Quais as condições para criação do conhecimento?

Perguntado por: Tomé Gabriel Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

Para que a espiral do conhecimento seja promovida nas organizações faz-se necessário o desenvolvimento de cinco condições básicas: intenção, autonomia, flutuação e caos criativo, redundância e requisito variedade.

Quais são as fases do processo de criação do conhecimento?

As cinco fases do processo de criação de conhecimento organizacional consistem em: compartilhamento do conhecimento tácito, criação e justificação de conceitos, construção de arquétipos e difusão interativa de conhecimento.

Quais são as condições para a criação do conhecimento em uma organização de alta tecnologia quais são as suas práticas mais detalhadas?

As condições que contribuem à criação de conhecimento organizacional numa organização de alta tecnologia foram o foco deste estudo exploratório e descritivo. Utilizou-se a estratégia de estudo de caso com métodos qualitativos para levantamento e análise dos dados.

Como se dá a criação do conhecimento na organização?

O processo de criação do conhecimento organizacional começa com o compartilhamento do conhecimento tácito, que corresponde aproximadamente à socialização, pois, inicialmente, o conhecimento rico e inexplorado que habita os indivíduos precisa ser amplificado dentro da organização.

Como ocorre a criação do conhecimento e valor?

A criação de conhecimento se dá por meio de processos de aprendizagem, a qual é crítica para que a inovação ocorra (Saban, Lanasa, Lackman, & Pease, 2000). As organizações aprendem a partir de seus indivíduos, o que faz com que o aprendizado individual seja imprescindível ao aprendizado organizacional (Kim, 1993).

Gestão do Conhecimento – Aula 01 - Fundamentos da Gestão do Conhecimento

27 questões relacionadas encontradas

O que é criação do conhecimento?

Criação do conhecimento é um processo através do qual as organizações adquirem, organizam e processam informação com o objetivo de gerar novos conhecimentos (ALVARENGA NETO; BARBOSA; PEREIRA, 2007; VON KROGH; ICHIJO; NONAKA, 2001).

Como gerar conhecimento?

O conhecimento é adquirido à medida que se interagem com os ambientes, absorvendo informações, colhendo experiências, valores e etc. Existem 5 formas de se gerar conhecimento que são: aquisição, recursos dirigidos, fusão, adaptação e comunidades de prática.

O que é o conhecimento organizacional?

Conhecimento organizacional é o tipo de ativo da empresa para o qual nenhum valor pode ser nomeado. Quando os indivíduos agrupam seu conhecimento dentro de uma organização, esse conhecimento pode dar vantagens à organização sobre outras no mesmo segmento de mercado, e isso é diferencial competitivo.

Quais são as atividades que favorecem a construção do conhecimento organizacional?

Alguns fatores contribuem para o sucesso dessa atividade: transferência de pessoas para outros locais da organização, inovação na gestão de recursos humanos com organização de equipes autogerenciadas, responsabilizando-se pela "distribuição de tarefas, programação da produção, solução de problemas e melhoria contínua, ...

O que é a gestão do conhecimento nas organizações?

A gestão de conhecimento se refere aos processos de identificação e avaliação dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um negócio. A prática, no entanto, é resultado de um diálogo entre diferentes áreas, como gestão estratégica, sistemas de informação, teoria das organizações e gestão de TI.

Quais seriam as melhores práticas para implementar uma boa gestão do conhecimento em uma empresa?

Gestão de Conhecimento: 6 práticas para melhorar os processos da empresa
  1. Crie canais de comunicação e discussão. ...
  2. Estabeleça uma linha direta com o nível estratégico. ...
  3. Promova a integração de dados. ...
  4. Incentive a inovação. ...
  5. Estabeleça uma cultura de conhecimento. ...
  6. Baseie seus treinamentos na gestão de competências.

Que tipo de conhecimento pode ser usado para obtenção do sucesso das organizações justifique?

As empresas devem buscar o equilíbrio, pois a criação do conhecimento é proveniente da interação dos dois tipos de conhecimento, o tácito e o explícito. As empresas que conseguem alinhar e utilizar os conhecimentos existentes na organização tendem a se destacarem e serem empresas de sucesso.

Quais são as dimensões do processo de transferência do conhecimento?

As dimensões do processo de transferência de conhecimentos são: ➢ Tempo despendido no processo; ➢ Apropriação do conhecimento; ➢ Implicitabilidade do conhecimento; ➢ Universalidade do conhecimento.

Qual a diferença entre conhecimento tácito e explícito?

Conhecimento explícito é o conhecimento que possuímos e de que temos consciência. É o conhecimento que somos capazes de documentar, é o conhecimento que as organizações conseguem armazenar. O conhecimento tácito, ao contrário, é conhecimento que temos mas do qual não nos apercebemos.

O que é a transferência de conhecimento?

Na transferência de conhecimento há a transmissão de conhecimento de uma pessoa para outra, de forma planejada ou como resultado de outra atividade (Joshi et al., 2004; Lee, 2001).

Quais são os 4 processos do conhecimento?

Esses processos são: socialização (tácito para tácito); externalização (tácito para explícito); combinação (explícito para explícito); internalização (explícito para tácito).

Quais são os pontos essenciais em um plano de gestão do conhecimento na organização?

De forma resumida, a gestão do conhecimento nas empresas envolve os processos de descoberta, retenção e do compartilhamento de conhecimentos. O objetivo é aperfeiçoar os processos da empresa e, por fim, melhorar os seus resultados.

Quais as principais fontes de informações e conhecimentos organizacionais?

Fluxo e Fontes de Informação Organizacional

informação não estruturada (fontes impressas, livros, jornais e relatórios, rumores); a informação estruturada em papel (registros, documentos); informação estruturada em computadores; e. o capital intelectual ou conhecimento (baseada no conhecimento dos funcionários).

Como reter conhecimento organizacional?

Há algumas práticas específicas para manter a Gestão do Conhecimento na empresa:
  1. Comunidades de prática:São encontros para partilha de prática. ...
  2. Wikis: São dicionários “vivos” para facilitar a comunicação e o entendimento dos termos e processos da empresa.

Quais são os tipos de conhecimento?

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Qual é a importância da gestão do conhecimento organizacional para a empresa?

Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. ... Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado.

Qual é a chave para a formação do conhecimento?

Dentre os quatro modos de conversão do conhecimento, a externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria conceitos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

Como desenvolver a gestão do conhecimento?

Como aplicar a Gestão do Conhecimento na prática?
  1. 1 – Mapeamento de competências. ...
  2. 2 – Canais de discussão para a troca de conhecimento. ...
  3. 3 – Facilite o compartilhamento de informações. ...
  4. 4 – Comprometimento da equipe com a troca de conhecimentos. ...
  5. 5 – Responsáveis pela organização. ...
  6. 6 – Utilize ferramentas.

Quais são as ferramentas de gestão do conhecimento?

5 Ferramentas de Gestão do Conhecimento
  • Google Drive. O Google Drive é uma excelente ferramenta de gestão do conhecimento nas empresas. ...
  • Trello. O Trello é uma ferramenta de gestão do conhecimento gratuita muito utilizada para o gerenciamento de equipes e projetos. ...
  • Confluence. ...
  • HEFLO. ...
  • Bitrix24.

Como funciona a espiral do conhecimento?

A espiral do conhecimento mostra como se dá a criação do conhecimento mediante a interação dinâmica entre conhecimento tácito e conhecimento explícito nos quatro quadrantes do conhecimento apresentados.

Artigo anterior
Qual é o sinônimo de Tesoureiro?
Artigo seguinte
Quais os principais autores do realismo em Portugal e suas obras?