Quais as características morfológicas de uma célula em apoptose?

Perguntado por: Letícia Helena de Simões  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

Durante o processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho e volume e perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas. ...

Quais as alterações morfológicas relacionadas a apoptose é a necrose?

Dentre as principais características morfológicas que definem as células em apoptose, observa-se o encolhimento celular, condensação da cromatina, formação de bolhas citoplasmáticas, corpos apoptóticos e fagocitose das células, geralmente mediada por macrófagos.

São características de apoptose exceto?

São características da apoptose, EXCETO: a) morte celular passiva, sem gasto de energia. b) afeta células isoladas. c) ocorre por estímulo fisiológico ou patológico. d) formação de corpos apoptóticos.

Quais os fatores que desencadeiam a apoptose?

A apoptose pode ser deflagrada por estímulos externos através de receptores específicos na superfície celular chamados receptores da morte ou por estímulos internos de estresse intracelular, tais como lesão do DNA ou perturbações no ciclo celular ou nas vias metabólicas.

Quais as formas morfológicas e funcionais de morte celular?

As características morfológicas que apresentam-se durante a apoptose são: encolhimento citoplasmático, condensação de cromatina (picose), fragmentação do núcleo (cariorrexe) e fragmentação da membrana plasmática, formando pequenas vesículas aparentemente intactas (chamadas de corpos apoptóticos) que são absorvidas ...

Apoptose - Morte Celular Programada: Ativação e Execução das Caspases (Patologia Geral)

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de morte celular descreva os?

Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.

Quais as características morfológicas e funcionais das células na lesão irreversível?

Alterações morfológicas nas células lesadas

Ocorrem tumefação celular, alteração gordurosa, bolhas na membrana plasmática e perda das microvilosidades, aumento do volume das mitocôndrias, dilatação do retículo endoplasmático, entre outras.

São características da apoptose?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. ... A apoptose remove as células durante o desenvolvimento, elimina as células potencialmente cancerosas e infectadas por vírus, e mantém o equilíbrio no corpo.

Quais são os eventos de apoptose?

A apoptose é o evento de morte celular, geneticamente programada, que envolve uma série de alterações morfológicas no citoplasma e núcleo, levando à inativação e fragmentação da célula apoptótica, ao final de seu ciclo celular, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual, ...

Quais são as fases da apoptose?

Esse processo ocorre da seguinte maneira:
  • retração da célula por causa da perda de aderência com outras células e com a substância extracelular;
  • cromatina condensa-se e fica próxima à membrana nuclear, a qual não é lesionada;
  • membrana celular forma prolongamentos conhecidos como “blebs”;

Qual alternativa corresponde com as características de apoptose?

Alternativa “a”.

A apoptose é a morte celular programada e tem por objetivo garantir a manutenção de tecidos e órgãos.

Quais as características da necrose?

As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada. Há pouca retração e, até o contrário, os tecidos se incham. É causada por isquemia local.

Quais são os tipos de degeneração?

1. DEGENERAÇÕES
  • Degeneração Hidrópica.
  • Degeneração Hialina.
  • Degeneração Gordurosa.
  • Degeneração Cálcica.

Quais são as principais lesões que levam as células a apoptose ou necrose?

As causas mais comuns de lesões celulares são: ausência de oxigênio (hipóxia); agentes físicos (traumas, temperatura, radiação, choque); agentes químicos e drogas; agentes infecciosos; reações imunológicas; distúrbios genéticos e desequilíbrios nutricionais.

Quais são as características morfológicas das células em necrose Coagulativa?

Coagulativa: Com citoplasma eosinofílico devido à coagulação das proteínas celulares, e de aspecto homogêneo com coloração opaca, este tipo de necrose ocorre devido hipóxia celular, toxinas bacterianas e agentes químicos. Apesar da necrose, a arquitetura do tecido se mantém preservada por algum tempo.

Quais são as alterações mitocondriais observadas na necrose?

Sinais morfológicos mitocondriais de irreversibilidade da lesão: grande tumefação mitocondrial, perda das cristas, depósitos floculares ou bolhas na matriz, solução de continuidade da membrana. - perda das funções vitais da célula - fisiológica ou patológica. Morte celular em um organismo vivo seguida de autólise.

Quais são as duas vias de apoptose?

Há duas principais vias de sinalização da apoptose: a via extrínseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrínseca (ou via da mitocôndria), e evidências recentes apontam que essas duas vias estão ligadas e que moléculas de uma delas podem influenciar na outra.

Quais são os tipos de necrose?

Quais os tipos de necrose?
  • Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. ...
  • Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida. ...
  • Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso.

Quanto a apoptose é correto afirmar?

(0) COM RELAÇÃO A APOPTOSE É CORRETO AFIRMAR QUE: OCORRE DIGESTÃO ENZIMÁTICA OS CORPOS APOPTÓTICOS SOMENTE SÃO FAGOCITADOS POR MACRÓFAGOS A CÉLULA APOPTÓTICA SOFRE CARIÓLISE OCORRE ATIVAÇÃO DA ENDONUCLEASE LEVANDO A CARIORREXE SEMPRE APRESENTA INFLAMAÇÃO EVIDENTE 6a Questão (Ref.: 201501456592) Fórum de Dúvidas (0) ...

O que caracteriza a morte celular?

A morte celular ocorre após uma lesão celular irreversível, que pode ter diferentes causas, e é importante no estudo do câncer, doenças auto-imunes e neurodegeneração. O processo é caracterizado basicamente pela perda da integridade da membrana plasmática da célula e consequente fragmentação do núcleo celular.

O que é uma lesão celular irreversível?

A lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.

Quais os tipos de lesão celular irreversível?

Lesão celular irreversível

Há dois tipos de morte celular que se diferem em questões morfológicas e fisiológicas: a necrose e a apoptose.

Qual a diferença entre lesão reversível é irreversível?

Mecanismos de Lesão Celular  Lesão Celular Reversível: célula agredida pelo estímulo nocivo, tendo alterações funcionais e morfológicas, mantendo-se viva e recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado.  Lesão Celular Irreversível: célula incapaz de se recuperar depois de cessada a agressão até a morte celular.

Quais são os tipos de morte?

Tipos de mortes

Morte natural – é aquela que resulta de uma patologia, pois é natural que um dia se morra. Morte violenta – é a que resulta de ato praticado por outra pessoa(homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.

Quais os dois tipos de morte celular é a diferença entre eles?

Podendo morrer de duas maneiras: necrose, associada sempre a uma causa patológica e apoptose, podendo ser de causa patológica ou fisiológica. ... Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais.

Artigo anterior
Quem tem cirrose hepática têm direito Auxílio-doença?
Artigo seguinte
Quais são as tecnologias do Brasil?