O que vale como comprovante de Meia-entrada?

Perguntado por: Alícia Eduarda de Amaral  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

Declaração escolar; Bilhete escolar; Carteirinhas escolares emitidas em outras instituições; Carteira de Identificação Estudantil (CIE) com validade vencida.

O que serve como comprovante para meia-entrada?

O que levar: Carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação ou holerite acompanhado de documento oficial com foto. O que levar: Documento oficial expedido pelos bancos de sangue do Estado e um documento oficial com foto.

O que vale como comprovante de estudante?

No caso de pessoas de escolas públicas, está sendo pedida a carteirinha do estudante (RG escolar) mais o comprovante de matrícula; para estudantes de escolas particulares, a apresentação da carteirinha do estudante mais o boleto bancário do mês vigente.

O que pode ser usado para comprovar meia-entrada?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos: documento oficial com foto, que contenha a data de nascimento. Estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino mediante apresentação de um dos documentos listados abaixo: Carteira de Estudante OU documento com foto e comprovação de matrícula atual.

Sou estudante mas não tenho carteirinha posso comprar meia-entrada?

Tem como pagar meia sem carteirinha de estudante? Para os estudantes conseguirem comprar meia entrada e fazer valer o seu direito, é preciso apresentar a carteira de estudante.

Saiba como fazer a Carteirinha de Estudante Digital 2024 [Meia-Entrada]

15 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir a carteirinha de estudante?

A ID Estudantil, lançada em 6 de setembro de 2019, permitia a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada. O produto foi ofertado em ambiente digital, nas lojas Google Play e Apple Store, o que evitou a impressão de papel e reduziu a burocracia e o risco de fraudes.

Como comprovar meia sem carteirinha?

Documento de identidade oficial com foto. Lei Federal 10.741/03 (Art. 23).

Qual carteirinha de estudante é válida para meia-entrada?

A ID Estudantil, lançada em 6 de setembro de 2019, permitia a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada. O produto foi ofertado em ambiente digital, nas lojas Google Play e Apple Store, o que evitou a impressão de papel e reduziu a burocracia e o risco de fraudes.

Quem é doador de sangue paga meia no cinema?

Conforme a Lei nº 13.891, de 2 de janeiro de 2012, doadores de sangue regulares têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. A meia-entrada corresponde a 50% do valor do ingresso, sem restrição de data e horário.

Como fazer carteirinha de estudante online grátis?

Passo a passo para o ID estudantil
  1. Fazer o download do aplicativo:Acesse a Google Play ou Apple Store e procure por ID Estudantil. ...
  2. Abra o aplicativo ID Estudantil no seu celular.
  3. Clique em "Entrar com gov.br"
  4. Digite seu CPF e senha da conta única do Governo.
  5. Clique em "Adicional"
  6. Selecione a opção "Minha ID Estudantil"

Como ter acesso a meia-entrada?

As leis federais em vigor garantem o benefício da Meia-Entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda (com idade entre 15 e 29 anos e que precisam apresentar o ID Jovem).

Como ter direito à meia-entrada?

Jovens de baixa renda: “§ 9º Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento. “

Como pagar meia-entrada sendo estudante?

Uma forma de fazer isso é por meio do aplicativo ID Jovem 2.0, disponível para quem tem celular Android. Caso não tenha celular, é possível acessar o site do benfício para ter acesso à ID Jovem. Para ambos, o documento tem prazo de seis meses -- mas pode ser renovado pelo app de forma gratuita.

O que acontece se não comprovar a meia-entrada?

Os estabelecimentos poderão recusar qualquer outro documento que não seja o documento do estudante padronizado, sem direito a reembolso.

Quantas vezes precisa doar sangue para pagar meia-entrada?

Ter entre 16 e 69 anos*; Sentir-se fisicamente bem; Pesar acima de 50 kg; Não ter doado sangue há menos de 60 dias, dentro de quatro doações anuais (homens), ou há 90 dias, dentro de três doações anuais (mulheres);

Como provar que você é estudante no cinema?

Segundo a Lei 12.933/2013, o estudante deve providenciar o documento de identificação estudantil, que deve ser padronizado e emitido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e ...

Quem tem 18 anos paga meia-entrada no cinema?

Condição para usufruir do benefício: apresentação de “Identidade Jovem” acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional.

Como pagar meia no cinema sem ser estudante?

Qualquer cliente Vivo pode pagar meia nos cinemas da rede Cinemark: basta informar seu CPF no momento da compra (vale, também, para compras pela internet).

Tem como pagar meia no cinema com declaração escolar?

Pode usar comprovante de matrícula para pagar meia no cinema? Veja a seguir quem paga meia no cinema: Estudantes: Os alunos de todas as idades podem se beneficiar da meia-entrada no cinema e em outros lugares, contanto que apresentem um comprovante de matrícula válido e a sua carteira de identidade estudantil.

Como funciona a meia-entrada?

No Brasil, a Lei da Meia-Entrada foi criada com o objetivo de assegurar que estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda tenham acesso a eventos diversos, como cinemas, teatros, shows, museus e eventos esportivos, pagando apenas metade do valor do ingresso.

Quantos ingressos meia-entrada por CPF?

Quantas meias pode comprar por CPF? Sim, é possível comprar a meia-entrada para outra pessoa desde que não ultrapasse o limite de 4 ingressos por CPF e que os dados da meia-entrada sejam informados corretamente no ato da compra.

Qual carteirinha de estudante é válida?

Portanto o único légitimo documento do estudante, válido em território nacional, emitido pela UBES, UNE e ANPG, é o Documento Nacional do Estudante (DNE), que deve ser emitido somente pelo site www.documentodoestudante.com.br/.

Como tirar meia-entrada de graça?

Você pode ou acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixar o app ID Jovem; Em sequência, preencha com as informações solicitadas. Como dados para contato, foto para personalizar o documento, nome da mãe, nome completo e NIS; Aguarde.

Como conseguir carteirinha de estudante rápido?

Como fazer Carteira de Estudante Digital do MEC
  1. Acesse idestudantil.mec.gov.br;
  2. Role a página e clique em “Sua instituição de ensino está inscrita?”;
  3. Consulte respectivamente Estado, Cidade e Nome da instituição;
  4. Se sua instituição de ensino estiver na lista, é possível emitir a ID Estudantil.

Como ter meia-entrada de graça?

Jovens de 15 a 29 anos podem obter o documento Identidade Jovem (ID Jovem), que permite o acesso a benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.

Artigo anterior
O que é o formal indiciamento?
Artigo seguinte
Quais são os medicamentos antiespasmódicos?