O que é necessário conter na receita médica?

Perguntado por: César Frederico Magalhães de Rodrigues  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

Nele, deve conter: nome da clínica ou consultório, preferencialmente com número de telefone; Nome e endereço do paciente; Documento e número de identificação do paciente; Idade do paciente (para crianças e idosos, principalmente);

O que deve constar em uma receita médica?

Além disso, a prescrição médica precisa ter o nome e o endereço do paciente, por questões de segurança. Obviamente, precisa trazer, também, o nome do medicamento, a concentração e a quantidade indicadas, que devem ser estabelecidas após a consulta. A receita deve definir o modo como a substância será utilizada.

Quais as informações devem conter no receituário?

A receita de que trata este artigo deverá conter a identificação do profissional, o número de registro no respectivo conselho profissional (CRM ou CRO), o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), o endereço e telefone profissionais, além do nome, do endereço do pa- ciente e do número do Código Internacional de ...

Como é constituída uma prescrição médica?

A prescrição médica ou ainda receita médica é definida como a prescrição de medicamento, escrito em língua portuguesa, contendo orientação de uso a um paciente, efetuada por um profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral (preparado artesanalmente) ou de produto industrializado.

Quais as identificações devem conter em uma prescrição?

A prescrição deve identificar quem é o responsável por ela, com seu nome, assinatura e informação do número de inscrição no seu respectivo Conselho Regional, sendo que estes dados não precisam ser apostos na receita na forma de carimbo, ou seja, podem ser dados já presentes em papel timbrado.

E necessário ter uma receita médica para fazer sofrologia?

17 questões relacionadas encontradas

Como interpretar prescrição médica?

Superinscrição: nome e endereço do paciente que receberá o medicamento, seguido pela forma “uso interno” ou “uso externo”. Inscrição: nome do fármaco, forma farmacêutica (comprimido, solução, pomada) e sua concentração. Subinscrição: quantidade a ser fornecida. Transcrição: as orientações para o paciente.

Como deve ser e quais informações deve ter a prescrição receita de antibióticos?

o nome do medicamento ou da substância dosagem ou concentração,e quantidade; nome do profissional com sua identificação profissional, endereço, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação do usuário; identificação do comprador; data da emissão e identificação do registro de dispensação.

Qual é o gênero textual de uma receita médica?

O gênero textual receita apresenta duas características básicas: os ingredientes e o modo de preparo. passo de algum procedimento. ATENÇÃO! As receitas médicas também se encaixam nesse grupo, já que apresentam a prescrição de um medicamento e/ou procedimentos de saúde com as informações de uso e recomendações.

Quais os tipos de receita médica?

Como entender os diferentes tipos de receita médica
  • Receituário médico branco simples. ...
  • Receituário médico branco especial. ...
  • Receituário médico azul. ...
  • Receituário médico amarelo. ...
  • Referência.

Qual a diferença entre receita B1 e B2?

A Notificação de Receita (NR) é o documento que, acompanhado da receita, autoriza a dispensação de medicamentos das listas A1 e A2 (Entorpecentes), A3, B1 (Psicotrópicas), B2 (Psicotrópicas Anorexígenas), C2 (Retinóica para uso sistêmico) e C3 (Imunossupressoras).

O que é receita C1 branca?

A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

O que significa receita C1?

- lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) ou medicamentos que as contenham, que poderão ser prescritas na quantidade de, no máximo, 3 substâncias diferentes, desta lista, em cada receita (Portaria SVS nº 344 / 1998, art.

Qual é a finalidade de uma receita médica?

A prescrição médica é um documento com orientações básicas de uso de medicamentos que você entrega ao paciente em consultório e faz parte da rotina de cuidados de saúde do paciente.

Como deve ser a receita para antibióticos?

- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.

Quando deverá ser realizado à prescrição de antibióticos?

A receita de antimicrobianos é válida por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão. Em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.

Quais dados devem ser anotados na prescrição no momento da dispensação pelo farmacêutico?

No ato da dispensação, o farmacêutico deve registrar os dados abaixo nas duas vias e reter a segunda via no estabelecimento: I - data da dispensação; II - quantidade aviada do antimicrobiano; III - número do lote do medicamento dispensado; IV - rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.

Como traduzir uma receita médica?

Para realizar a tradução juramentada de sua receita médica, é necessário entrar em contato com uma empresa especializada no assunto. Nós da Fast Translation trabalhamos com tradutores juramentados com mais de 30 anos de experiência e estamos a sua disposição para auxiliar com esse tipo de serviço.

Como ler uma prescrição de óculos?

As principais abreviações na receita de óculos são: OE: Olho Esquerdo. OD: Olho Direito. PL/PLANO: Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação.
...
  1. Miopia: Sinal Negativo (-)
  2. Hipermetropia: Sinal Positivo (+)
  3. Astigmatismo: Coluna CIL e EIXO, na sua receita, devem estar preenchidas.

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

São exemplos de gêneros textuais?

São exemplos de gêneros textuais descritivos:
  • Diário.
  • Relatos (viagens, históricos, etc.)
  • Biografia e autobiografia.
  • Notícia.
  • Currículo.
  • Lista de compras.
  • Cardápio.
  • Anúncios de classificados.

Quais são os gêneros textuais exemplos?

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Quantos medicamentos podem ser prescritos em uma receita C1?

Art. 57. A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham.

Quais são os medicamentos da receita C1?

Dispensação: medicamentos da Lista C1
  • ACEPROMAZINA.
  • ÁCIDO VALPRÓICO.
  • AGOMELATINA.
  • AMANTADINA.
  • AMISSULPRIDA.
  • AMITRIPTILINA.
  • AMOXAPINA.
  • ARIPIPRAZOL.

Artigo anterior
O que é um Ogum?
Artigo seguinte
O que fazer para a couve não ficar amarga?