Porque o sistema sanguíneo ABO é um exemplo de polialelia?

Perguntado por: Fábio Daniel Paiva Guerreiro Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

O sistema ABO é um exemplo clássico de polialelia, pois três alelos diferentes determinam quatro diferentes tipos sanguíneos.

Por que os grupos sanguíneos são considerados polialelia?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).

Qual é a definição para polialelia?

Polialelia ou alelos múltiplos significa que existem três ou mais tipos de alelos distintos para os mesmos locus cromossômicos. ... Esses quatro fenótipos originam-se a existência de quatro alelos distintos de um mesmo lócus. O gene C determina a manifestação selvagem e é dominante sobre todos os outros alelos.

Quando ocorre a polialelia?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.

Porque ocorre a relação de dominância na polialelia?

Isso porque a quantidade de combinações possíveis entre os alelos para cada locus (espaço onde o gene é fixado) torna-se maior. A coexistência polialélica ocorre em razão dos processos mutagênicos, que produzem séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente.

SISTEMA ABO - TIPOS SANGUÍNEOS - GENÉTICA - Prof. Kennedy Ramos

16 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a co dominância?

Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.

O que são fatores dominantes?

Designação do fator dos híbridos da primeira geração que fenotipicamente se manifesta. Como nos híbridos da primeira geração, cada indivíduo contém dois fatores para cada carácter; quando se encontram em presença um do outro e um só se manifesta, este designa-se fator dominante.

Como surge Os alelos?

Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. ... Cada gene mutante que surge estabelece condição para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele determinado caráter, naquela espécie.

Como ocorre a polialelia em coelhos?

A polialelia surge por mutações do alelo, gerando novos alelos. Por isso, podemos ter alelos A1, A2, a1 ou a2, e os genes serão formados pela combinação de dois destes alelos: A1A2, A1a1, A2a1, a2a2, etc. Um exemplo clássico deste caso de polialelia é a determinação da cor dos pelos em coelhos.

Como acontece a pleiotropia?

A pleiotropia é um processo em que um único par de alelos (formas alternativas de um determinado gene) atua na manifestação de diversas características. Ela se difere da interação gênica pelo fato de a interação apresentar vários genes determinando uma única característica.

Qual a definição de codominância?

A codominância é um tipo de interação em que os dois alelos que condicionam uma determinada característica expressam-se. Sabemos que cada característica do nosso corpo é condicionada por dois alelos, um proveniente do pai e outro da mãe.

Qual a diferença entre polialelia e interação gênica?

Um outro tipo de herança é a pleiotropia, e ela se diferencia da interação gênica pelo fato de apenas um par de genes condicionar mais de uma característica. Na interação gênica, dois ou mais genes atuam para condicionar uma determinada característica.

O que é polialelia Como surgem as novas formas alélicas de exemplo?

Heranças genéticas: polialelia. A polialelia, também chamada de alelos múltiplos, ocorre quando a herança de uma característica possui um gene com mais do que duas formas alélicas. Ainda teremos dois genes para determinar a característica, mas existirá mais do que dois alelos que irão influenciá-la.

Porque é que o grupo O é considerado doador universal?

Por exemplo, se o sangue é do tipo A, quer dizer que possui antígeno A. Se é AB, tem antígenos A e B em seus glóbulos vermelhos. Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise.

É possível o filho ter o tipo sanguíneo diferente dos pais?

O tipo sanguíneo do seu filho depende dos tipos sanguíneos do pai ou da mãe. Existem resultados bem definidos para todas as combinações possíveis: O com O = filho pode ser apenas do tipo O. Nunca será A, B ou AB.

Qual dos grupos sanguíneos e exemplo de polialelia pois apresenta mais de dois tipos de genes alelos?

Alternativa “d”. Polialelia ou alelos múltiplos é o nome dado ao fenômeno em que genes apresentam mais de duas formas alélicas. O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos. Nesse caso, os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes IA, IB e i.

O que é um alelo?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

Como se constrói um heredograma?

Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica as suas características particulares e sua relação de parentesco com os demais.

O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?

O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).

Quais são os tipos de alelos?

Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos. Os dominantes são aqueles que impõem as suas características, ou seja, são os que determinam as características de uma espécie. É representado pela letra maiúscula que pode ser encontrada como (AA ou BB).

Qual foi um dos primeiros casos estudados de alelos múltiplos?

A pelagem de coelhos, um caso de polialelia.

O que é uma característica dominante?

O que é dominância? Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose. Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.

Quando um gene é considerado dominante?

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

O que é dominante na biologia?

Em genética, designa o alelo que se expressa no fenótipo, quando os dois alelos diferentes de um gene estão presentes num organismo.

Artigo anterior
Qual o sushi mais saudável?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre NCG e CGL?