Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?
Perguntado por: Verónica Cláudia Cunha | Última atualização: 16. Dezember 2024Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)
- Dinheiro e reserva em caixa;
- Aplicações financeiras e investimentos de curto prazo;
- Contas e títulos a receber;
- Estoque e produtos inacabados;
- Despesas antecipadas;
- Depósito bancário à vista;
- Mercadorias e matérias-primas.
Quais são as contas do ativo circulante?
Principais exemplos de ativos circulantes
Mercadorias; Dinheiro em caixa; Aplicações financeiras de curto prazo; Contas a receber no curto prazo.
Qual das seguintes contas pertence ao ativo circulante?
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
O que se enquadra no ativo circulante?
Pode ser da venda de produtos em estoque, antecipação de contas a receber ou dinheiro de caixa. Todas essas fontes de recursos e outras que possibilitam levantar dinheiro rápido, fazem parte do ativo circulante.
Quais são todas as contas do ativo?
As contas do ativo circulante são a força vital de qualquer negócio. São as contas usadas para pagar estoques, despesas operacionais e outras obrigações de curto prazo. Existem quatro tipos principais de contas de ativos circulantes: dinheiro, contas a receber, estoque e despesas pré-pagas.
ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE
Quais são os ativos circulantes e não circulantes?
Com características bem distintas entre si, os ativos circulantes são todos aqueles bens patrimoniais que podem ser negociáveis, ou seja, convertidos monetariamente em recursos em curto prazo. Já os ativos não circulantes somente podem ser negociados por um prazo acima de 12 meses.
Quais são as principais contas do Ativo Não Circulante?
- Marcas e patentes, considerados propriedades intelectuais;
- Equipamentos e maquinários;
- Imóveis;
- Aplicações financeiras de longo prazo (mais que 12 meses).
Quais são as contas que pertencem ao passivo circulante?
- Fornecedores ou duplicatas a pagar;
- Empréstimos bancários;
- Títulos a pagar;
- Encargos sociais a pagar;
- Salários a pagar;
- Impostos a pagar.
Qual a primeira conta contábil classificada no ativo circulante?
As contas a receber classificadas como ativos circulantes operacionais são os estoques e duplicatas a receber, principalmente.
Quais contas fazem parte do passivo não circulante?
- Empréstimos obtidos para construção de imóveis.
- Financiamentos de veículos.
- Dívidas tributárias.
- Ações preferenciais.
- Obrigações trabalhistas.
São classificados no passivo circulante?
Passivo circulante é uma classificação dos passivos que uma empresa possui. São obrigações com vencimento no curto prazo, normalmente menores do que um ano. Por exemplo: fornecedores (em dinheiro ou bens), funcionários (em dinheiro), impostos a pagar, empréstimos bancários e financiamentos.
Como são classificados as contas do ativo e do passivo?
As contas de ativos e passivos são divididas em dois grupos distintos, circulantes e não circulantes.
Quais são os 4 grupos que fazem parte do ativo não circulante?
- Ativo Realizável a Longo Prazo. É o conjunto de bens e direitos que podem ser realizados apenas no próximo exercício contábil. ...
- Investimentos. ...
- Ativo Imobilizado. ...
- Ativo Intangível.
Quais são os 5 elementos contábeis?
Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita e Despesa.
Como as contas contabeis se dividem?
As contas patrimoniais são classificadas como Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. As contas ativas abrigam os bens e os direitos, já nas contas passivas são registradas as obrigações com terceiros e o capital pertencente aos sócios e acionistas são alocados no Patrimônio Líquido.
Em qual ordem são classificadas as contas no ativo?
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.
O que compõe o passivo?
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.
Qual a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante?
Em suma, vimos que enquanto o ativo circulante é basicamente o capital de alta liquidez facilmente convertido em dinheiro para pagar débitos e obrigações de curto prazo, que, por sua vez, são os passivos circulantes.
Quais os tipos de passivo?
- Passivos circulantes.
- Passivos não circulantes.
- Ambientais.
- Passivos a descoberto.
- Passivos permanentes.
- Operacionais.
- Passivos flutuantes.
Por que o patrimônio líquido faz parte do passivo?
Afinal, o patrimônio líquido é passivo? E por qual motivo? A Lei 6.404/76, artigo 178, § 2, diz “sim”. Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.
O que entra no passivo financeiro?
Enquanto os passivos financeiros são os gastos de empréstimos, financiamentos ou qualquer despesa com encargo financeiro, o ativo é o valor que a empresa deverá receber. Portanto, os ativos financeiros são qualquer bem ou posse da empresa que gerará renda a curto, médio ou longo prazo.
O que vem primeiro balanço patrimonial ou DRE?
A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é um instrumento através do qual é possível avaliar se as operações da empresa estão gerando lucro ou prejuízo em um determinado período, e vem complementar o balanço patrimonial.
Porque o ativo é igual ao passivo?
O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
O que é um balancete?
O balancete é um documento contábil que mostra o saldo de todas as contas de uma empresa em um determinado período de tempo, geralmente mensal. Ele é usado como uma ferramenta de verificação para garantir que o livro contábil esteja equilibrado e que todas as transações financeiras sejam corretamente registradas.
Quem avalia o PPP no INSS?
Quais as estátuas mais altas do Brasil?