Quais as complicações que podem acontecer na nutrição parenteral?

Perguntado por: Marco Telmo Monteiro  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

Possíveis complicações na Nutrição Parenteral As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.

Quais são as complicações de nutrição parenteral?

Quais são as complicações da alimentação parenteral?
  • Infecção de corrente sanguínea. ...
  • Hiperglicemia. ...
  • Síndrome de Realimentação. ...
  • Hipertrigliceridemia. ...
  • Sobrecarga de volume. ...
  • Disfunções do metabolismo ósseo.

Quais intercorrências o paciente em uso de dieta parenteral pode apresentar?

As principais intercorrências encontradas na NP são relacionadas a hidratação, balanço de eletrólitos, alterações lipídicas, infecção de cateter e trombose. Palavras-chave: nutrição parenteral, complicações, complicações metabólicas, complicações agudas, complicações crônicas.

Quais as complicações que podem ocorrer na nutrição enteral?

Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da terapia nutricional enteral, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.

Quais as complicações podem haver na terapia nutricional?

As complicações da terapia nutricional originam um balanço energético negativo, podendo agravar a desnutrição e o quadro clínico do paciente, com aumento da incidência de infecções e da mortalidade, além de aumentar os dias de internação e os custos hospitalares.

NUTRIÇÃO PARENTERAL (NP): Conheça as VIAS DE ADMINISTRAÇÃO e os Cuidados de Enfermagem!

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais cuidados a serem observados durante a administração de nutrição parenteral?

Quais cuidados devem ser tomados?
  1. Avaliar os indicadores de risco. ...
  2. Realizar uma avaliação em nutrição. ...
  3. Controlar a aceitação do método. ...
  4. Observar e prevenir complicações. ...
  5. Manter a funcionalidade do cateter.

Qual é a complicação mais frequente da terapia nutricional enteral?

Os eventos observados mais frequentes da complicação gastrointestinal foram: distensão abdominal (33,4%), constipação (17,5%) e alto volume residual gástrico (14,6%).

Qual a diferença entre a nutrição enteral e parenteral?

A maior diferença está na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue.

Como é feita a alimentação parenteral?

A nutrição parenteral (NP) é a nutrição intravenosa (IV) administrada através de um cateter colocado em uma veia. Ela é usada quando o paciente não consegue obter todos os nutrientes necessários pela boca ou pela alimentação enteral (tubo).

Quais os cuidados de enfermagem na administração da dieta enteral e parenteral?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  1. Lavagem das mãos antes e após o procedimento;
  2. Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta;
  3. Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico;
  4. Não tracionar a sonda enteral;

Quando é contraindicada a nutrição parenteral?

Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.

Quando a nutrição parenteral não é indicada?

A nutrição parenteral não deve ser utilizada rotineiramente em pacientes com trato gastrointestinal intacto. Em comparação à nutrição enteral. leia mais , tem as seguintes desvantagens: Causa mais complicações.

Qual é a veia central mais utilizada na nutrição parenteral?

A nutrição parenteral exige uma sonda intravenosa grande. A sonda (chamada de cateter venoso central) deve ser inserida em uma veia grande, como a veia subclávia, que está localizada sob a clavícula. A nutrição parenteral pode ser usada em casa ou no hospital.

Quais são os tipos de nutrição parenteral?

Quais são os tipos de nutrição parenteral? Existem basicamente dois tipos: a nutrição parenteral total (NPT) e a nutrição parenteral periférica (NPP).

Quais as intercorrências e complicações mais frequentes relacionadas a nutrição enteral e quais os cuidados que devem ser prestados pela enfermagem?

Entre as complicações gastrointestinais mais frequentes no uso da Nutrição Enteral estão diarreia, vômitos, náuseas e constipação. Ainda pode ocorrer a gastroparesia, uma dificuldade no esvaziamento gástrico, tornando-o mais lento.

Qual é o objetivo da nutrição parenteral?

O objetivo geral da nutrição parenteral é garantir que a ingestão total de nutrientes forneça energia suficientes para atender às necessidades do paciente.

Quais as desvantagens da nutrição parenteral?

As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.

Quanto tempo pode ficar com alimentação parenteral?

Qualquer infusão de nutrição parenteral contendo lipídeo deve ter o líquido e o equipo de admi- nistração substituídos em até 24 horas; • Toda emulsão lipídica sozinha deve ser substituída em até 12 horas; • Uma solução de nutrição parenteral em sistema “2 em 1” pode ser administrada em até 72 horas.

Qual a temperatura da nutrição parenteral?

A temperatura de transporte não deve exceder 20°C. O tempo de transporte não deve exceder 12 horas. O Armazenamento que antecede a admi- nistração da nutrição parenteral deve ser feito em refrigerador exclusivo para medicamentos e sua temperatura deve estar entre + 2°C a +8°C.

Quais os cuidados de enfermagem com a nutrição parenteral?

Que cuidados devemos ter com as vias de Acesso? Lembrando que é necessário infundir em via de acesso exclusiva em CVC ou PICC em caso de osmolaridade menor que 900mosm/l. Não administre medicações na mesma via do NPP/NPT. Fazer trocas regulares do curativo, e observar possíveis sinais flogísticos.

O que é uma hidratação parenteral?

A hidratação parenteral, que também pode ser entendida como infusão contínua de soro fisiológico ou similar por via endovenosa central ou periférica em vaso de calibre satisfatório, tem grande importância no procedimento de angioplastia, especialmente em território coronariano.

Pode instalar NPT gelada?

A NPT deve repousar à temperatura ambiente e protegida da luz, até que atinja a temperatura ideal para a administração. Não deve ser utilizado qualquer equipamento ou intervenção para este processo.

Porque a nutrição enteral é considerada mais fisiológica e promove menor risco de complicações?

É considerada mais fisiológica quando comparada com a Nutrição Parenteral, por evitar a atrofia da mucosa, manter a flora intestinal mais próxima do normal e preservar a função imune do TGI.

O que significa a sigla NPT na enfermagem?

Nutrição parenteral total (NPT): são administrados por via intravenosa todos os tipos de nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Quais os riscos de se passar a sonda nasoenteral?

Entre as mais temidas estão as complicações mecânicas: posicionamento inadequado da ponta distal da sonda, aspiração da dieta, lesões de mucosa nasal, tração e a obstrução da sonda, estes dois últimos mais recorrentes. Complicações mecânicas podem produzir eventos adversos graves, incluindo o óbito.

Artigo anterior
Como começa a neuropatia?
Artigo seguinte
Quais as cidades globais da Europa?