Porque sou tão impulsivo?

Perguntado por: Wilson Valente  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

A impulsividade, de fato, está presente em muitos distúrbios psicológicos. Ela pode ser um transtorno de conduta por si só ou a consequência de uma condição mais grave, como o transtorno de bipolaridade, o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o transtorno de personalidade borderline.

Sou uma pessoa muito impulsiva?

De modo geral, pessoas com comportamento impulsivo possuem humor instável e imprevisível, tendência a acessos de raiva, temperamento conflituoso, imediatismo e dificuldades nos relacionamentos afetivos. Elas falam sem pensar e tomam decisões precipitadas constantemente.

O que é ser uma pessoa impulsiva?

Significado de Impulsivo

Aquele que se comporta por impulso; que age sem reflexão; irrefletido. Que tem facilidade para se enraivar; genioso. substantivo masculino Aquele que se comporta por impulso; indivíduo que age sem reflexão. Sujeito irritadiço.

É ruim ser impulsivo?

Ser uma pessoa impulsiva é geralmente considerado um traço negativo para a sociedade. As pessoas que apresentam esse tipo de comportamento tendem a não considerar as consequências de suas ações, pensar bem nas coisas ou terminar o que começaram.

Porque não devemos agir por impulso?

Consequências de agir por impulso

reação negativa das pessoas a sua volta. confusão e brigas. excesso de energia e desgaste. culpa e arrependimento.

SER IMPULSIVO: QUANDO ISSO É UM PROBLEMA MÉDICO?

37 questões relacionadas encontradas

Como saber se sou uma pessoa impulsiva?

Veja, a seguir, os principais comportamentos que os impulsivos costumam apresentar.
  1. 1 – Falar Sem Pensar. ...
  2. 2 – Tomar Decisões Ignorando os Planos Para o Futuro. ...
  3. 3 – Agir Sem Pensar nas Consequências. ...
  4. 4 – Ser Movido Mais Pela Emoção do Que Pela Razão. ...
  5. 5 – Se Arrepender de Atitudes Que Tomou ao Se Deparar Com as Consequências.

O que é criança impulsiva?

Uma criança impulsiva tem dificuldade para se relacionar com colegas, obedecer ordens, se acalmar e lidar com diversas situações. Algumas atitudes ajudam a diminuir esse impulso, estimulando a criança a pensar antes de agir e a gerenciar suas emoções.

O que é impulsivo e compulsivo?

FROSCH (1977) afirma que o ato impulsivo caracteriza-se pela gratificação às disposições da consciência do paciente no momento imediatamente anterior ao ato. Já o ato compulsivo, em geral, é justificado pelo paciente como sendo uma resistência a uma ameaça, imaginária ou não, mas sempre magnificada por ele.

O que é sinônimo de impulsivo?

Que dá impulso: 3 impulsionador, impulsor, impelente, propulsor, motor.

O que faz uma pessoa agir por impulso?

A definição mais simplificada e direta do que é agir por impulso, é agir sem pensar nas consequências. Ou seja, você deixa suas emoções do momento falarem mais alto do que o seu racional.

O que é impulsos na psicologia?

É um esquema de comportamento característico de uma espécie animal, que varia muito pouco de um sujeito para o outro. É transmitido geneticamente e parece atender a uma finalidade.

Como controlar meus atos?

Uma boa técnica para poder deixar de lado a impulsividade é analisar quais são as consequências das suas ações ou das suas palavras. Que a sua frase de cabeceira seja “preciso pensar melhor”. Dessa forma será mais fácil tomar as decisões certas ou, ao menos, mais pensadas.

Qual o contrário de impulsividade?

1. calmo, fleumático, imperturbável, pacífico, tranquilo, sereno, pacato, manso. 2. ajuizado, cauteloso, cuidadoso, metódico, moderado, ponderado, prudente, sensato, paciente, comedido.

O que é ser uma pessoa comedida?

adjetivo Que se comporta de modo prudente; moderado. Que é cauteloso, sensato e ajuizado. Que tem o hábito de se precaver; que age com precaução; prudente. Etimologia (origem da palavra comedido).

O que significa impulsividade negra?

Na psicologia, a tríade obscura, também chamada de tríade negra ou sombria, compreende os traços de personalidade do narcisismo, maquiavelismo e psicopatia. ... A psicopatia é caracterizada por um comportamento anti-social contínuo , impulsividade, egoísmo, traços insensíveis e não emocionais e falta de remorso.

Qual a diferença entre impulso e compulsão?

Quem tem Compulsão não consegue evitar o ato contínuo motivador, é de fato doentio. Já quem tem o Impulso de praticar algo, seja legal ou ilegal, nem sempre o praticará, ao contrário, na maioria das vezes evitará ou não consolidará tal desejo.

Qual a diferença de compulsão e impulsão?

Assim, inferimos que a compulsão é uma formação específica da estrutura neurótica. Entretanto, com relação à impulsão, não foi possível realizarmos tal aproximação, pois, diferentemente dos sintomas, as impulsões são atos; emergem suscitando uma satisfação direta que deixa o sujeito mudo e sem lugar.

Como tratar um transtorno obsessivo compulsivo?

Tratamento para Compulsão

A terapia cognitivo-comportamental é o tratamento mais eficaz para a compulsão e também para sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo. O tratamento envolve dois componentes: Exposição e prevenção de respostas. Terapia cognitiva.

Qual a diferença entre impulsividade e hiperatividade?

Por falar em sintomas, deve-se ter em mente que existem duas categorias em que essas características são divididas. São elas: inatenção (ou inabilidade ao foco) e hiperativo-impulsivo (ou a inabilidade de manter o comportamento sob controle).

Quais as características de uma pessoa com TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Quem tem TDAH é impulsivo?

Pessoas impulsivas – Característica crítica do TDAH

Impulsividade é sinônimo de dificuldade com autocontrole. Prejuízos, a si mesmo e aos outros, são consequência de não parar para pensar. A saber: a impulsividade é um dos sintomas comuns ao TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade.

Como controlar o impulso de raiva?

Como controlar a raiva?
  1. Invista em autoconhecimento. Reflita sobre os momentos que você se irrita. ...
  2. Entenda como você expressa a raiva. ...
  3. Desenvolva a empatia através de reflexões. ...
  4. Aceite a realidade. ...
  5. Cuide de você ...
  6. Procure a psicoterapia.

Qual o contrário de impulso?

O contrário de impulso é: Principais antônimos de impulso: 1. abatimento, prostração, desalento, desconforto, consternação, esmorecimento, debilitação, desincentivo, descoroçoamento.

O que é insegura?

Significado de Inseguro

adjetivo Que não possui ou demonstra segurança; perigoso: carro inseguro. Que se apresenta de modo instável; sem estabilidade; incerto: aquele trabalho era inseguro. Falta de confiança em si próprio; medroso: parecia inseguro diante de seu chefe.

O que é uma pessoa contentado?

Significado de Contentado

Contentado vem do verbo contentar. O mesmo que: alegrado, regozijado.

Artigo anterior
O que é a postura do ovo?
Artigo seguinte
Qual são os números aleatórios?