Quais as características da propriedade resolúvel?

Perguntado por: Lucas Machado Pires  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

A propriedade resolúvel apresenta as seguintes características: perpétua, absoluta e exclusiva. O não uso ou a não reivindicação não retira do dono o direito de propriedade. Perde-se a propriedade em razão de: 1) morte; 2) desapropriação; 3) convenção; 4) advento de condição ou termo; e, 5) causa superveniente.

O que é uma propriedade resolúvel?

É resolúvel a propriedade passível de ser extinta ou por força de uma condição (evento acidental, futuro e incerto) ou pelo termo (evento acidental do negócio jurídico futuro e certo) ou, finalmente, pelo surgimento de uma causa superveniente juridicamente apta à por fim ao direito de propriedade.

O que é propriedade resolúvel exemplos?

São exemplos de propriedade resolúvel o pacto de retrovenda, a alienação fiduciária em garantia, a venda com reserva de domínio, a doação com cláusula de reversão, a venda a contento sob condição resolutiva, entre outros.

Quais as características de propriedade?

A propriedade é um direito absoluto na medida em que o proprietário tem o mais amplo poder jurídico sobre aquilo que é seu. Nela estão insertos todos os atributos dos direitos reais. Se assim o é, a partir dela surgem todos os demais direitos reais, conforme dito alhures.

Quais são as principais características da propriedade fiduciária?

Propriedade fiduciária é a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível, constituída para fins de garantia de obrigação, a partir do registro do título no Cartório de Títulos e Documentos. Assim, é a propriedade que só existe como garantia do pagamento de outra obrigação.

Direito Civil - Aula #250 - Propriedade Resolúvel (É isso!)

41 questões relacionadas encontradas

Como funciona a propriedade fiduciária?

A alienação fiduciária é uma forma de garantia de pagamento de uma dívida. Por ela, o devedor transfere a propriedade de certo bem (aliena) ao credor. No prazo para pagamento, o bem é juridicamente pertencente ao credor. Paga a dívida, o bem volta a ser exclusivamente do ex-devedor.

Qual a diferença entre propriedade fiduciária e alienação fiduciária?

Na anticrese o credor obtém a posse do bem de propriedade do devedor, que procura pagar-se com as rendas por ela produzida, já a alienação fiduciária transfere a propriedade ao credor, não havendo transferência da posse, e segundo o qual o imóvel do devedor é usado como garantia do seu pagamento.

Quais as classificações da propriedade?

Propriedade Classificação da propriedade: Plena: Quando estão presentes todos os elementos da propriedade, isto é, quando o titular da propriedade possui todos os elementos da propriedade. LEMBRETE: Elementos da propriedade (Art.

Quais os princípios da propriedade?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PROPRIEDADE

1º - Oponibilidade erga omnes: o direito de propriedade é oposto con- tra qualquer pessoa da sociedade humana que o viole – caráter absoluto. 2º - Publicidade: o direito de propriedade só é oponível quando se torna público, e a propriedade se torna pública pelo registro.

Quais são os quatro atributos da propriedade?

1.228 . O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

O que quer dizer resolúvel?

Que pode resolver-se; que tem solução.

Quem é o proprietário resolúvel em se tratando do fideicomisso?

É exatamente a situação do fideicomisso, onde o proprietário resolúvel é o fiduciário e “o proprietário, em cujo favor se opera a resolução” vem a ser o fideicomissário ou beneficiário final. Por fim, ainda que o Código Civil atual consigne a proibição expressa, no parágrafo único do art.

O que é enfiteuse no direito civil?

É um direito real sobre coisa alheia pelo qual o enfiteuta possui a posse direta da coisa, podendo usá-la de forma completa, bem como aliená-la e transmiti-la por herança, enquanto o senhorio direto, que é o proprietário do bem, apenas o conserva em seu nome.

O que é um direito real resolúvel?

“contrato pelo qual a Administração transfere, como direito real resolúvel, o uso remunerado ou gratuito de terreno público ou do espaço aéreo que o recobre, para que seja utilizado com fins específicos por tempo certo ou por prazo indeterminado.”

O que é coisa móvel infungível?

Infungibilidade - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Infungibilidade é a qualidade de ser o bem infungível, ou seja, são os bens móveis que não podem ser substituídos por outros da mesma espécie, quantidade e qualidade. Os bens infungíveis não admitem substituição por serem considerados em seu todo um bem individual.

Qual é o conceito e distinção entre propriedade resolúvel é propriedade ad tempus?

Já a propriedade ad tempus é aquela que se extingue em razão de um evento futuro, superveniente ao negócio jurídico, que não estava nele previsto, como termo ou condição[4]. O autor dá como exemplo de propriedade resolúvel o fideicomisso e como exemplo de propriedade ad tempus, a revogação de doação por ingratidão[5].

Quais os princípios da função social da propriedade?

O princípio da função social da propriedade impõe que, para o reconhecimento e proteção constitucional do direito do proprietário, sejam observados os interesses da coletividade e a proteção do meio ambiente, não sendo possível que a propriedade privada, sob o argumento de possuir a dupla natureza de direito ...

O que é princípio da função social da propriedade?

A função social consiste na utilização da propriedade, urbana ou rural, em consonância com os objetivos sociais de uma determinada cidade. A função social impõe limites ao direito de propriedade, para garantir que o exercício deste direito não seja prejudicial ao bem coletivo.

Quais são os direitos de propriedade?

Ou seja, ser proprietário ou deter o direito de propriedade sobre um bem, significa ter o direito de uso, de gozo e de dispor dele. Dessa forma, o Inciso XXII do Artigo 5º reconhece o direito de propriedade como um direito fundamental a ser protegido pela Constituição brasileira.

Qual conceito de propriedade?

A propriedade é o direito real mais completo. Confere ao seu titular os poderes de usar, gozar e dispor da coisa, assim como de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha (CC, art. 1.228).

O que é conceito de propriedade?

Propriedade, sob o ponto de vista jurídico, é o direito de usar, gozar e possuir bens e dispor deles da maneira como quiser. O direito de propriedade não se restringe somente a bens imóveis como casas, terrenos, pois não se refere somente a bens materiais.

O que é propriedade plena e propriedade limitada?

A Propriedade é plena quando o proprietário possui os três poderes nas mãos usar, gozar e dispor, um exemplo de propriedade limitada é o usufruto. São duas pessoas exercendo o direito: o usufrutuário tem o direito de usar e gozar da coisa e o nu-proprietário que só tem o direito de dispor da coisa.

O que é um veículo com alienação fiduciária?

No caso da alienação fiduciária de veículo, caso você queira adquirir um carro, o banco faz um empréstimo para você e, até a quitação da dívida, o automóvel fica alienado para o banco - ou seja, o carro fica à disposição do banco e pode ser recuperado caso a pessoa fique inadimplente com a dívida do financiamento que ...

O que é alienação fiduciária?

Alienação fiduciária é o contrato firmado entre consumidores e instituições financeiras que concedem financiamentos na compra de um veículo. Enquanto a dívida não é quitada, o comprador fica com a posse do bem, que, por sua vez, permanece como garantia de pagamento.

Quem é o proprietário na alienação fiduciária?

Já na alienação fiduciária, o credor é o proprietário resolúvel e possuidor indireto do bem, com a finalidade de garantia, a propriedade plena só retornará ao devedor com o pagamento da dívida, até lá o devedor somente terá a posse direta do imóvel e seus direitos aquisitivos.

Artigo anterior
Quanto é um petabyte?
Artigo seguinte
Onde tem início os impulsos nervosos da audição?