Quais as possíveis complicações da gastrostomia e Jejunostomia?

Perguntado por: Nicole Liliana Barros Campos Neves  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

Resultados: As complicações mais relatadas foram saída acidental do tubo, hiperemia, granuloma, vazamento de resíduo gástrico, rompimento do balão e alargamento e fechamento do óstio.

Quais são as possíveis complicações da gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quais as complicações da jejunostomia?

1. Hemorragias (sangramentos); 2. Infecção de ferida operatória; 3. Deslocamento da sonda (tubo) com necessidade de intervenção cirúrgica; 4.

Quais os principais cuidados com a gastrostomia ou jejunostomia?

Cuidados com a GASTROSTOMIA e JEJUNOSTOMIA:

organismo; ▪ Em caso de escape do dispositivo de gastrostomia do orifício, realizar higiene com água fria, manter o paciente deitado de barriga para cima e solicitar o serviço médico de urgência.

Qual a diferença entre jejunostomia e gastrotomia?

qual a diferencia entre jejunostomia e gastrostomia? Difere-se quanto a localização: jejunostomia é uma conexão direta para o jejuno (intestino delgado) e gastrostomia é para o estomago. Dependendo da doença de base, escolhe-se uma ou outra para via de alimentação e suporte nutricional.

GASTROSTOMIA E JEJUNOSTOMIA VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA?

36 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade da gastrostomia e jejunostomia?

A gastrostomia é indicada, assim as sondas nasoenterais, quando o paciente apresenta riscos de aspiração durante a deglutição. Já a jejunostomia é indicada, assim como as sondasnasoenterais pós-pilóricas, quando o paciente está impossibilitado de utilizar o estômago para receber a nutrição.

Para que serve a gastrostomia e jejunostomia?

Gastrostomia e jejunostomia (enterostomia) são procedimentos cirúrgicos para a fixação de uma sonda alimentar para pessoas que não conseguem se alimentar por via oral.

Qual tempo de permanência da sonda gastrostomia e jejunostomia?

A gastrostomia e/ou jejunostomia podem ser temporárias ou definitivas, sendo que no pós-operatório a sonda deve ser mantida aberta, sem troca por pelo menos 3 a 4 dias, para garantir a vedação peritoneal adequada. Além disso, a sonda não deve ser retirada até que a função alimentar tenha sido restabelecida 14.

Quais os riscos da gastrostomia em pacientes idosos?

Introdução
  • aumento do risco de mortalidade;
  • diminuição das atividades de vida diária (AVDs);
  • aumento da hospitalização;
  • limitação física;
  • quedas e fraturas;
  • retraimento social;
  • delírios.

Qual a sonda usada na jejunostomia?

As mais comuns são as sondas de foley (a mesma utilizada para sondar a bexiga) ou sonda de nelaton utilizada também para sondagem de estômago e aspiração de secreções.

Quais os cuidados de enfermagem com a jejunostomia?

Consiste em limpar diariamente a pele ao redor da sonda com água morna ou sabão neutro; aplicar gazes e fixe com fitasalergênicas,observar várias vezes ao dia à pele procurando evidenciar sinais de vazamento ou infecção, tais como: eritema, drenagem purulenta ou edema.

Qual é a função da jejunostomia?

A jejunostomia é realizada em pacientes que perderam, temporária ou definitivamente, a capacidade de deglutir os alimentos e que não podem ou não conseguem se alimentar pela boca, ou pacientes que padeceram lesões cerebrais graves ou transtornos do trato gastrointestinal superior.

Qual a indicação de jejunostomia?

Jejunostomia. Cirurgia laparoscópica. Técnica cirúrgica. RESUMO - Racional : Enfermos que apresentam obstrução digestiva alta, com dificuldade ou impossibilidade de deglutição, podem necessitar suporte nutricional provisório ou permanente16, que pode ser obtido através de gastrostomias e jejunostomias.

Quais são os cuidados de enfermagem com a sonda de gastrostomia?

Verificar diariamente a pele sob a roldana externa da sonda e proteger a pele com creme barreira ou protetor cutâneo para evitar ulcerações locais. Manter a sonda com ligeira tração, deixando a roldana bem ajustada à pele. Girar a sonda 360° uma vez por semana, para evitar aderências à pele.

Quais as desvantagens da gastrostomia?

A principal desvantagem da técnica pull é o alto risco de contaminação ou implantação de tecido neoplásico na parede abdominal, visto que a sonda de gastrostomia percorre o trato gastrointestinal alto antes de se exteriorizar.

Como proteger a gastrostomia?

Indicação a cinta protetora de gastrostomia é indicada para pessoas que se alimentam por gastrostomia através de cateter. Além de proteger, ela oculta o cateter, evitando o desposicionamento, retirada acidental ou voluntária dos mesmos.

Quanto tempo o paciente pode ficar com a gastrostomia?

O tempo de uso da gastrostomia é indeterminado.

Pode entrar ar na GTT?

O balão deve ser enchido com água estéril ou destilada. Solução salina e água de torneira não são recomendadas, pois podem danificar o balão. O ar também não é recomendado para insuflação.

Quem pode manusear gastrostomia?

Conclui-se que a troca da sonda de gastrostomia deve ser realizada pelo profissional enfermeiro desde que tenha segurança na realização do procedimento, avaliando sua competência técnica, garantindo uma assistência de enfermagem segura, com bases científicas e com alto profissionalismo.

Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

Como saber se a gastrostomia saiu do lugar?

Vômito. A movimentação do tubo dentro do estômago, bloqueando a saída dele, pode causar náuseas e vômitos. Uma maneira simples de verificar se o tubo se moveu é fazer uma marca com uma caneta no local onde o tubo sai do abdome.

Como é feita a gastrostomia e jejunostomia?

Confecciona-se a gastrostomia e a jejunostomia através de uma cirurgia ou pela utilização da endoscopia. No entanto, a endoscopia é atualmente a via preferencial, pois é menos invasiva. Logo, reserva-se a via cirúrgica para os casos em que a via endoscópica não é possível.

Qual é a alimentação de paciente com jejunostomia?

Jejunostomia requer diluições ainda maiores e volumes menores. A alimentação geralmente começa em uma concentração de ≤ 0,5 kcal/mL e uma taxa de 25 mL/hora. Após alguns dias, concentrações e volumes podem ser aumentados de modo gradativo até alcançarem as necessidades calóricas e hídricas.

O que é Gastrojejunostomia?

Intervenção cirúrgica que consiste em anastomosar o estômago ao jejuno.

O que é botton de gastrostomia?

A sonda Botton é um dispositivo de silicone que fica no nível da pele do paciente, na região do abdômen. A sonda é ligada diretamente ao estômago por um peque- no orifício na parede abdominal realizado cirurgicamente.

Artigo anterior
Quais apresentam isomeria geométrica?
Artigo seguinte
O que é carta simples Correios?