Como é feito o estudo de coorte?

Perguntado por: Rafaela Carvalho Rocha  |  Última atualização: 29. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:
  • Definição dos objetivos da pesquisa. ...
  • Seleção dos participantes. ...
  • Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
  • Seleção do grupo de comparação. ...
  • Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
  • Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.

Qual a metodologia do estudo de coorte?

Um estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo se- guidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo2.

Que tipo de estudo é o coorte?

Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

Como calcular o estudo de coorte?

Esta fórmula, em súmula, representa a razão entre a Incidência entre expostos (Ie) e Incidência entre não expostos (Io), portanto RR= Ie/ Io.

O que é desenho de estudo coorte?

Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde.

Estudo de Coorte

27 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do estudo de coorte?

Que o estudo de coorte, mesmo apresentando alguns vieses, é um método que consegue estimar a incidência de um desfecho (ou mais) exposto a um ou mais fatores, e verifica se há associação estatística entre exposição e desfecho, tanto primários como secundários.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Quais as vantagens do estudo de coorte?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

Qual a diferença de estudo de coorte e caso-controle?

Em um estudo de coorte, dados para os desfechos devem ser obtidos da mesma forma para os expostos e não expostos. Em um estudo caso-controle, as informações sobre a exposição devem ser coletadas da mesma forma para casos e controles.

São vantagens dos estudos de coorte exceto?

São vantagens dos estudos de coorte, EXCETO:
  • A exposição das pessoas aos fatores de risco não constitui problema ético.
  • B. Os dados sobre a exposição têm melhor qualidade do que em estudos caso-controle.
  • C. Vários desfechos clínicos podem ser investigados simultaneamente.
  • D.

O que é uma coorte?

Grupo de pessoas, usado em estudos ou em investigação, que possuem características em comum, como a idade, a classe social, a condição médica, etc. (ex.: análise da coorte).

O que é um viés de confusão?

O viés de confusão é o viés que ocorre quando uma variável relacionada com o desfecho do estudo e/ou com a exposição é mensurada ou considerada de modo inadequado na análise, levando a uma associação falsa ou distorcida (superestimando ou subestimando a associação) [1].

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

Quais são os tipos de estudos científicos?

São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Como fazer um estudo de caso-controle?

Em um estudo caso-controle, os investigadores iniciam pela identifi- cação dos grupos de indivíduos com a característica ou doença de interesse (casos) e sem a caracte- rística ou doença (controles) e retornam no tempo para determinar se a exposição em questão estava presente ou ausente para cada indivíduo.

Como calcular o risco relativo?

O Risco Relativo (RR) é a probabilidade que um indivíduo do grupo exposto desenvolver a doença relativa à probabilidade de um indivíduo do grupo não-exposto desenvolver a mesma doença. para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1.

Qual é a diferença entre estudos seccionais e coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Quais são os tipos de viés?

Os dois grandes tipos de vieses incluem o viés de seleção e o viés de informação. O erro aleatório nunca pode ser completamente eliminado porque quase sempre o estudo é conduzido em uma pequena amostra da população.

Qual a desvantagem do estudo caso controle?

Desvantagens dos estudos caso-controle

Como em estudos de coorte, estudos caso-controle são dese- nhos de estudos observacionais e podem sofrer confundimento. Os casos podem diferir dos controles em outros fatores além da exposição de interesse.

O que é uma pesquisa Prospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

O que é um estudo de coorte prospectivo?

Prospectivos ou contemporâneos

São os estudos do coorte que estão acontecendo no tempo presente, com previsão de acompanhamento por um tempo específico. Nesse caso, estipula-se uma observação do tempo presente até uma data futura. A exposição pode já ter acontecido ou não, mas o desfecho ainda não aconteceu.

Qual o tipo de estudo mais confiável?

Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo de coorte?

Desvantagens dos estudos de coorte: Custo elevado. Longa duração. A perda de participantes ao longo do seguimento por conta de recusas para continuar participando do estudo, mudanças de endereços ou emigração.

O que é um estudo longitudinal e transversal?

Tipos de Estudos

Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo. Obs.: Medidas repetidas podem estar associadas à estudos transversais. Unidades podem estar agrupadas em conglomerados.

Artigo anterior
O que conversar com uma pessoa que está com Alzheimer?
Artigo seguinte
Como se tornar um intérprete?