Quais as desvantagens da Zona Franca de Manaus?

Perguntado por: Verónica Alice Teixeira Lopes  |  Última atualização: 12. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (72 avaliações)

Uma das principais críticas à Zona Franca é a criação de uma forte dependência econômica dos benefícios fiscais concedidos. A região de Manaus tornou-se altamente dependente das vantagens tributárias, esse fator pode dificultar a diversificação da economia e aumentar a vulnerabilidade da região a crises econômicas.

Quais os pontos negativos da Zona Franca de Manaus?

Lentidão do desenvolvimento de áreas de pesquisa – especialmente de biotecnologia e sustentabilidade; Desconsideração de características socioeconômicas locais – implantação de modelo que ignora esses pontos.

Quais os desafios da Zona Franca de Manaus?

O modelo da Zona Franca de Manaus enfrenta críticas desde a década de 1970, a maioria delas alegando dificuldades dos outros estados em competir com os incentivos dados ao distrito industrial de Manaus, bem como preocupações sobre se tais incentivos de fato iriam induzir a constituição das bases para o desenvolvimento ...

Quais vantagens da Zona Franca de Manaus?

Os benefícios se referem, de modo geral, a isenções, reduções de base de cálculo e diferimento (prorrogação do prazo) de pagamento do ICMS incidente tanto na aquisição de insumos, quanto na saída de produtos acabados.

Porque Manaus tem Zona Franca?

A Zona Franca de Manaus surgiu em 1967, durante o regime militar, por meio do Decreto-Lei nº 288/67. A finalidade inicial desse projeto era estabelecer incentivos fiscais por 30 anos para criar um pólo industrial, comercial e agropecuário na Amazônia.

POR QUE A ZONA FRANCA DE MANAUS É A CARNIÇA PREFERIDA DO BRASIL? Ricardo Salles explica

41 questões relacionadas encontradas

Como a Zona Franca funciona?

A Zona Franca se destaca por oferecer incentivos fiscais às empresas que se instalam nela, visando principalmente estimular o desenvolvimento econômico da área designada. Existem Zonas Francas ao redor do mundo inteiro, como por exemplo Portugal, Chile, Alemanha, França, China, Dinamarca, entre outros países.

Quando acabou a Zona Franca de Manaus?

Emenda promulgada em 2014 havia prorrogado a vigência da Zona Franca de Manaus por 50 anos a partir de 2023, quando se encerrariam os benefícios fiscais da área. Já a Lei 9.532, de 1997, alterada pelo projeto, previa que os incentivos se encerrariam em 2024.

Quantos anos tem a Zona Franca de Manaus?

Em 6 de junho de 1957 a lei nº 3.173, foi sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, criando uma Zona Franca na cidade de Manaus.

Porque se chama Zona Franca?

São lugares onde o governo estimula a criação de empresas e indústrias com o abaixo dos impostos e ajudando com o capital financeiro. Algumas zonas econômicas especiais são chamadas de "free ports". Às vezes, elas historicamente foram dotados de regulamentos aduaneiros favoráveis, como o porto livre de Trieste.

Qual a principal meta da Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.

Quem criou a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus (ZFM), porém, só saiu do papel seis anos depois, mediante a Lei nº 3.173, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1957. A ZFM surgiu com objetivo de ser um porto livre destinado ao armazenamento, beneficiamento e retirada de produtos do exterior.

Quais as empresas que atuam na Zona Franca de Manaus?

Os maiores fabricantes de eletrônicos da Zona Franca de Manaus incluem algumas das empresas nacionais e internacionais mais conhecidas do mercado.
  • Cal-Comp. ...
  • CCE. ...
  • Digitron. ...
  • Flex Industries. ...
  • GBR Componentes. ...
  • Terra Amazônia. ...
  • LG. ...
  • Microsoft.

Em que governo foi criada a Zona Franca de Manaus?

Qual a influência econômica e no dia a dia na região Norte? A Zona Franca de Manaus foi criada por meio de um decreto do Governo Federal, em 1967, com a proposta de fortalecer uma base econômica na região amazônica, tudo isso através de incentivos fiscais para empresas.

Quantas pessoas trabalham na Zona Franca de Manaus?

57 anos da Zona Franca de Manaus

É responsável por uma média de 112,5 mil empregos diretos, além da geração de empregos em outros Estados do Brasil, seja na venda dos bens finais ou ainda na comercialização de insumos para a produção industrial.

Como funciona a tributação na Zona Franca de Manaus?

Impostos na Zona Franca de Manaus

Em primeiro lugar, a Zona Franca de Manaus não é livre de impostos. Trata-se de uma região com política tributária diferenciada em relação ao restante do País como forma de compensar os custos adicionais de se fabricar fora dos grandes centros consumidores.

Quanto custa a Zona Franca de Manaus?

Durante o encontro, foram aprovados 33 projetos industriais e de serviços, com investimento de R$ 1,2 bilhão na Zona Franca de Manaus. Em três anos, o faturamento projetado é superior a R$ 6,4 bilhões, com a previsão de gerar 1.084 novos empregos na região.

Quais são as zonas francas no Brasil?

  • Brasileia/Epitaciolândia (AC)
  • Cruzeiro do Sul (AC)
  • Macapá/Santana (AP)
  • Tabatinga (AM)
  • Guajará-Mirim (RO)
  • Boa Vista e Bonfim (RR)

Qual o nome atual que recebe a Zona Franca?

Quem deve ter Suframa? As empresas que desejam investir nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima precisam estar registradas na Suframa para obter os benefícios fiscais e incentivos oferecidos pela Zona Franca de Manaus (ZFM).

Como funciona a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é uma área empresarial e industrial criada na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, cujo objetivo principal é atrair empresas e promover uma maior ocupação e integração territorial com a região Norte do país. Atualmente, existem mais de 500 empresas instaladas em seus domínios.

Qual é a economia de Manaus?

As principais atividades primárias de Manaus estão ligadas ao extrativismo, como a coleta e beneficiamento de castanhas e açaí. A atividade pesqueira também é muito forte no município, assim como a agricultura de subsistência.

Qual é a empresa mais rica de Manaus?

TOP 7 EMPRESAS POR FATURAMENTO – AMAZONAS
  • SUPERATACADO NOVA ERA AM 2.321.000.000.
  • DUNORTE DISTRIBUIDORA AM 1.460.911.574.
  • BIG AMIGÃO - MATRIZ AM 791.850.654.
  • DI FELICIA AM 697.565.202.
  • FENNIX BRASIL DISTRIBUIDORA AM 206.817.809.
  • BROKER AMAZÔNIA AM 181.134.723.
  • TAPAJÓS DISTRIBUIDORA AM 158.972.537.

Em que ano foi criada a Zona Franca de Manaus?

Sua concepção foi dada com o decreto-lei número 3.173 de 6 de junho de 1957, que criou uma zona franca para armazenamento ou depósito de mercadorias em águas tributárias do rio Amazonas.

Quais são os principais produtos produzidos na Zona Franca de Manaus?

Na lista de produtos que não vão ter redução do IPI estão itens que são tipicamente produzidos na Zona Franca de Manaus, como xarope de refrigerantes, isqueiro, carregador de bateria, lâmina de barbear, caixa registradora, relógio de pulso, caneta esferográfica e máquina de lavar louça.

Artigo anterior
O que é uma linguagem técnica?
Artigo seguinte
Quantos quilos uma barra de ferro 3 8 suporta?