O que é a teoria dualista de Platão?

Perguntado por: Pedro Márcio Sousa  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.

Qual o nome da teoria dualista de Platão?

a) A teoria dualista a que se refere o texto é a teoria das ideias, do filósofo grego Platão. Para o espaço e o tempo disponíveis, essa teoria envolve a dualidade entre um mundo das ideias (formas perfeitas) e um mundo dos sentidos (aparências ilusórias).

Por que Platão teria uma visão dualista sobre o mundo?

O dualismo é um dos elementos fundamentais da metafísica. Já na filosofia dos pré-socráticos o dualismo aparece sob a forma de aparência e realidade. Em Platão, ele se mostra na crença na existência de um mundo ideal, que contém ideias eternas, e de um mundo sensível, onde as coisas estão em constante transformação.

Qual é a concepção dualista da realidade de Platão?

Para Platão existem dois mundos: o das ideias e o dos sentidos, essa é a dualidade da realidade para Platão. O mundo das ideias é racional, organizado, perfeito; enquanto que o mundo dos sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão) é defeituoso, imperfeito, e conduz o homem ao preconceito, ao engano e ao erro.

Qual o objetivo do dualismo?

O dualismo é alusivo a um ensino que valoriza determinadas disciplinas e a um público elitizado, com o objetivo de alçá-los a um nível superior, e de outro lado, um ensino que objetiva capacitar mão de obra para o mercado de trabalho.

Platão - Dualidade

34 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais teorias de Platão?

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

Qual foi a principal teoria de Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Quem foi o criador do dualismo?

Segundo ele "são dualistas aqueles que admitem a existência de substâncias materiais e de substâncias espirituais", e o fundador do dualismo teria sido Descartes, que formalizou a versão mais conhecida do dualismo em 1641, ao reconhecer a existência de duas espécies diferentes de substâncias: a corpórea e a espiritual.

Como o dualismo caracteriza o ser humano?

01) “Dualismo psicofísico” é uma teoria metafísica que explica o ser humano como composto de duas partes diferentes: corpo (material) e alma (espiritual). 02) Durante a Idade Média, o corpo foi cultivado de maneira narcisista, reforçando a liberdade e o amorpróprio do indivíduo.

Quem defende o dualismo?

O dualismo pode ser remontado até Platão e Aristóteles e até antes, com os pitagóricos e também está presente numa série de religiões. Platão formulou pela primeira vez sua famosa teoria das ideias, segundo a qual substâncias imateriais existem num mundo a parte e o que observados é apenas uma cópia disso.

Qual o maior problema conceitual do dualismo?

Um argumento contra o dualismo é em relação à interação causal. Se a consciência (a mente) pode existir independentemente da realidade física (o cérebro), é preciso explicar como as memórias físicas são criadas com relação à consciência. O dualismo deve, portanto, explicar como a consciência afeta a realidade física.

Quais são os três tipos de alma para Platão?

Nesse argumento, a alma é dividida em três partes: racional (λογιστικόν), irascível (θυμοειδής) e apetitiva (ἐπιθυμητικόν). Um dos problemas dessa teoria é descobrir se ela é própria de Platão ou se foi inspirada, de alguma forma, em outro tipo de ensinamento, de outro pensador.

Qual é a melhor forma de governo para Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

O que é a verdade para Platão?

Para Platão e Aristóteles a verdade seria a “exata correspondência” de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida. Para Aristóteles, na busca da verdade percorremos quatro degraus fundamentais: Ignorância - estado de completa “ausência de conhecimento” do Sujeito em relação ao Objeto.

Como foi o fim de Platão?

Velhice e morte

Ao regressar em 360 a.C., Platão voltou a ensinar e escrever na Academia permanecendo como um autor ativo até a sua morte, em 348/347 a.C., aos oitenta anos de idade; conta-se que fora sepultado no terreno da Academia, para dentro do muro de demarcação da propriedade, ou ainda no jardim da Academia.

Qual a reflexão de Platão?

Platão acredita que acima de nós existe um mundo que é uma referência para a nossa projeção e formação em nosso planeta. Segundo ele, reproduzimos aquilo que já é existente, definindo o mesmo como a verdadeira realidade, assim, descreve em suas obras a relação do mundo inteligível (Ideia) e do mundo sensível (Matéria).

Qual foi a frase de Platão?

Frases de Platão

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.” “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma.” “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.”

Por que Platão afirma que nossos sentidos podem nos enganar?

Para Platão, o que percebemos pelos nossos sentidos pode nos enganar porque somos limitados quanto ao que vemos, lemos e/ou ouvimos.

Quando surgiu o dualismo?

Muito embora o termo dualismo educacional tenha surgido a partir do século XVIII com a revolução industrial, características deste modelo de educação que privilegia apenas aqueles que detêm do poder econômico já se faziam presente desde a antiguidade.

Quais são as duas partes da dualidade essencial do ser humano?

Há duas realidades distintas no todo do ser humano, o corpo e o espírito, ou alma, interligadas em vida, mas separadas depois da morte.

O que não é uma característica do dualismo?

NÃO é uma característica do dualismo: A compreensão da mente e do corpo como instâncias únicas Compreensão da mente e do corpo como instâncias separadas Tem como representantes Platão e Descartes A total inexistência da relação entre mente e corpo A crença de que os animais possuem apenas corpo.

Artigo anterior
Quais as exceções ao princípio da anterioridade e da anterioridade nonagesimal?
Artigo seguinte
Para que servem os botões do baixo?