O que são barragens?

Perguntado por: Rodrigo Marco de Amorim  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)

Uma barragem, represa ou açude é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água; o corpo de água resultante é um lago artificial, o qual também costuma receber as mesmas denominações.

Qual a finalidade de uma barragem?

Barragens são estruturas projetadas por engenheiros, utilizadas como reservatório para contenção e acumulação de substâncias líquidas ou de mistura de líquidos e sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios.

Quais são os tipos de barragens?

Tipos de barragens existentes
  • Barragem de rejeitos. Esse tipo de barragem é considerado como 'o mais comum e mais barato'. ...
  • Barragem de terra. Também considerado um tipo de barragem comum, que pode ser apoiada em tipos variados de fundação. ...
  • Barragem de enrocamento com face de concreto. ...
  • Barragem contraforte de concreto.

O que tem nas barragens da Vale?

O corpo da barragem é construído com o uso de rejeito através de alteamentos sucessivos sobre o próprio rejeito depositado. Os alteamentos são realizados no sentido contrário ao fluxo de água (montante). A barragem necessita de rejeito grosso para que o maciço possa ser construído.

O que é uma barragem de nível?

Barragem de nível é uma estrutura geralmente de concreto, objetivando a elevação do nível de água a montante a uma cota pré-determinada, tendo como principal finalidade a garantia de níveis mínimos, para as estruturas de captação instaladas.

VEJA O QUE ACONTECE QUANDO UMA ENORME BARRAGEM É ABERTA!

43 questões relacionadas encontradas

O que é uma barragem e como é construída?

Uma barragem, represa ou açude é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água; o corpo de água resultante é um lago artificial, o qual também costuma receber as mesmas denominações.

Como é construída uma barragem de água?

Uma barragem deve ser construída com material forte o suficiente para impedir a passagem da água. Algumas são feitas de terra e pedra compactadas, de modo a formar uma barreira resistente, mas a maioria é de concreto.

Quantas Barragens tem a Vale?

Na área de Minério de Ferro, a Vale possui 124 barragens cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM). Ao todo, 82% destas barragens estão localizadas em Minas Gerais.

Quais são as Barragens da Vale em Minas Gerais?

Minas Gerais: barragem Fernandinho (Nova Lima), barragem 8B (Nova Lima) e o dique Rio do Peixe (Itabira)

Qual o tipo de barragem mais segura?

A barragem linha de centro possui um sistema intermediário em termos de custo. E é intermediaria quanto à segurança. Esse tipo de barragem, se comparada com o modelo Montante é bem mais seguro.

Quais os tipos de barragens de mineração?

Tipos de barragens de rejeitos

Barragem por alteamento a montante: No método de alteamento a montante, se constroem degraus com o próprio material de rejeito, ele é o mais simples e também o menos seguro. … Nesse sistema, a barragem vai sendo elevada na forma de degraus conforme vai aumentando o volume dos rejeitos.

Quais são os tipos de barragens de mineração explique?

  • Barragem de terra. Barragem de rejeitos. ...
  • Barragem de Rejeitos. Barragem de enrocamento com face de concreto. ...
  • Barragem de Enrocamento. Barragem contraforte de concreto. ...
  • Barragem com Contrafortes de concreto. Barragem em arco. ...
  • Barragem em arco. Barragem de gravidade em concreto.

Como escolher o tipo de barragem?

A vazão do rio na época da construção pode ser decisiva na escolha do tipo de barragem. É imprescindível a análise de resistência, deformabilidade e permeabilidade do material de fundação sobre o qual a barragem será construída.

Como funciona uma barragem de água?

A barragem funciona como uma barreira, onde são depositados os rejeitos. À medida que o rejeito é depositado, a parte sólida se acomoda no fundo da barragem. A água decantada na parte superior é então drenada e tratada, com parte sendo reutilizada no processo de mineração e o restante devolvido ao meio ambiente.

Qual a finalidade de uma barragem de rejeitos?

As barragens de rejeito são usadas para depositar os resíduos e a água gerados a partir do beneficiamento do minério.

O que é e para que serve uma barragem de rejeitos?

Uma barragem de rejeito é uma estrutura de terra construída para armazenar resíduos do beneficiamento úmido. O rejeito é um material que não possui maior valor econômico, mas para salvaguardas ambientais deve ser devidamente armazenado.

Quantas minas A Vale tem em Minas Gerais?

Vale nas Comunidades

Em Minas, temos mais de 20 minas em operação, a Estrada de Ferro que liga Minas a Vitória ao longo de 905km e mais de 60 mil hectares de áreas preservadas no quadrilátero ferrífero. A atuação da Vale vai também além disso - navegue nesta página para saber mais.

Qual o nome da barragem que se rompeu em Minas Gerais?

Cinco anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, nenhuma das ações reparatórias esperadas foi concluída, de acordo com procuradores integrantes da Força-Tarefa Rio Doce do Ministério Público Federal (MPF).

Qual a maior barragem de Minas Gerais?

A cidade de Paracatu, no Noroeste de Minas, tem atualmente o maior volume de reservatórios de rejeitos de mineração de Minas Gerais. Operadas pela empresa canadense Kinross Gold Corporation, estão as duas maiores barragens do Brasil, a barragem Santo Antônio e a barragem Eustáquio.

Quantas são as barragens do Brasil?

Do Relatório constam 19.388 barragens cadastradas no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), sendo que 82% delas possuem informações de capacidade, 44% de altura, e 45% possuem ato de autorização, outorga ou licenciamento. Até o RSB 2018, estavam cadastradas 17.604 estruturas.

Quem monitora as barragens?

A Política Nacional de Segurança de Barragens-PNSB (lei nº 12.334/2010), define a ANA como instituição responsável por fiscalizar a segurança de barragens de acumulação de água localizadas em rios de domínio da União para as quais emitiu outorga, com exceção daquelas utilizadas para a geração de energia elétrica.

Quais as consequências do rompimento de uma barragem?

Principais consequências dos rompimentos

A presença de minerais como o ferro, o manganês, o arsênio e o chumbo podem diminuir a qualidade da água dos rios e contaminar também os peixes, persistindo na cadeia alimentar até chegar aos seres humanos.

Como é construída as barragens?

As barragens hidrelétricas podem ser construídas com um ou vários tipos de materiais em uma mesma estrutura, entre eles: concreto, terra, enrocamento etc, usualmente utilizados nos empreendimentos das empresas Eletrobras, que têm estruturas consideradas de grande porte.

Qual a necessidade de se construir uma barragem num determinado local?

A construção de uma barragem poderá ser feita visando atender a diversas situações, tais como permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; armazenar água para ser utilizada em irrigações; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, por gravidade, a sistemas de irrigação, ...

Quanto tempo dura uma barragem?

Poucas pessoas sabem, mas as hidrelétricas têm vida útil. Há informações de que uma usina pode chegar a 50 anos e ser estendida por mais 50 anos desde que sejam feitos novos investimentos.

Artigo anterior
Quais as diferenças entre as licenças GPL e BSD?
Artigo seguinte
O que fazer na Suíça em 5 dias?