O que pode ser quando as fezes estão amarelas?
Perguntado por: Tiago David Oliveira Pinho Teixeira | Última atualização: 11. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)
As fezes amarelas devem-se ao excesso de gordura que pode ser causado pela má absorção, como na doença celíaca. A causa principal é o glúten, que se pode encontrar nos pães e cereais. As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares.
Quando se preocupar com fezes amarelas?
Fezes amarelas, fígado e vesícula
Alguns exemplos de doenças que afetam esses órgãos são a cirrose e a hepatite, além de pedras na vesícula. Na presença desses sintomas, procure um médico gastroenterologista para identificar de fato qual é o motivo da coloração das fezes e dos outros sintomas identificados.
Quando devo me preocupar com a cor das fezes?
Certifique-se de consultar o seu médico imediatamente se a cor do seu cocô for vermelho vivo, preto ou pálido, ou se você tiver sintomas adicionais, como dor abdominal. Você também deve consultar seu médico se estiver consistentemente fino ou semelhante a um lápis, solto ou aguado ou acompanhado de muco ou pus.
Que tipo de fezes é preocupante?
Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.
O que significa fezes amarelo claro?
Fezes Amarelas
Este tipo de cocô normalmente é um sinal de dificuldade para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionado com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causado pela falta de produção de enzimas no pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão.
Cocô amarelo. O que será?
Qual a cor das fezes de quem tem problema no fígado?
MARROM: a cor mais comum das fezes e geralmente indica que o trânsito intestinal está funcionando normalmente. Veja algumas alterações possíveis: AMARELA: pode ser sinal excesso de gordura nas fezes, indicando problemas no fígado ou no pâncreas.
Qual é a cor das fezes normal?
Aspectos como o formato e a cor das fezes são importantes para a indicações de várias doenças e condições como hepatite, úlceras e deficiências de vitaminas. Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile.
Quando devo me preocupar com fezes claras?
Quando as fezes são eliminadas em tons muito claros, é possível que a causa disso seja a não eliminação da bile ou sua excreção em baixa quantidade, por conta de uma série de problemas, tais como pancreatite, hepatites virais, alcoólicas ou medicamentosas, esteatose hepática, cálculo biliar, estreitamento dos dutos ...
Quais medicamentos deixam as fezes claras?
Os principais medicamentos que podem causar fezes claras são os antibióticos, embora seja um efeito colateral pouco comum. Além disso, suplementos dietéticos, fitoterápicos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, analgésicos e outros medicamentos também podem causar esse tipo de alteração.
Como saber se o intestino não está bem?
- Sua resposta imunológica está eficiente. Como vimos, a imunidade está totalmente relacionada ao bom funcionamento do intestino. ...
- Você não sente dores intestinais ou abdominais. ...
- A consistência e textura das suas fezes está correta. ...
- Você tem um padrão de defecação.
Qual é a cor das fezes de quem tem câncer no intestino?
Outros sinais do câncer de intestino para se atentar
Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.
O que é bile nas fezes?
Um dos principais fatores que definem as cores das fezes é a bile, uma conjunto de substâncias produzidas no fígado e armazenada pela vesícula biliar. De cor amarelo-esverdeada, ela ajuda a fazer a digestão, especialmente de gorduras e dos chamados nutrientes lipossolúveis.
Quais são os 8 sintomas de câncer no intestino?
- Constipação e diarreia. O câncer colorretal altera o funcionamento do intestino, afetando o seu ritmo sem que haja uma razão aparente. ...
- Fezes finas e longas. ...
- Ausência de alívio depois de evacuar. ...
- Sangue nas fezes. ...
- Inchaço. ...
- Dor abdominal e cólica. ...
- Perda de peso. ...
- Fraqueza corporal.
Como tratar as fezes amareladas?
A principal causa deste problema é a bactéria E. coli, que pode ser ingerida em alimentos contaminados e mal cozidos. O que fazer: beber bastante água e consumir alimentos de fácil digestão, como frutas, arroz branco cozido, peixes e carnes brancas, evitando carnes vermelhas e alimentos processados e fritos.
É normal ter diarreia amarela?
Já a diarreia amarela pode indicar excesso de gordura no cocô, ser um sinal de intoxicação alimentar ou até mesmo de problemas no fígado, como hepatite. A diarreia com sangue pode acontecer devido a gastroenterites e indicar lesão na mucosa intestinal.
Quais são os sintomas de infecção no intestino?
Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e os tratamentos para infecção intestinal.
O que fazer para as fezes voltarem a cor normal?
Para melhorar o quadro e voltar a coloração normal do cocô, primeiro, você precisa passar por um atendimento especializado. Somente após esse diagnóstico, ele irá indicar o tratamento ideal. No entanto, caso o cocô escuro se torne rotineiro, procure um especialista assim que possível.
O que fazer para normalizar a cor das fezes?
Alimentos vermelhos, como beterraba, conseguem deixar o cocô escuro. E, nesses casos, não é necessário ter medo.
Como melhorar a cor das fezes?
Alguns exemplos desses alimentos são: carne vermelha, beterraba, feijão, legumes e vegetais verde-escuro, como espinafre ou couve, e suplementos de ferro. Basta regular a quantidade de ferro para as fezes voltarem ao tom normal2.
Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?
Alteração no hábito intestinal
As fezes são endurecidas e eliminadas com grande dificuldade (fezes em “cíbalos” ou “caprinas”), com dor anal, e aparecem fissuras e hemorróidas que podem gerar sangramento. Às vezes, o calibre das fezes está diminuído (fezes em “fita”) em virtude do espasmo colônico e retal.
Qual o tipo de fezes que pode está com câncer de intestino?
Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.
Quais os sinais que o fígado não está bem?
Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.
Quais são os sintomas quando o fígado está inflamado?
- Febre.
- Dor de cabeça.
- Perda de peso.
- Enjoo.
- Vômitos.
- Dor abdominal.
- Pele e olhos amarelados.
- Urina escura (cor de Coca-cola)
Como é o cocô de quem tem gordura no fígado?
Alterações na cor da urina e nas fezes
Fezes mais claras ou esbranquiçadas, que em alguns casos parecem até massa de vidraceiro, significam que a bile (substância secretada pelo fígado e que atua na absorção das gorduras) não consegue atingir o intestino. É ela quem dá a coloração marrom às fezes.
Qual é o primeiro sinal de câncer no estômago?
No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista.
Qual a importância do domínio da língua portuguesa?