O que são estruturas clínicas?
Perguntado por: Mafalda Barbosa Brito | Última atualização: 25. März 2022Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)
As estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) são importantes balizadores para a prática do psicanalista, desde que as apreendamos como formas do sujeito se apresentar (bem como seus impasses e dilemas) e não somente como modelos rígidos ou tipos de subjetividade.
O que é uma estrutura clínica?
O sujeito se apóia na estrutura, fazendo, de certa maneira, as coisas sempre da mesma maneira em formas e níveis diferentes. ... A estrutura clínica tem relação com o modo como o sujeito lidou com a castração. Ela se mostra no nível da linguagem, da metáfora paterna e da falta no Outro.
Quais são as estruturas clínicas?
São elas: Psicose, Neurose e Perversão. Vimos também que uma vez definida a personalidade dentro de uma das estruturas, ela nunca mudará, podendo apenas variar o grau de intensidade dos sintomas específicos de cada uma.
Quais são as três estruturas clínicas pensadas por Sigmund Freud?
Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.
O que é um sintoma é a qual estrutura clínica ele pertence?
O sintoma é o trabalho de todo sujeito para dar conta do Real. Assim, "não deve ser dissociado do sujeito, algo que deve ser modificado, mas não arrancado do sujeito, por ser fundamental em sua estrutura" (Ocariz, 2003, p.
Neurose x Psicose x Perversão - Entenda as estruturas clínicas
Qual o conceito de sintoma?
Na literatura médica, sintoma é qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir-se em um início de doença.
O que é um sintoma para Freud?
Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).
O que são estruturas clínicas para a psicanálise?
As estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) são importantes balizadores para a prática do psicanalista, desde que as apreendamos como formas do sujeito se apresentar (bem como seus impasses e dilemas) e não somente como modelos rígidos ou tipos de subjetividade.
Quais são as três estruturas da personalidade?
Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.
O que é estrutura clínica psicanálise?
Cada estrutura clínica psicanalítica é o resultado de múltiplas vivências complexas e paradoxais de cada criança com o seu par parental (mãe e pai), a partir da Bejahung, ou seja, da inscrição primeira do Nome-do-Pai (ou da falta dessa inscrição), de sua presença ou ausência, com as consequências nos apontando três ...
Quais são as estruturas mentais?
A nossa mente, nesta compreensão, se organiza em três níveis estruturais diferentes, a saber, neurose, estados borderline, e psicose. Compreendê-los não é difícil. Por neurose, entendido como nível de estrutura psíquica, Kernberg entende um quadro bastante favorável.
Quais são as estruturas neuróticas?
A neurose é uma estrutura da personalidade que está intimamente ligada à angústia. ... Segundo especialistas, a forma como a pessoa lida com essa ansiedade é o que a encaixa em um dos três tipos de neurose: a fóbica, a histérica e a obsessiva. A neurose é a estrutura de personalidade mais comum e saudável.
Quais são as três principais estruturas dentro da psicopatologia e explique cada uma delas?
Cada uma dessas estruturas: neurose, psicose e perversão, possui, segundo Freud, um mecanismo de defesa específico. Esse mecanismo de defesa nada mais é do que uma forma inconsciente que a mente do indivíduo encontra para lidar com o sofrimento que advém do Complexo de Édipo.
O que é estrutura psicológica?
Na psicologia, a estrutura consiste, como vimos, em todos holísticos que determinam tanto o tipo dos elementos como as relações que se estabelecem entre eles. Não tem importância, nesta perspectiva, a relação entre os elementos. Na psicanálise, a estrutura é um sistema que define as relações entre os elementos.
O que é uma estrutura psicótica?
A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).
Quais os três mecanismos de defesa relacionados com as estruturas clínicas?
- Formação reativa. Entra em ação quando a pessoa adota um comportamento exatamente oposto ao do que realmente é sentido ou vivenciado de forma recalcada. ...
- Repressão ou recalque. ...
- Negação. ...
- Projeção. ...
- Sublimação. ...
- Regressão.
O que são estruturas da personalidade?
A estrutura da personalidade representa as bases constantes (elementos psíquicos fundamentais) sobre as quais se estabelece o funcionamento psíquico de um sujeito.
Quais são os componentes da personalidade?
Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.
O que caracteriza a estrutura de personalidade?
A estrutura da personalidade concebida originalmente, em termos topográficos como consciente, pré-consciente e inconsciente, é substituída pelo conceito dinâmico do id, que representa as forças biológicas, instintivas da personalidade; e ego, que representa o princípio da realidade, e o superego, que representa as ...
Qual a importância do estudo do inconsciente nas estruturas clínicas da psicanálise freudiana?
Entender o que acontece no inconsciente, permite ao paciente tratar: problemas; traumas; defesas que ele poderia nem saber possuir.
Como a psicanálise estrutura a formação da personalidade?
A personalidade é concebida como estruturada em instâncias consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente consiste em tudo aquilo de que nos damos conta, como as sensações, percepções, memórias, sentimentos e fantasias.
Qual a estrutura da personalidade humana para Freud?
O maior explorador da psicanálise, Sigmund Freud, arriscou ordenar três componentes básicos da vida psíquica humana. Sendo eles: o id, ego e superego. O id é o elemento mais primitivo da personalidade, sendo este o sistema original com o qual já nascemos.
Qual a origem dos sintomas segundo a psicanálise?
Freud conceituou o sintoma escutando as queixas de suas pacientes. Era um olhar médico, curioso. Concluiu que o sintoma não era sinal de uma doença, e sim, a expressão particular de um conflito psíquico. O sintoma ganhou o estatuto de formação do inconsciente, assim como os sonhos e os esquecimentos.
Qual a diferença da visão do sintoma em psicanálise?
O sintoma na psicanálise, em diferença com a medicina, não se refere a algo detectável no organismo e que permite elaborar o diagnóstico de uma doença médica. O sentido do sintoma na psicanálise, como sintoma neurótico, leva ao sujeito do inconsciente.
O que Freud quer dizer quando fala da relação entre sintomas e defesas?
Desde suas primeiras publicações psicanalíticas, Freud concebia os sintomas como formações de compromisso entre as forças recalcadas e as recalcadoras ocasionadas pelo retorno das lembranças recalcadas, isto é, pelo fracasso da defesa (Freud, 1896c, p. 169-170).
Como ser um imigrante legal nos Estados Unidos?
Como converter qualidade de vídeo?