O quê o espiritismo diz sobre a epilepsia?

Perguntado por: Kevin Loureiro de Coelho  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

Alguns grupos religiosos podem compreender as manifestações da epilepsia como sinais de um problema espiritual. Os espíritas kardecistas interpretam as crises como fruto da ação de obsessores desencarnados, alguns protestantes evangélicos podem entender a doença como decorrente da ação de demônios.

O que Deus diz sobre epilepsia?

Na Bíblia encontramos duas descrições de pessoas com epilepsia. Uma está em Marcos 9:14-29 que nos conta o tratamento de um menino que foi trazido por seu pai a Jesus, passagem imortalizada nos célebres quadros de Rafael e Rubens da Transfiguração de Cristo.

Qual demônio da epilepsia?

Como explicou em um estudo publicado no Le Journal des Médecines Cunéiformes, o desenho é uma representação do demônio Bennu, que, para os assírios da época, era o responsável por causar a epilepsia.

Como se transmite a epilepsia?

A epilepsia é uma doença contagiosa

Mito. A epilepsia não é transmitida por contágio. Trata-se de uma doença neurológica, geneticamente determinada (e nem sempre hereditária) ou decorrente de algum problema de saúde, como AVC, tumor ou uma lesão cerebral adquirida, por exemplo.

Porque as pessoas dão epilepsia?

Causas de Epilepsia e Convulsões

A epilepsia ocorre principalmente em crianças, mas pode afetar todas as idades. As causas mais frequentes no adulto são: traumatismo craniano, acidentes vasculares cerebrais (AVC), tumores, malformações vasculares, doenças metabólicas, doenças infecciosas cerebrais ou doenças cardíacas.

Epilepsia e experiências espirituais: qual a relação?

36 questões relacionadas encontradas

O que é bom para evitar a epilepsia?

É possível impedir uma crise?
  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Quem tem epilepsia pode namorar?

As pessoas com epilepsia podem casar, ter filhos e levar vidas normais. Enquanto você é jovem não há diferença com outras pessoas da sua idade. Você pode namorar e se divertir em festas. Pode ir à praia, a excursões ou passar o tempo com os seus amigos, como qualquer outro.

Quem tem epilepsia morre mais cedo?

Quem tem epilepsia pode ter morte súbita? Sim. A morte súbita é observada com maior frequência em pessoas com epilepsia, chamada Morte Súbita Inesperada em Epilepsia, parece estar relacionada com o número de crises generalizadas que apresenta, principalmente à noite, quando são menos vigiados.

Como se comporta uma pessoa com epilepsia?

Quais os sinais e sintomas?
  1. contração involuntária da musculatura;
  2. corpo rígido;
  3. movimentos desordenados;
  4. tremores e contração dos membros;
  5. perda de consciência;
  6. perda de esfíncter (urinário e fecal);
  7. mordedura da língua;
  8. salivação excessiva.

Quem tem epilepsia não pode ter raiva?

A Epilepsia pode ter causa genética, estrutural ou metabólica e relaciona-se com uma atividade neuronal anormalmente excessiva ou síncrona em uma parte do cérebro. Dessa forma, estresse emocional não causa Epilepsia.

O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?

Ela consiste em reduzir os carboidratos e proteínas vegetais e investir em alimentos fontes de gordura e proteína animal, além de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Com isso, são eliminados também o açúcar, as frituras e massas.

São Valentim protetor dos epilépticos?

São Valentim também é conhecido como o santo padroeiro das pessoas com epilepsia. Essa informação vem de registros em obras de arte cristãs, onde o santo supostamente foi pintado em algumas ocasiões curando pessoas com epilepsia. O primeiro exemplo disso consta no livro “The Nuremberg Chronicle”, publicado em 1493.

Quem tem epilepsia pode andar de bicicleta?

Crianças com epilepsia não podem nadar ou andar de bicicleta

Elas podem brincar, andar de bicicleta e até mesmo nadar, porém, sempre acompanhadas por um adulto, para que traumas graves sejam evitados até que a doença esteja controlada.

