Qual mecanismo de defesa específico da neurose obsessiva?

Perguntado por: Gil Amorim Castro  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Além da formação reativa, a neuro- se obsessiva apresenta outros mecanismos de defesa. Nos sintomas obsessivos, encon- tram-se também o deslocamento, o isola- mento e a anulação.

Qual é o mecanismo de defesa da neurose obsessiva?

Aproveitando que o ensaio anterior finaliza ressaltando o isolamento nesta neurose, o segundo ensaio, intitulado “Os Mecanismos de Defesa Presentes na Neurose Obsessiva”, destaca os principais mecanismos de defesa presentes nesta neurose, tais como a anulação, o deslocamento, a formação reativa e o isolamento.

Qual o mecanismo de defesa da neurose?

Seu mecanismo de defesa é o recalque ou repressão. O conteúdo problemático é mantido em segredo. E não só para os outros, mas para o próprio indivíduo que sente.

Como curar a neurose obsessiva?

As neuroses são tratadas com psicoterapia e/ou psicanálise. A abordagem cognitiva-comportamental é a mais recomendada para o tratamento, pois trabalha na forma como a pessoa vê, sente e pensa em relação ao sofrimento e a dor emocional.

Quais são os mecanismos de defesa?

Quais são os mecanismos de defesa? ... Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

MECANISMOS DE DEFESA - na neurose obsessiva - O AFETO É ISOLADO DA IDEIA ORIGINAL - parte 6

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

Quais os mecanismos de defesa de Freud?

Vamos conhecer os 9 mecanismos de defesa pesquisados por Freud:
  • Negação. A negação, na psicologia, é a recusa em aceitar a realidade, pois a verdade pode ser dolorosa demais para o indivíduo conseguir aceitar e lidar com ela. ...
  • Deslocamento. ...
  • Regressão. ...
  • Repressão. ...
  • Projeção. ...
  • Intelectualização. ...
  • Racionalização. ...
  • Formação reativa.

O que causa a neurose obsessiva?

Para Freud, o que provocaria a formação desses sintomas, no caso de uma neurose obsessiva, é a angústia em que o eu está colocado, diante do supereu; e nesse caso, é essa hostilidade advinda do supereu que representa o perigo de que o eu tem de se proteger.

Como eu devo tratar uma paciente histérica?

O tratamento para a histeria deve ser feita com terapia com o objetivo de fazer com que a pessoa consiga controlar melhor os seus sentimentos e sentir-se relaxada, melhorando a sua qualidade de vida.

Quais as características da neurose obsessiva?

Segundo ele, os neuróticos obsessivos têm um superego excessivamente severo e rude; o ego, que é forçado a se submeter ao superego, apresenta fortes formações reativas como consciência, piedade e asseio.

O que é neurose de defesa?

Neuropsicoses de defesa é uma categoria nosológica identificada por Freud em 1894, e abrange distúrbios neuróticos e psicóticos caracterizados por conflitos entre afetos e ideias: histeria, obsessões, fobias e psicoses alucinatórias.

Qual é o mecanismo de defesa da neurose psicose e perversão?

Seu mecanismo de defesa é o recalque ou repressão. Então, enquanto o psicótico encontra sempre fora de si o problema, e acaba por revelar seus distúrbios, ainda que de forma distorcida, o neurótico age da forma oposta. O conteúdo problemático é mantido em segredo.

Qual mecanismo de defesa seria o principal na neurose Fobica?

O mecanismo de defesa psíquico a esses embates utilizado pelos neuróticos é o recalque. Este afasta os conteúdos indesejáveis ou conflituosos da consciência, mas os mantém no inconsciente.

Qual principal mecanismo de defesa que pode usar para não sofrer mais de fobia?

Repressão: impede que pensamentos dolorosos cheguem à consciência, afastando a lembrança de determinados fatos, apesar de continuar armazenados no inconsciente. EX: Sintomas histéricos, fobias, rigidez; Não pare agora...

O que é uma neurose obsessiva?

A neurose obsessiva é então caracterizada como uma neurose cujos sintomas atingem especialmente o pensamento, por oposição à histeria - marcada pela conversão do conflito psíquico para sintomas corporais.

Como Freud tratava a histeria?

“Freud já dizia que a histeria está associada à sexualidade, não só das mulheres, como ele próprio demonstrou, mas também dos homens, que não estão livres dos conflitos inconscientes”, comenta Mara Lucia.

Como a histérica ama?

A histérica ama por procuração; ela é alguém cujo objeto é homossexual; ela aborda este objeto homossexual, por identificação a alguém do outro sexo.

O que é ser uma pessoa histérica?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

Quais são os elementos essenciais do sintoma obsessivo?

Com efeito, seria mais correto falar de “pensar obsessivo”, e esclarecer que as estruturas obsessivas podem corresponder a toda sorte de ato psíquico. Elas podem ser classificadas como desejos, tentações, impulsos, reflexões, dúvidas, ordens ou proibições.

O que acontece com o afeto na neurose obsessiva?

Uma vez que o afeto está livre desta representação, ele é transformado pela soma de excitação sexual em algo somático (no caso da conversão) ou esta soma de afeto permanece na esfera psíquica (de acordo com o mecanismo mais ligado à neurose obsessiva) – o afeto encontra um destino no corpo ou numa falsa idéia (falsa ...

Qual o desejo do obsessivo?

Assim, “o obsessivo está sempre à espera de que o Outro lhe peça algo, movimento pelo qual ele anula o desejo do Outro, reduzindo-o à demanda. Mas é por meio disso que ele sustenta seu desejo como excluído” (RINALDI, 2003, p.

Quais são os principais mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

Quais são principais neuroses?

Os três tipos de neuroses
  • a Neurose Obsessiva,
  • a Neurose Fóbica e.
  • a Neurose de Histeria.

Como se apresenta o mecanismo da psicose?

Os mecanismos de substituição presentes na psicose e na neurose também se diferem, segundo Freud. Na neurose, quando há um fracasso das ações do recalque (verdrängung), há o retorno do recalcado por meio das formações inconscientes, isto é, por meio dos sonhos, sintomas, chistes, lapsos, transferência e atos falhos.

O que é perversão segundo a psicanálise?

Perversão é um termo chave na psicanálise, para ela apropriado pela primeira vez por Sigmund Freud, pai dessa escola de pensamento. ... A perversão é então descrita como uma defesa contra a psicose, a fragmentação do eu.

Artigo anterior
O que acontece se não tirar as verrugas do HPV?
Artigo seguinte
O que acontece se eu construir sem autorização da prefeitura?