Quais animais não podemos ter em casa?

Perguntado por: Juliana Rafaela Matias de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Outros animais que não devem ser de estimação
  • Bicho-preguiça (Folivora)
  • Petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps)
  • Raposa-do-deserto ou feneco (Vulpes zerda)
  • Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
  • Lêmure (Lemuriformes)
  • Jabuti (Chelonoidis carbonaria)

Pode ter um bicho-preguiça em casa?

Ou um bicho-preguiça? E que tal um lóris-preguiçoso, um tipo de primata fofinho? No Brasil, criar espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização de autoridades competentes é crime ambiental, conforme o. Claro que não possuir animais selvagens em casa é também uma questão de bem-estar animal.

Por que alguns animais não podem ser criados em casa?

Você não pode adotar essas espécies em perigo de extinção, bem como alguns espécimes selvagens que podem transmitir doenças ou atacar pessoas, por serem instintivamente agressivas com humanos e outros animais.

Quais animais são permitidos criar em casa?

Macaco sagui, chinchila e furão são alguns dos animais selvagens que podem ser criados em casa, segundo o IBAMA. Entre os pássaros, cacatua e coruja também são permitidas em cativeiro. Quem prefere bichos mais exóticos pode também domesticar iguana, cobra do milho, tarântula, salamandra e tartaruga tigre d'água.

Qual é o animal mais fácil de cuidar?

Mas se você quiser um companheiro animal que não dê tanto trabalho, alguns animais de estimação são mais fáceis de cuidar do que outros. Confira os 19 pets mais fáceis de cuidar!
...
  • Bicho-pau. ...
  • Caramujo.
  • Hamster. ...
  • Peixe-dourado. ...
  • Porquinho-da-índia. ...
  • Chinchilas. ...
  • Camundongos. ...
  • Ratos.

Animais Que Você Pode Ter em Casa mas Não Sabia

31 questões relacionadas encontradas

Quais animais exóticos podem ser de estimação?

09 Pets diferentes : Animais exóticos para se ter de estimação!
  1. 1 – Sagui. Esse macaquinho é um dos animais exóticos que mais têm sido buscado como pet. ...
  2. 2 – Cacatua. ...
  3. 3 – Chinchila. ...
  4. 4 – Iguana. ...
  5. 5 – Furão. ...
  6. 6 – Coruja. ...
  7. 7 – Mini Porco. ...
  8. 8 – Tigre d'água.

Por que animais silvestres não devem ser criados em ambientes domésticos?

Transmissão de Doenças: Homem e Animal

Os animais silvestres nasceram na natureza em um habitat totalmente diferente de uma casa ou apartamento, portanto ele possui bactérias que podem transmitir doenças aos seres humanos, chamadas de zoonoses, ou ainda o animal é que acaba sendo contaminado pelo homem.

Pode criar animais selvagens em casa?

A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

Como o Bicho-preguiça ataca?

"De modo geral os animais não atacam por qualquer coisa, apenas quando se sentem ameaçados, tipo mães com cria. A preguiça real é maior e mais forte que a bentinho e é mais agressiva de acordo com a literatura. Naturalmente, se está em um habitat equilibrado ele não ataca.

Qual o preço de um bicho-preguiça?

à vista R$ 268,00.

Quais animais precisam de autorização do Ibama?

Muitas são as opções de animais silvestres permitidos pelo IBAMA no Brasil, pensando nisso separamos uma lista para te ajudar a decidir qual escolher.
  • Jiboia.
  • Teiú
  • Tarântula.
  • Furão.
  • Iguana.
  • Cobra-do-milho.
  • Sagui.
  • Cacatua.

Porque o bicho-preguiça se mexe devagar?

Isso porque seus músculos são compostos por fibras de contração lenta que fornecem resistência enquanto não usam muita energia. Se há uma coisa que esses músculos não podem fazer, essa coisa é tremer de frio, por isso, as preguiças se aquecem na luz do sol para aumentar a temperatura do corpo – como um réptil.

Como é o comportamento do bicho-preguiça?

A preguiça, tendo de subir em galhos finos, não pode ter um intestino grande. Ela se movimenta devagar porque cada caloria despendida é muito importante, e pode desacelerar o metabolismo.

O que a psicologia fala sobre a preguiça?

A preguiça, para psicólogos, tem múltiplos significados. Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras.

Quais animais não precisam de autorização do Ibama?

Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.

Qual a diferença entre animais domésticos e silvestres?

Os animais silvestres são os animais selvagens, aqueles encontrados na natureza, sem a influência ou sem o hábito do convívio com os seres humanos. Já os animais domésticos são aqueles que, ao longo da história, foram condicionados e acostumados a viver entre os seres humanos.

Qual a importância dos animais silvestres para o equilíbrio do ambiente?

A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.

O que são animais silvestres de estimação?

Animais silvestres, ou animais selvagens, são aqueles de espécies que não passaram pelo longo processo de domesticação como os cães e os gatos. Eles não estão adaptados a viver no ambiente dos homens e, por isso, sofrem - tenham eles nascidos em cativeiro ou sido capturados na natureza.

Quais animais exóticos podem ser criados no Brasil?

Os animais exóticos domésticos mais comuns são os pássaros: calopsitas, periquitos australianos, canários do reino, pavões e cacatuas estão entre as espécies estrangeiras mais populares.

Pode ter animais exóticos no Brasil?

A atual legislação ambiental brasileira tutela de forma bastante tímida a fauna exótica, tendo esta seu ápice legal no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, a qual atribui uma pena muito branda àqueles que praticam maus-tratos aos animais, incluindo os exóticos.

Como adotar um animal exótico?

No site do IAP, o interessado deve solicitar a adoção por meio do Termo de Guarda de Animais Silvestres (TGAS). Entretanto, no caso da adoção a pessoa terá a guarda do animal, não a posse. “A pessoa tem que ter em mente que se for encontrado um local melhor para esse animal, O IAP tem a prerrogativa de transferi-lo.

Quais as características da preguiça gigante?

Chegava a pesar quatro toneladas e tinha seis metros de comprimento. As garras eram essenciais para apanhar folhas, base da dieta das preguiças, que conseguiam se alimentar dos arbustos rasteiros até as árvores mais altas devido à altura avantajada. Elas nunca ficavam com fome!

O que as preguiças fazem?

As preguiças são animais inofensivos que se caracterizam por realizarem movimentos lentos e possuírem hábito arbóreo. Esses animais são chamados de folívoros, uma vez que se alimentam, basicamente, de folhas. Vale salientar que algumas espécies alimentam-se também de frutos e flores.

Como bicho-preguiça dorme?

Dorme a maior parte do dia, pendurado de cabeça para baixo, com a cabeça escondida entre as patas dianteiras. À noite, desloca-se lentamente pelas árvores comendo folhas e frutos. O bicho-preguiça raramente desce ao solo, pois não consegue andar.

Quanto tempo uma preguiça fica sem respirar?

Elas também podem prender a respiração por impressionantes 40 minutos, baixando seu metabolismo para fazer com que sua frequência cardíaca diminuía para um terço de sua velocidade normal. A natureza da preguiça permite que ela conserve energia, movendo-se mais devagar do que qualquer outro mamífero do planeta.

Artigo anterior
Quais as doenças que o abacate previne?
Artigo seguinte
O que falar para uma pessoa que desabafa com você?