridade nonagesimal.

Qual o fundamento maior do princípio da anterioridade?

O princípio da Anterioridade Nonagesimal determina que o fisco só pode exigir um tributo instituído ou majorado decorridos 90 dias de da data em que foi publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

Quais impostos respeitam a noventena?

Tributos que não estão sujeitos à anualidade e à noventena

Imposto de Exportação; IOF; Empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; Imposto extraordinário na iminência ou no caso de guerra externa.

Quais os tipos de anterioridade?

O princípio está previsto na CF sob três formas: anterioridade de exercício, anterioridade especial e anterioridade nonagesimal. As duas primeiras são aplicáveis aos tributos em geral, salvo às contribuições previdenciárias, já que a estas se aplica a anterioridade nonagesimal.

O que é o princípio da irretroatividade?

O princípio da irretroatividade proíbe que os entes cobrem tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. Portanto, determina a irretroatividade da lei tributária.

O que diz o princípio da anterioridade?

O Princípio da Anterioridade é o princípio que estabelece um lapso temporal entre a publicação de uma lei que institui ou majora tributos e a produção dos seus efeitos, ou seja, a data da exigência da nova tributação ou da nova alíquota majorada de um tributo já existente.

O que diz o princípio da anterioridade da lei?

A) Principio da anterioridade da lei penal: uma pessoa só pode ser punida, se á época do fato por ela praticado, já estava em vigor a lei que descrevia o delito. Assim consagra-se a irretroatividade da lei penal . O inciso XL do art. 5º.

Quando um novo tributo pode ser cobrado?

Por este Princípio, tem-se que não haverá cobrança de tributo senão decorridos no mínimo 90 dias após a promulgação da lei que o instituiu. Assim sendo, um tributo só poderá ser cobrado pelo Fisco após 90 dias (daí o nome) da publicação, no Diário Oficial da lei que o criou.

O que é exceção ao princípio da legalidade?

A legalidade deve sempre ser tratada como a regra, porém, em casos excepcionais, a própria Constituição Federal autoriza que o administrador público atue fora dessa imposição, ou seja, atuando mesmo que inexista uma lei autorizadora.

O que diz o artigo 97 do Código Tributário Nacional?

Desse modo, o artigo 97 exige lei formal para (a) a instituição e majoração de tributos, (b) definição do critério material da hipótese de incidência, (c) definição do sujeito passivo da obrigação tributária, (d) definição do critério quantitativo da obrigação tributária (base de cálculo e alíquota), (e) cominação das ...

Qual a espécie normativa que em regra cria os tributos quais são as exceções a esta regra?

Em regra, é a lei ordinária que cria tributos, com as exceções que vimos acima. Do mesmo modo, apenas a Lei pode instituir benefícios fiscais, como é o caso da insti- tuição de uma isenção fiscal; nesse caso, a Constituição exige uma “lei específica” (art. 150, § 6º).

Porque o IOF não se sujeita ao princípio da anterioridade?

O IOF não obedece aos princípios constitucionais da anterioridade, nem da “noventena”, não necessitando, portanto, de lapso temporal para a implementação da alteração das suas alíquotas que pode ocorrer de imediato, a exemplo da elevação de 0,38% para 1,1% na compra de moeda estrangeira através de decreto presidencial ...

Quais são os tipos de anterioridade tributária?

Em 2003 a Emenda Constitucional 42 modificou o sistema das anterioridades, sob dois aspectos: 1) reforçando a anterioridade plena (artigo 150, III, "c"); e 2) aumentando o rol de suas exceções (artigo 150, §1º), o que não analisarei neste texto. Nada foi alterado acerca da anterioridade contributiva (artigo 195, §6º).

O que é imunidade tributária e exemplos?

Imunidades tributárias excludentes e incisivas

Ou seja, são situações nas quais se reserva a tributação por um tipo de imposto e exclui-se os outros. O art. 153 da Constituição traz um exemplo de imunidade tributária excludente ao tratar da incidência de imposto sobre as operações financeiras sobre o outro.

Artigo anterior
O que pode ser quando as fezes estão amarelas?
Artigo seguinte
O que é a teoria dualista de Platão?