Quais as diferenças entre as licenças GPL e BSD?

Perguntado por: Gustavo Carvalho  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Diferenças. A GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. Já a licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. ... Licenças estilo GPL são chamadas de licenças copyleft enquanto as licenças estilo BSD são chamadas de licenças permissivas ...

Quais as diferenças entre as licenças do Unix e da GPL do Linux?

GPL é a sigla de General Public License (Licença Pública Geral), enquanto que GNU é um acrônimo recursivo de is Not Unix (lembrando que BSD é Unix). ... Como essa é a licença utilizada pelo Linux, tornou-se a mais adotada. Essa é uma licença Copyleft, ou seja, está liberada para ser utilizada, modificada e compartilhada.

O que é uma licença GPL?

GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

Quais são as 4 liberdade da GNU GPL?

GNU GPL e suas 4 Liberdades do Software Livre
  1. Liberdade 0 - Liberdade para o programa para quaisquer propósitos;
  2. Liberdade 1 - Liberdade para estudar como o programa trabalha e adaptá-lo às suas necessidades. ...
  3. Liberdade 2 - Liberdade de redistribuir cópias de forma que você possa ajudar outras pessoas.

Qual a diferença entre Linux e BSD?

Kernel x sistema operacional completo

Oficialmente, o Linux é apenas um kernel. ... Em contraste, os BSDs são um kernel e um sistema operacional. Por exemplo, o FreeBSD fornece o kernel do FreeBSD e o sistema operacional FreeBSD. É mantido como um único projeto.

Software Livre: Diferença entre licenças Copyleft (GPL) e permissivas (BSD, MIT, Apache)

30 questões relacionadas encontradas

Qual a relação entre os sistemas operacionais Unix BSD e Linux?

Tanto o Linux quanto o BSD pertencem à família de sistemas operacionais UNIX (há quem diga que o BSD é descendente do UNIX, enquanto o Linux é um sistema operacional semelhante ao UNIX), e os dois têm muito em comum em termos superficiais. ... Os BSDs, por sua vez, dividem as peças do sistema de outro jeito.

O que é Linux FreeBSD?

O FreeBSD é um sistema operacional do tipo Unix, livre e de código aberto, e uma plataforma popular de servidor. Embora o FreeBSD e outros sistemas baseados em BSD têm muito em comum com sistemas como o Linux, existem pontos onde estas duas famílias divergem em aspectos importantes.

O que é Liberdades GNU GPL?

GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença de software para software idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

Quais são as 4 leis e para qual categoria de software ele pertence?

As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Para que serve a licença GNU GPL quais são as liberdades desta licença?

As licenças da maioria dos softwares são elaboradas para suprimir sua liberdade de compartilhá-los e modificá-los. A Licença Pública Geral do GNU, ao contrário, visa garantir sua liberdade de compartilhar e modificar softwares livres para assegurar que o software seja livre para todos os seus usuários.

Qual o conceito mais correto para o termo Linux segundo normas da licença GPL?

O Linux é um sistema operacional cujo código-fonte está disponível sob licença GPL, o que permite a uma pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir o Linux de acordo com os termos dessa licença.

Qual a versão mais atual da licença GPL?

A Licença Pública Geral GNU (GNU General Public License) é frequentemente chamada abreviadamente de GNU GPL; ela é utilizada pela maioria dos programas GNU, assim como mais da metade de todos os outros programas de software livre. A versão mais recente é a versão 3.

O que é a licença MIT?

A licença MIT, também chamada de licença X ou de licença X11, é uma licença de programas de computadores (software), criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela é uma licença permissiva utilizada tanto em software livre quanto em software proprietário.

Qual é o tipo de licença do Linux?

Ser open source talvez seja a principal vantagem do Linux. O sistema é disponibilizado sob a Licença Pública Geral (GPL) GNU, o que possibilita a execução, estudo, compartilhamento e modificação do software.

Como funciona a licença BSD?

A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária.

O que é LGPL e qual a sua regra?

A LGPL (GNU Lesser General Public License) é uma licença de software livre aprovada pela FSF e escrita como um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas como a licença BSD e a licença MIT.

Quais são as 4 liberdades que definem o software livre?

As quatro liberdades essenciais
  • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). ...
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).

Quais os tipos de software proprietário?

Exemplos. Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros.

O que é a Lei do software?

A Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, mais conhecida como Lei de Software, é o dispositivo legal que protege os direitos de quem desenvolve programas de computador no Brasil. Ela serve como referência no sentido de estipular direitos e deveres em relação ao uso de softwares de modo geral.

O que quer dizer a sigla GNU?

O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix!” (em português, é traduzido como “GNU Não é Unix!”).

O que é o Projeto GNU e quem foi o seu desenvolvedor?

O projecto GNU foi lançado em Setembro de 1983 por Richard M. Stallman para criar um sistema operativo completo de Software Livre. O trabalho de desenvolvimento de software iniciou-se em Janeiro seguinte. ... Contrariamente ao Unix, o GNU é Software Livre.

Qual a vantagem de se utilizar a licença GNU *?

O Projeto GNU possui duas licenças principais para uso para bibliotecas. ... Usar a GPL comum para uma biblioteca oferece aos desenvolvedores de software livre uma vantagem sobre os desenvolvedores privativos: uma biblioteca que eles podem usar, enquanto os desenvolvedores privativos não podem usá-la.

Quem usa FreeBSD?

O destaque do FreeBSD é sua excelente performance em aplicações para servidores Web e de banco de dados. É recomendável usá-lo se você quiser ser um novo usuário de sistemas BSDs, principalmente pela gama de aplicativos que este sistema oferece.

Porque o FreeBSD não é considerado um Linux?

Por mais código que o FreeBSD tenha derivado da AT&T, ele não pode ser considerado Unix por um motivo simples: Unix, hoje, é um nome de propriedade do Open Group. Para ser considerado Unix, só pagando por esses direitos ao Open Group.

Como saber a versão do FreeBSD?

Usando o comando freebsd-version para mostrar o número da versão no FreeBSD.

Artigo anterior
Quantos km por litro a fazer 150 faz?
Artigo seguinte
O que são barragens?