O que pode substituir os dois pontos?
Perguntado por: Bruna Moreira de Barros | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)
Neste caso, os dois pontos podem ser substituídos pela vírgula.
O que usar no lugar dos dois pontos?
Nota-se que as orações posicionadas após os dois pontos têm a função de explicar ou esclarecer aquilo que antecede a elas. Em todos os casos, seria possível a utilização, também, das vírgulas no lugar dos dois pontos.
Quando a vírgula pode ser substituída por dois pontos?
Diferença entre Dois Pontos e Ponto e Vírgula
Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.
O que pode substituir a vírgula?
O travessão [ — ] é um sinal de pontuação usado, maioritariamente, no início das falas no discurso direto. É também usado para substituir a vírgula ou os parênteses em orações intercaladas ou no destaque de alguma parte da frase.
Quando se usa os dois pontos?
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Dois Pontos substitui bem o QUÊ
Para que serve o uso de parênteses?
Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).
Tem que dar espaço depois de dois pontos?
Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos), a não ser na pontuação empregada nos numerais. Não há espaço depois do parêntese que abre nem antes do parêntese que fecha. Não confundir hífen (-) com vírgula inglesa (–) nem com travessão (—).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Qual a forma correta !? Ou ?!?
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Precisa dar espaço depois da vírgula?
Após o uso da vírgula, deve haver, obrigatoriamente, um espaço, seja em textos digitais seja em textos manuscritos. O espaço é necessário entre as palavras que são separadas por uma pausa, representada pela vírgula.
Como utilizar a pontuação correta?
- Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
- Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
- Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
- Parênteses ( ( ) ) ...
- Ponto de Exclamação ( ! ) ...
- Ponto de Interrogação ( ? ) ...
- Vírgula ( , ) ...
- Ponto e vírgula ( ; )
Qual o espaço para iniciar um parágrafo?
De forma geral, ao longo do trabalho, o recuo do início dos parágrafos deve ser de 1,25 cm. Nas citações diretas de mais de 3 linhas, deve-se usar recuo de 4 cm.
Tem que dar espaço antes da exclamação?
Porém, faz pouco tempo que percebi (ou a alteração é recente) que os pontos de interrogação (?), de exclamação (!) e os dois pontos (:) são digitados com um espaço entre o sinal e a última letra da palavra imediatamente anterior.
Qual é o correto heim ou hein?
Há duas formas corretas de escrita dessa interjeição: hem, com m final e sem a vogal i, ou hein, com n final e com a vogal i.
Qual é o porquê de pergunta?
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
O que é o por quê?
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
Quando o porquê e junto?
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
O que pode ser substituído por por quê?
PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.
O que substitui o pronome que?
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
O que pode substituir uma vez que?
1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.
Quais os tipos de porquê?
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Tem como diminuir pulseira da Vivara?