O que é o formal indiciamento?

Perguntado por: Tomé Tiago de Matias  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

O indiciamento, ou indiciação, é um ato policial pelo qual o presidente do inquérito conclui haver suficientes indícios de autoria, ou seja, circunstâncias relacionadas com o fato delituoso ...

O que é um indiciamento formal?

O indiciamento formal acontece durante a investigação criminal quando o Delegado de Polícia acredita que há provas do crime e indícios suficientes de autoria. Nesse processo, é feito o “auto de qualificação e interrogatório,” onde o suspeito é oficialmente informado das acusações.

Quais os atos praticados no indiciamento formal?

Na verdade, o formal indiciamento consiste no interrogatório policial, na colheita da qualificação do suspeito, na identificação dactiloscópica, na coleta dos dados de sua vida pregressa e no preenchimento do BIC - Boletim de Identificação Criminal –, no qual constam todas as características físicas do indivíduo, da ...

O que acontece após uma pessoa ser indiciada?

Ser indiciado, isto é, ser apontado como autor do crime pelos indícios colhidos no inquérito policial, implica constrangimento, pois tal informação constará da folha de antecedentes do indivíduo, tornando-se, permanente, ainda que o inquérito, posteriormente, venha a ser arquivado.

O que significa o indiciamento?

Indiciamento nada mais é do que o juízo de valor da Autoridade Policial sobre determinada infração penal atribuindo-a ao investigado que, a partir desse momento, passa a figurar a condição de "indiciado". Numa definição mais técnica indiciar é atribuir a autoria (ou participação) de uma infração penal a uma pessoa.

Dica jurídica - Entenda o significado de indiciamento

24 questões relacionadas encontradas

Quais os efeitos do indiciamento?

O efeito principal do ato de indiciamento é firmar a condição do sujeito passivo como autor da infração criminal, sob a ótica do delegado de polícia, no curso da investigação.

Quem pode fazer o indiciamento?

Conforme o art. 2º, § 6º, da Lei 12.830/13, “o indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.”

Qual a diferença entre indiciado é réu?

O indiciamento é formalizado pelo delegado, convencido pelas evidencias apresentadas no inquérito policial. Réu ou acusado: Neste momento, após a conclusão do inquérito, a autoridade policial encaminha a denúncia ao Ministério Público, que por sua vez a apresenta à Justiça.

Qual o momento do indiciamento?

Momento. O indiciamento pode se dar desde a lavratura do auto de prisão em flagrante até o relatório final produzido pela autoridade policial. Recebida a peça acusatória pelo magistrado, não mais é possível o indiciamento, pois se trata de ato próprio da fase investigatória.

Como saber se você foi indiciado?

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

Qual a diferença entre acusado e indiciado?

A palavra acusado no mundo jurídico serve para indicar a pessoa contra a qual há um processo. Se contra a pessoa há apenas um inquérito policial, dizemos que a pessoa é indiciada. Na dúvida, diga apenas suspeito, que é um termo genérico.

Quanto tempo leva para um inquérito virar processo?

Art. 66. O prazo para conclusão do inquérito policial será de quinze dias, quando o indiciado estiver prêso, podendo ser prorrogado por mais quinze dias, a pedido, devidamente fundamentado, da autoridade policial e deferido pelo Juiz a que competir o conhecimento do processo.

O que deve conter no indiciamento?

Quanto ao crime cometido, devem constar no indiciamento informações sobre o dia do delito, a data do fato, da identificação e da instauração do inquérito policial e da respectiva repartição de polícia.

O que acontece se o delegado não indiciar?

Concluímos, portanto que, caso o MP ofereça a denuncia mesmo não havendo o indiciamento da autoridade policial, representado pelo delegado o qual, conforme a lei 12.830/2013 é o titular do ato, poderá e deverá o juiz rejeitar a denuncia ou absolver sumariamente o acusado.

Quanto tempo uma pessoa pode ser investigada?

Quanto tempo para um inquérito ser arquivado? Estes prazos (10 dias e 30 dias) são a regra prevista no CPP. Entretanto, existem exceções previstas em outras leis: Crimes de competência da Justiça Federal – 15 dias para indiciado preso e 30 dias para indiciado solto.

Pode haver denúncia sem indiciamento?

Pode denunciar pessoa que não haja sido indiciada ou mesmo pedir o arquivamento do inquérito por falta de provas, sem nenhuma vinculação às conclusões das autoridades policiais.

Quais os direitos do investigado?

O direito que o investigado possui são estes previstos constitucionalmente na fase das investigações policiais devendo os mesmos ser respeitados, bem como: o silêncio, o contraditório, a ampla defesa, sigilo absoluto da investigação para que não exponha o investigado.

O que é ser indiciado por crime?

É a imputação a alguém, no inquérito policial, da prática do ilícito penal, sempre que houver razoáveis indícios de autoria. Com o indiciamento o investigado passa da condição de mero suspeito à de provável autor da infração penal investigada.

Quem é o indiciado no processo penal?

O indiciamento é o ato policial no qual o Delegado de Polícia indica quem se julga, em princípio, ser o autor do fato.

O que acontece quando a pessoa vira réu?

O réu, após responder a processo, pode ser absolvido ou condenado a cumprir pena. Conforme o Código Penal, a pena pode ser privativa de liberdade, ou seja, de prisão ou restritiva de direitos, como, por exemplo, a prestação de serviços comunitários ou multa.

O que o Estatuto do delegado prevê em relação ao indiciamento?

12.830/2013, que previu no § 6º do art. 2º que: “O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias”.

Quem é ouvido primeiro no inquérito policial?

Momento de ouvir o ofendido: A autoridade policial decide qual o momento melhor para ouvir o ofendido. Normalmente é o primeiro a ser ouvido, pois a ele compete narrar e esclarecer detalhes do fato. Esgotando os meios para ouvir o ofendido: Ver comentários ao artigo 201.

Quais são as etapas de uma investigação criminal?

Fases do processo criminal e a devida atuação técnica.
  • 1) Fase Investigativa: ...
  • 2) Audiência de Custódia: ...
  • 3) Denúncia: ...
  • 4) Recebimento da Denúncia: ...
  • 5) 1ª Defesa Técnica: Resposta à acusação: ...
  • 6) Audiência de Instrução e Julgamento: ...
  • 7) Alegações Finais: ...
  • 8) Sentença: Encerra-se o procedimento em 1ª instância:

Para quem o delegado envia o inquérito policial?

Como o artigo 10, § 1º do CPP fala claramente que o inquérito policial será encaminhado ao JUIZ, e este, por sua vez, encaminhará o inquérito para o Ministério Público, esse trâmite não poderia ser mudado pela referida lei orgânica, que estaria legislando sobre processo penal, o que só cabe à União fazer.

Quanto tempo dura uma investigação da polícia Civil?

A segunda corrente, majoritária e que reputamos mais acertada, assevera que o prazo mínimo para conclusão das investigações é de 10 dias, sendo que, em perdurando a prisão temporária por mais tempo, o prazo para término das investigações lhe acompanhará.

Artigo anterior
Onde mora o humorista Rafael Cunha?
Artigo seguinte
O que vale como comprovante de Meia-entrada?