O que significa a palavra epilético?

1. Relativo à epilepsia (ex.: durante uma crise epiléptica , a pessoa perde a consciência e tem convulsões). 2. Que ou o que padece de epilepsia (ex.: indivíduo epiléptico ; a médica trabalha com epilépticos há muitos anos).

Como identificar uma pessoa com epilepsia?

Sintomas de epilepsia generalizada
  1. Cair no chão;
  2. Contrações descontroladas e involuntárias dos músculos do corpo;
  3. Rigidez dos músculos, especialmente dos braços, pernas e tórax;
  4. Salivar muito, chegando a babar;
  5. Morder a língua e ranger os dentes;
  6. Incontinência urinária;
  7. Dificuldade em respirar;
  8. Pele avermelhada;

Pode morrer com epilepsia?

Ter mais de três episódios convulsivos durante um ano já eleva o risco de morte súbita em mais de 50%. “Nos momentos seguintes ao quadro, regiões neurais que regulam a respiração não funcionam direito e a falta de oxigênio leva ao óbito”, completa o expert.

O que acontece em um ataque epiléptico?

Manifesta-se com perda de consciência (a pessoa cai imediatamente ao chão) e movimentos involuntários nos membros. Situações como morder a língua, espumar pela boca e incontinência urinária podem existir. No final, os movimentos desaparecem e a pessoa recupera progressivamente, sem ter a noção do que aconteceu.

Quantos anos vive um Epiletico?

Nesse caso, a cura da epilepsia é decorrente do amadurecimento do cérebro que se torna mais estável. A Epilepsia rolândica é um desses tipos de epilepsia que desaparecem entre os 14 e 18 anos.

Qual é a epilepsia mais grave?

Além disso, quando a pessoa apresenta convulsões epilépticas generalizadas que causam perda abrupta da consciência, enrijecimento do corpo, tremores generalizados, perda do controle da bexiga ou mordida na língua, são chamadas de epilepsia tônico-clônica e é considerada o tipo mais grave de epilepsia.

Quanto tempo dura um epilepsia?

“Na realidade, a crise epiléptica em si dura um minuto, a fase de contratura muscular, mas podem se passar de 15 minutos até 1 hora para a pessoa recobrar a consciência de forma completa” explica o neurologista do HCor.

O que uma pessoa que tem convulsão não pode fazer?

Não impeça os movimentos da vítima, apenas se certifique de que nada ao seu redor irá machucá-la; Nunca coloque a mão dentro da boca da vítima, as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientemente a pessoa poderá mordê-lo; Não jogue água no rosto da vítima.

Quem tem epilepsia pode ser pai?

Algumas pessoas não herdam a epilepsia, mas herdam uma forma leve de convulsão. Algumas crianças nascem com alterações em genes específicos que causam o desenvolvimento da epilepsia. À exceção das crianças com esclerose tuberosa, menos de 15 em cada 100 crianças nascidas de pais com epilepsia herdarão a doença.

Quem tem epilepsia pode ir à praia?

Pessoa com epilepsia não controlada ou com crise há menos de 1 ano, não deverá ir a piscina ou praia sem supervisão máxima. Ao parar a medicação, epilépticos não devem nadar por 3 meses.

Como controlar a epilepsia de forma natural?

Dormir bem e seguir uma vida tranquila também ajuda a controlar os ataques de epilepsia. Além de um bom descanso, algumas terapias alternativas como por exemplo a prática do yoga podem ser de grande ajuda.

O que leva uma pessoa a ter convulsão?

A convulsão é um distúrbio em que ocorre contração involuntária dos músculos do corpo ou de uma parte dele, devido ao excesso de atividade elétrica em algumas áreas do cérebro, o que pode ter como consequência tremores, espasmos musculares, perda de controle da bexiga e perda da consciência, por exemplo.

Artigo anterior
Qual o nome de Deus para os católicos?
Artigo seguinte
Qual voltagem gruda a pessoa?