O que são provas no processo penal?

Perguntado por: Matias David Freitas Amorim Pires  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

Das Provas no Processo Penal
Busca reconstruir um fato passado, através das provas, buscando a verdade dos fatos. O autor Lopes Jr. (2017, p. 344) informa que o processo penal e a prova integram os modos de construção do convencimento do julgador que influenciará na sua convicção e legitimará a sentença.

Quais são as provas do Processo Penal?

Os meios de provas são aqueles através dos quais o juiz tomará conhecimento da veracidade ou não de determinada situação fática, a fim de formar sua convicção para decidir sobre o caso. São meios de prova, dentre outros, a declaração do ofendido, a prova testemunhal e o interrogatório.

O que são provas em espécie Processo Penal?

Ou seja, é o exame realizado em algo ou alguém, por um especialista naquela área, que fará conclusões precisas para o processo penal. Desse modo, na ocorrência de um crime que deixe vestígios, a autoridade policial deverá determinar a realização do exame de corpo de delito, conforme dita o art.

Quais os princípios da prova?

Agora que entendemos o conceito e a finalidade das provas, vamos analisar os seguintes princípios atrelados de forma mais direta com o tema: princípio do contraditório; Princípio da Comunhão das Provas; princípio da oralidade, e, por fim; o princípio da publicidade.

Qual a função da prova?

A função da prova é ligar os pontos entre a teoria e a realidade. Entre aquilo que dizemos que ocorreu e aquilo que de fato ocorreu.

Aula 18 - Teoria Geral das Provas no Processo Penal

41 questões relacionadas encontradas

O que é o objeto da prova?

3 OBJETO DA PROVA

O objeto da prova é a coisa, o fato, o acontecimento que deve ser conhecido pelo juiz, a fim de que possa emitir um juízo de valor. São os fatos sobre os quais versa o caso penal.

O que é a prova no direito?

Provas (Direito Processual Civil) I - (Lei nº 13.105/15) A prova tem um objeto (os fatos da causa), uma finalidade (formação da convicção do julgador) e um destinatário (o juiz). O termo “prova” tem vários significados, ele deriva do latim probatio, que significa provar, verificar.

Quais os princípios constitucionais que regem a prova no Processo Penal?

Muitos são os princípios do processo penal que encontram garantia na Constituição Federal, sendo alguns deles, os mais importantes, e que serão abordados nesse trabalho: o princípio da legalidade, da igualdade, da humanidade, do devido processo legal, do contraditório, do juiz natural e do estado de inocência.

O que significa o princípio da comunhão das provas?

Significa que a prova, mesmo que produzida por iniciativa de uma das partes, pertence ao processo e pode ser utilizada por todos os participantes da relação processual, uma vez que se busca a verdade dos fatos alegados, contribuindo para o correto deslinde da causa pelo juiz.

O que é prova direta e indireta?

Provas diretas ou indiretas:

A prova direta incide sobre o próprio fato probando. A prova indireta, se parte de um fato ou circunstância conhecida ou provada, e por dedução se chega aquilo que se pretende provar. A prova indireta também é conhecida como prova indiciária.

O que são provas em espécie?

As indicações supracitadas são denominadas de Provas em Espécie e constituem instrumento probatório destinado ao convencimento do espírito do juiz, propiciando o juízo de certeza no magistrado findando, por conseguinte, na prolação da sentença resolvendo o mérito.

Quais são as provas em espécie?

2 Prova em espécie

As espécies de prova apresentadas expressamente em nossa legislação processual são o depoimento pessoal, confissão, prova documental, exibição de documento ou coisa, prova testemunhal, inspeção judicial e prova pericial.

Qual a diferença entre meios de prova e espécies de prova?

A principal diferença entre esses dois conceitos está no fato de que o meio de prova corresponde à prova em si, servindo como forma de convencer o magistrado para ser usada na decisão. Por outro lado, os meios de obtenção de provas são o procedimento realizado para chegar até elas.

Quem é destinatário da prova?

369; art. 370, caput) Os destinatários da prova são aqueles que dela poderão fazer uso, sejam juízes, partes ou demais interessados, não sendo a única função influir eficazmente na convicção do juiz.”

Qual o princípio que justifica a produção de provas Primeiro pelo autor e depois pelo réu?

Segundo a doutrina que já enfrentou o fenômeno processual ora analisado, o princípio da comunhão das provas determina que uma prova produzida passa a ser do processo, pouco importando se o responsável pelo requerimento ou determinação de sua produção tenha sido o autor, réu, ou mesmo o juiz de ofício.

O que é o princípio da oralidade no processo civil?

O princípio da oralidade significa que os atos processuais do processo penal devem ser praticados oralmente na presença dos participantes processuais (arts. ... 348.º a 350.º do Código do Processo Penal - CPP), em especial no que respeita à produção de prova em sede de audiência de discussão e julgamento (art.

Quais são os princípios do processo penal?

Princípios do direito processual penal brasileiro (2.1 princípio do devido processo legal; 2.2 princípio da inocência; 2.3 princípio do juiz natural; 2.4 princípio da legalidade da prisão; 2.5 princípio da publicidade; 2.6 princípio da verdade real; 2.7 princípio do livre convencimento; 2.8 princípio da oficialidade; ...

Quais são os princípios constitucionais do processo?

Dentre estes princípios, analisaremos os que possuem maior relevância: o Princípio da Isonomia, do Devido Processo Legal, do Contraditório e Ampla defesa, do Juiz natural, da Proibição da prova ilícita, do Duplo grau de jurisdição e da Publicidade dos atos processuais.

Quais são os princípios do direito penal?

Saiba quais são os princípios do Direito Penal e escolha essa...
  • Princípio da legalidade. ...
  • Princípio da anterioridade da lei penal. ...
  • Princípio da irretroatividade da lei penal mais severa. ...
  • Princípio da exclusiva proteção dos bens jurídicos ou fragmentariedade. ...
  • Princípio da mínima intervenção.

O que é prova nova CPC?

435 do Novo CPC: nova prova documental. Art. 435. É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

O que é produzir provas?

Quem alega tem que provar. Conforme o artigo 369 do Código de Processo Civil - CPC, as partes podem utilizar todos os meios legais e morais, ainda que não previstos em lei, para provar suas alegações no processo.

O que é objeto do processo penal?

Prática jurisdicional do Estado, através de determinação de um castigo ao autor do delito.

Como se classificam as provas quanto ao objeto?

A classificação da prova quanto ao objeto, ou seja, ao próprio fato que se pretende provar, é dividida em direta e indireta.

Quais fatos são objeto de prova quem é o destinatário da prova e a quem pertence o ônus da prova?

São objeto de prova os fatos controvertidos, ou melhor, as alegações sobre fatos, ou seja, os fatos que foram alegados por uma parte e contestados pela contrária, bastando que possam influenciar no convencimento do Juiz, excetuando aqueles previstos no artigo 374 do CPC ou que a lei dispense determinada prova (notórios ...

Quais são os meios de prova admitidos em direito?

São meios de prova legais, que serão estudados e especificados em seguida: depoimento pessoal, confissão, exibição de documento ou coisa, prova documental, prova testemunhal, prova pericial e inspeção judicial.

Artigo anterior
Qual o perigo que uma pessoa hemofílica corre por quê?
Artigo seguinte
Como guardar roupas de outra estação?