Quais são as medidas restritivas de direito?

Perguntado por: Gabriela Eva Barros  |  Última atualização: 20. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

O artigo 43 do mencionado diploma legal descreve as possibilidades de penas restritivas como: prestação pecuniária, perda de bens e valores, limitação de fim de semana, prestação de serviços à comunidade, e interdição de direitos.

O que são penas restritivas de direito?

As penas restritivas de direitos podem ser aplica- das se o crime for culposo, ou seja, tenha aconteci- do sem intenção, mas como consequência de imperícia, negligência ou imprudência do agente. Quando há reincidência em crime doloso, não terá direito a essa substituição.

Quantas penas restritivas de direito podem ser aplicadas?

§ 2o Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.

Quais são as penas restritivas de direitos previstas no Código Penal explique o funcionamento de cada uma delas?

São penas restritivas de direitos: a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana, conforme preceitua o artigo 43 do Código Penal.

Quais as características e duração das penas restritivas de direitos?

As penas restritivas de direitos têm a mesma duração da pena privativa de liberdade decretada na sentença. Desse modo, uma pena de 2 anos de reclusão equivale a 2 anos de prestação de serviços à comunidade, por exemplo.

Penas Restritivas de Direito - COMO APRENDER de forma rápida e objetiva

23 questões relacionadas encontradas

Quais são as duas características principais das penas restritivas de direito?

As penas restritivas de direitos são dotadas de duas características essenciais: autonomia e substitutividade. Dispõe o artigo 44 do Código Penal que as penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade quando presentes os requisitos legais.

São penas restritivas de direitos exceto?

Questão Cartórios São penas restritivas de direitos, EXCETO: A prestação pecuniária.

Pode converter pena restritiva de direito em privativa de liberdade?

Acerca da questão objeto do recurso especial, assim dispõe o artigo 181, § 1º, e, da Lei de Execução Penal: Art. 181. A pena restritiva de direitos será convertida em privativa de liberdade nas hipóteses e na forma do artigo 45 e seus incisos do Código Penal.

Quem cumpre pena restritiva de direito pode viajar?

Sim, quem está em regime aberto pode viajar. Porém, deverá requerer AUTORIZAÇÃO PRÉVIA ao juiz da execução penal. Isso porque, o artigo 115 da Lei de Execuções Penais traz condições obrigatórias para…

Como é a prescrição das penas restritivas?

As penas mais leves (restritivas de direito e multa) prescrevem com as mais graves (privativas de liberdade), conforme o disposto no art. 118 do Código Penal. Porém, este critério não terá incidência no concurso de crimes, em que a pena de cada delito prescreve isoladamente, conforme regra acima exposta.

Quantas horas de serviço comunitário?

A pena de prestação de serviços à comunidade deve ser cumprida à razão de 1 (uma) hora de tarefa por dia de condenação"(art. 46 , § 3º , do CP ), limitando-se, portanto, à 7 (sete) horas semanais.

O que acontece se eu me recusar a prestar serviço comunitário?

Autor. Condenado que descumpriu pena de prestação de serviços à comunidade deve ir para a prisão.

O que acontece se o indivíduo que está cumprindo pena restritiva de direitos for novamente condenado agora a pena privativa de liberdade?

1. A lei contempla a possibilidade de conversão da pena restritiva de direitos quando o apenado vem a ser posteriormente condenado à pena privativa de liberdade. Inteligência dos arts.

Quando se aplica o sursis?

O sursis só é cabível para a pena privativa de liberdade, não admitindo a lei, a suspensão de pena de multa ou restritiva de direitos. Quanto à quantidade da pena, só é cabível a suspensão se a pena a que foi condenado (pena concreta) não for superior a dois anos.

Quais são os tipos de pena?

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Quando se aplica a pena privativa de liberdade?

Esse tipo de pena é aplicada aos crimes de maior lesividade e pode ser cumprida por meio de reclusão - nos regimes fechado, semiaberto e aberto - ou detenção. Vamos observar os dispositivos legais que tratam do assunto e analisar mais profundamente cada tipo de Pena Privativa de Liberdade (PPL).

Como é cumprida a pena restritiva de direitos?

Essa modalidade de pena privativa de liberdade deve ser cumprida, sem rigor penitenciário, em estabelecimento especial ou seção especial de prisão comum, em regime semi-aberto ou aberto. Isto é, não há previsão do regime fechado em nenhuma hipótese para a prisão simples.

Como funciona o serviço comunitário?

O serviço comunitário é uma ordem judicial pela qual se apresenta ao delinquente a oportunidade de compensar a comunidade pelos danos que ele/a cometeu, prestando serviços que beneficiem aquela, em lugar de ser encarcerado/a.

Quem tem direito a condicional?

O livramento condicional. O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

O que acontece se não cumprir a pena restritiva de direito?

Havendo descumprimento injustificado das condições impostas, no tocante à pena restritiva de direitos, o sentenciado perderá o benefício que lhe foi concedido, regressando à reprimenda inicial, qual seja, privativa de liberdade, como se pode depreender do disposto no artigo 44 , § 4º , primeira parte, do Código Penal .

Qual efeito do descumprimento da pena restritiva de direito e da multa substitutiva?

“De início, tratando-se de pena substitutiva, fixada com base no artigo 44 do Código Penal, tem-se que o eventual descumprimento da obrigação dá ensejo à reconversão da pena restritiva de direitos em privativa de liberdade, por força do comando expresso da norma do parágrafo 4º do referido artigo.

O que acontece se eu não pagar a prestação pecuniária?

A prestação pecuniária é destinada à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social. É pena substitutiva da privativa de liberdade e, em razão disso, se não paga deve ser convertida em prisão.

Como funciona a pena de limitação de fim de semana?

Art. 48. A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado.

O que diz o artigo 55?

Esse Artigo enumera algumas hipóteses de perda de mandato, e determina a forma em que essa perda se dará, se por Cassação, se por Extinção. Em suas disposições há contradições formais e materiais que ferem à boa técnica jurídica, e à ética.

É possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos nos crimes de lesão corporal leve?

Não é possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos em caso de condenação por crime de lesão corporal previsto no art. 129, § 9º, do CP.

Artigo anterior
Como ir de Madri para Barcelona mais barato?
Artigo seguinte
Estou grávida de 7 semanas estou de quantos meses?