Quais os produtos gerados pela respiração?

Perguntado por: Violeta Cruz Andrade  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)

Como vimos no decorrer do texto, a respiração celular é responsável por liberar energia a partir da glicose, sendo a água e o dióxido de carbono os subprodutos do processo. No caso da fotossíntese, observa-se a utilização de água e dióxido de carbono para a produção de moléculas orgânicas, como a glicose.

Quais são os produtos da respiração?

Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios.

Quais são os principais produtos da respiração celular?

Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.

Quais são os resíduos da respiração celular?

O que é Respiração Celular? É um processo aeróbio que degrada a molécula de glicose, produzindo moléculas de gás carbônico e água como resíduos, além de acumular energia na forma de ATP.

Qual o produto da respiração aeróbica?

A respiração aeróbica ou aeróbia se trata dos processos bioquímicos que visam à obtenção de energia com o envolvimento do oxigênio nas reações, como ocorre em diversos eventos da fosforilação oxidativa. A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.

Respiração celular e produção de ATP - Resumo Completo para o Vestibular e ENEM!

45 questões relacionadas encontradas

Onde ocorre a respiração celular aeróbica?

A fase aeróbia divide-se em duas etapas: o ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas, e a cadeia respiratória que ocorre nas cristas mitocondriais e próximas à face interna da membrana plasmática, em eucariotos e procariotos, respectivamente.

Qual é o principal objetivo da respiração celular?

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas.

O que acontece na cadeia respiratória?

Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias, precisamente em sua membrana interna pregueada. ... A partir desse ponto são liberados elétrons e o próton é gradativamente processado e armazenado no espaço entre as membranas interna e externa.

Quais são as três etapas da respiração aeróbica?

A respiração aeróbica pode ser dividida em três etapas básicas: glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. Vale destacar, no entanto, que a glicólise é uma fase anaeróbica, uma vez que não depende do oxigênio.

O que acontece durante a respiração pulmonar?

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.

Qual é a função da ATP sintase?

A ATP-sintase promove o retorno dos prótons no gradiente citado anteriormente, liberando energia, e utiliza essa energia para a produção de ATP, por meio da fosforilação do ADP. A fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.

O que é ATP e qual a sua importância?

ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.

Quais são os produtos da fotossíntese?

Como dito, a fotossíntese é um processo pelo qual são produzidas moléculas orgânicas, com base em água e dióxido de carbono, e que apresenta também como produto final o oxigênio, que é liberado no ambiente.

Por que precisamos do ar?

Todos os seres vivos precisam de oxigênio para viver. Na respiração, o oxigênio do ar se combina com o carbono e o hidrogênio do corpo. Isso produz a energia necessária para os processos vitais do organismo. Depois, na expiração, o ar que sai é um composto de carbono e oxigênio chamado dióxido de carbono.

Quais são as etapas da respiração?

A respiração celular é um processo que envolve 3 etapas:
  • Glicólise, que ocorre no citosol.
  • Ciclo do ácido cítrico, que ocorre na matriz mitocondrial.
  • Fosforilação oxidativa, que ocorre na membrana mitocondrial interna.

Como ocorre o processo de respiração anaeróbica?

A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.

Qual das etapas da respiração aeróbia celular ocorre na mitocôndria?

a) Uma das etapas da respiração celular aeróbia é a glicólise, ocorre na matriz mitocondrial e produz Acetil-CoA. b) A respiração celular aeróbia é um mecanismo de quebra de glicose na presença de oxigênio, produzindo gás carbônico, água e energia.

O que a cadeia respiratória consome?

A 1ª fase é a Glicólise. Depois vem O Ciclo de Krebs, e a 3ª fase é a Cadeia Respiratória. ... Todas estas moléculas carregadoras de elétrons serão utilizadas nesta etapa da respiração celular e a energia contida nelas será transferida para moléculas de ATP, possibilitando o uso dessa energia pela célula.

O que ocorre na cadeia transportadora de elétrons?

Na cadeia de transporte de elétrons, os elétrons passam de uma molécula para outra, e a energia liberada durante essa transferência é usada para formar um gradiente eletroquímico. Na quimiosmose, a energia armazenada no gradiente é usada para formar ATP.

Como ocorre o transporte de elétrons na cadeia respiratória?

Também chamada de fosforilação oxidativa, a cadeia respiratória é a terceira etapa da respiração celular ou aeróbica, e ocorre na membrana interna da mitocôndria. Nessa etapa, os elétrons obtidos na quebra do átomo de hidrogênio são transportados através do NADH e FADH 2 até o oxigênio.

Qual é a principal diferença entre a fermentação é a respiração celular?

A fermentação é um processo anaeróbio, enquanto a respiração celular é um processo aeróbio. A fermentação não apresenta uma cadeia de transporte de elétrons, como ocorre na respiração celular. O aceptor final de elétrons na fermentação é uma molécula orgânica, e na respiração celular, é o oxigênio.

O que é fotossíntese e respiração celular?

Na fotossíntese, a energia solar é captada na forma de energia química em um processo que converte água e dióxido de carbono em glicose. O oxigênio é liberado como subproduto. Na respiração celular, o oxigênio é usado para quebrar a glicose, liberando energia química e calor no processo.

Onde ocorre a respiração anaeróbica?

A respiração anaeróbica acontece sempre no citoplasma das células e não é uma forma muito eficaz de gerar ATP. Isso porque, no final do processo, a energia gerada é bem pouca — mais especificamente, um mol de glicose vai gerar somente dois mols de ATP.

Onde ocorre a glicólise anaeróbia?

A glicólise (do grego glykos, açúcar, e lysis, quebra) é um processo anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio, que ocasiona a degradação da glicose (C6H12O6). Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.

Em quais animais ocorre a respiração aeróbia cloacal?

Respiração aeróbia cloacal ocorre nas tartarugas, onde o processo de substituição de gás carbônico do sangue por oxigênio (Hematose, processo de difusão) ocorre na cloaca.

Artigo anterior
Quem é mais forte isshiki ou Naruto?
Artigo seguinte
Como deixar a aba do chapéu de palha reta?