Porque os artrópodes foram os primeiros animais a conquistar o ambiente terrestre?

Perguntado por: Diogo Andrade Lopes  |  Última atualização: 18. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

Exoesqueleto e muda Uma característica importante dos artrópodes é a presença de exoesqueleto quitinoso, que, além de proteger o seu corpo, por ser impermeável, permitiu que os artrópodes pudessem conquistar os mais diversos ambientes.

Porque os artrópodes são considerados os dominadores do mundo?

Com mais de 1 milhão de espécies descritas, os artrópodes representam 80% do Reino Animal e, por isso, são os verdadeiros “donos” da Terra.

Por que os artrópodes conseguiram atingir tamanha diversidade e abundância?

Essas estruturas especializaram-se não apenas na movimentação do corpo mas também no desempenho de muitas outras funções tais como alimentação (auxílio na captura e trituração dos alimentos), reprodução e na percepção de estímulos. Dessa forma, os artrópodes poderiam se locomover melhor e alcançar diferentes ambientes.

Que adaptações evolutivas permitiram que os artrópodes fossem tão bem sucedidos?

Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva à suposição de que os artrópodestêm parentesco evolutivo com os anelídeos.

Qual é a principal característica dos artrópodes que contribui para o seu sucesso evolutivo?

A presença desses apêndices articulados, corpo segmentado e exoesqueleto contribuíram para o sucesso do grupo. A presença de um exoesqueleto (esqueleto externo) de quitina é uma característica marcante nesses invertebrados.

ARTRÓPODES - INTRODUÇÃO - ZOOLOGIA | Biologia com Samuel Cunha

15 questões relacionadas encontradas

Qual foi a principal função adaptativa do exoesqueleto dos artrópodes na conquista do ambiente terrestre?

O exoesqueleto dos aracnídeos (e demais artrópodes) evita a perda excessiva de água permitindo a grande irradiação adaptativa desses animais no ambiente terrestre.

Qual a importância dos artrópodes para o meio ambiente?

Os artrópodes apresentam grande importância, pois nesse grupo podemos encontrar desde organismos transmissores de doenças a organismos responsáveis pela polinização de diversas espécies. Alguns artrópodes, como as abelhas, atuam na polinização de diversas espécies.

Quais as vantagens evolutivas dos artrópodes?

Os artrópodes são animais que apresentam como uma de suas principais características a presença de um exoesqueleto quitinoso, uma estrutura importante para sua proteção, mas que impede o animal de crescer de maneira contínua (forma de crescimento observada na maioria dos animais).

Quais características fazem dos artrópodes organismos bem sucedidos no planeta?

Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina. O exoesqueleto desses animais funciona como ponto de fixação para músculos que promovem a movimentação dos apêndices e garante proteção contra perda excessiva de água e predadores.

Quais adaptações ocorreram no corpo dos insetos para seu sucesso na vida terrestre?

Os insetos, assim como todos os artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso que garante proteção ao corpo do animal, apêndices articulados, musculatura desenvolvida e simetria bilateral. Além dessas características comuns, observa-se a presença de algumas importantes peculiaridades.

Quais são as características mais importantes que distinguem os artrópodes de outros animais?

Os artrópodes são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Estima-se que existam três vezes mais espécies desse filo que de outras espécies animais juntas. As características básicas dos artrópodes são a presença de um exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e órgãos sensoriais desenvolvidos.

Qual é a principal característica que distingue os artrópodes de outros filos?

Como já dito, a principal característica do filo dos artrópodes é a presença de apêndices articulados, algumas vezes chamados de patas articuladas.

Porque os artrópodes são os animais mais diversos?

Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.

Qual é o animal não tem pernas?

Platelmintos

São animais de corpo achatado, fino, mole e sem patas. Existem platelmintos de vida livre ou parasitas como a tênia e as planárias.

Qual o animal mais numeroso do mundo?

Os animais mais numerosos do mundo são os insetos. Insecta corresponde à classe dos artrópodes e compreende o maior grupo de criaturas no reino animal. Existem entre 23 e 32 ordens de insetos.

Qual animal que tem seis patas igual Abelha?

Os insetos formam um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e a presença de seis pernas. Ouça o texto abaixo!

Qual a linha representa o crescimento de um artrópode?

Figura 4.3 Comparação do aumento em tamanho entre artrópodes e não artrópodes. A linha pontilhada representa o crescimento dos tecidos dos artrópodes: você consegue imaginar o motivo pelo qual ele aumenta durante a ecdise?

Em qual grupo de artrópodes podemos encontrar dois pares de antenas?

Classe Crustacea (509 M.

Uma característica fundamental na identificação de um crustáceo é a observação da presença de dois pares de antenas, dois pares de maxilas e um par de mandíbulas, além de seu exoesqueleto formado por quitina, proteína e carbonato de cálcio.

Por que os artrópodes tem esse nome?

Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".

Porque que os artrópodes sofrem o processo de muda como ele ocorre?

Embora a presença do exoesqueleto garanta uma maior proteção, ele acaba impedindo o crescimento. Assim, periodicamente, esse exoesqueleto é eliminado para que o animal desenvolva-se por meio de um processo denominado de muda ou ecdise.

Qual é a importância do exoesqueleto dos artrópodes?

O exoesqueleto funciona como uma proteção contra atrito, patógenos, predadores e variações do meio ambiente. Além disso, dá suporte estrutural e forma ao corpo do animal. O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina.

Qual é a classificação dos artrópodes?

Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.

Por que os artrópodes conseguiram atingir tamanha diversidade e abundância?

Essas estruturas especializaram-se não apenas na movimentação do corpo mas também no desempenho de muitas outras funções tais como alimentação (auxílio na captura e trituração dos alimentos), reprodução e na percepção de estímulos. Dessa forma, os artrópodes poderiam se locomover melhor e alcançar diferentes ambientes.

Quais são as doenças transmitidas por artrópodes?

Algumas das doenças estudadas neste centro são a borreliose de Lyme, tularémia, febre Q, febre escaro-nodular e outras rickettsioses, febre por West Nile, chikun- gunya, zika, dengue e outras arboviroses, arenaviroses, hantaviroses e outras febres hemor- rágicas virais.

Artigo anterior
Quando a luz amarela do semáforo estiver piscando?
Artigo seguinte
Qual é o melhor material para implante dentário?