Porque o pescado é considerado altamente perecível?

Perguntado por: Alexandra Eduarda Vaz Gaspar Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

Técnica – O pescado é altamente perecível devido à sua composição biológica. As alterações são causadas por enzimas endógenas, principalmente nos primeiros dias de armazenamento refrigerado, e depois pela atividade bacteriana, que tem papel predominante na deterioração.

O que torna o pescado um dos alimentos mais perecíveis?

O tecido conetivo do pescado é muito mais débil e fácil de romper do que dos mamíferos, degradando-se mais rapidamente a temperaturas mais baixas (PEREDA et al., 2005). A digestibilidade das proteínas de pescado é alta. Eles estimulam mais a secreção gástrica do que a carne bovina.

Porque os pescados frescos são alimentos rapidamente perecíveis?

O pescado é um dos alimentos altamente perecíveis devido: a) aos fatores microbiológicos; b) a rápida instalação da fase de rigidez post mortem (endurecimento do peixe); c) a liberação de muco; d) a alta quantidade de água nos tecidos; d) a constituição frouxa do Page 4 4 tecido conjuntivo; e, e) tecido rico em ...

Como é classificado o pescado?

Podem ter a classificação de “pescado resfriado” que é aquele armazenado sob refrigeração (–0,5 a –2,0ºC) e “ pescado congelado” que é aquele armazenado em temperaturas inferiores a –25ºC.

Por que as carnes de peixe apresentam maior digestibilidade?

“A melhor digestibilidade está relacionada a estrutura das proteínas, que apresentam fibras mais curtas e menos tecido conjuntivo, facilitando a ação das enzimas digestivas, por esses fatores relacionados, o pescado apresenta a carne mais macia e necessita de menor tempo de cozimento”, afirma Baima, destacando a ...

284124 - Métodos para avaliação da qualidade e frescor de pescados

26 questões relacionadas encontradas

Quais os fatores que contribuem para a decomposição do pescado?

O pescado é mais susceptível à decomposição por enzimas e bactérias devido à menor quantidade de tecido conjuntivo; elevada atividade de água; gordura facilmente oxidável e pH próximo da neutralidade, levando a alterações de natureza física e química, ocasionando riscos à saúde do consumidor (AGNESE et al., 2001; ...

Quais fatores determinam a rápida deterioração do pescado?

Os principais parâmetros intrínsecos que levam à rápida deterioração do pescado fresco estão relacionados com o teor de água intramuscular do pescado (cerca de 80%), o pH próximo da neutralidade, à pouca quantidade de tecido conjuntivo, que deixa vulnerável a musculatura aos ataques das enzimas endógenas e à ação ...

Qual a composição química do pescado?

Os valores da composição química ou centesimal do pescado variam muito. De forma bem geral, pode-se dizer que possui de 70% a 75% de umidade, cerca de 20% de proteínas, até 8% de lipídios e, em menor proporção, carboidratos e minerais.

Quais as principais características do pescado?

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.

O que é a tecnologia do pescado?

Ciência e Tecnologia do Pescado: área do conhecimento que inclui o estudo das características físicas, químicas, biológicas e nutricionais do pescado, assim como das técnicas de conservação pós-colheita ou pós-abate, estocagem, processamento, transporte e distribuição até os pontos de venda, garantindo a qualidade e ...

Quais são as características de um peixe fresco?

Verifique algumas características para comprar peixe fresco

O pescado deve estar com os olhos brilhantes e salientes, as escamas e a carne firmes. A cor da pele deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos. Se estiver cinza ou esbranquiçada, é mau sinal.

Por que o cozimento do pescado não é capaz de evitar a doença?

De acordo com o especialista, “é uma doença rara, que nada mais é do que uma intoxicação alimentar por uma toxina que não é eliminada pelo calor, então, o peixe cozido pode transmitir a doença: é rara, não é frequente e não se tem ainda essa toxina identificada”, diz Igor Lopes.

Em que consiste o congelamento rápido do pescado?

18 A operação de glaciamento consiste em submeter o pescado, imediatamente após o seu congelamento, a uma rápida imersão ou breve aspersão com água fria, formando uma camada de gelo na superfície do produto.

O que torna a carne de pescado mais suscetível a Deteriorar-se?

Há também diversos outros fatores que contribuem com a alta perecibilidade: São eles: Valor de pH próximo da neutralidade; Elevada atividade de água nos tecidos; Alto teor de nutrientes disponíveis para a multiplicação de microrganismos, principalmente bactérias deteriorantes e patogênicas.

Qual o principal produto do processamento do pescado?

O nitrato de sódio ou potássio e nitrito de sódio ou potássio servem para desenvolver a cor característica do peixe curado e funcionar como bacteriostático em meio ácido.

Quais os possíveis produtos gerados na deterioração de peixe fresco?

Um produto decorrente da deterioração do pescado é a histamina. Trata-se de uma diamina biogênica primária e heterocíclica, não volátil, termoestável.

Quais características fazem do peixe um alimento muito perecível?

“O pescado é extremamente perecível, devido a uma alta atividade de água e um alto grau de insaturação dos ácidos graxos, podendo essas alterações ocasionar possíveis mudanças na coloração do filé.

O que os peixes se alimentam?

Peixes carnívoros: eles se alimentam principalmente de outros animais, como crustáceos, anfíbios, insetos e peixes menores. Exemplos de espécies: Oscar, Acará e Betta; Peixes herbívoros: esses peixes consomem alimentos de origem vegetal, como plantas, algas e outras.

Quais as características sensoriais que o pescado fresco próprio para o consumo deve apresentar segundo o Riispoa?

Segundo o RIISPOA, o pescado fresco próprio para consumo deverá apresentar as seguintes características organolépticas: os peixes devem apresentar a superfície do corpo limpa, com relativo brilho metálico; olhos transparentes, brilhantes e salientes, ocupando completamente as órbitas; guelras róseas ou vermelhas, ...

Qual a composição química do corpo do peixe?

O autoi ainda classifica as espécies de peixes em gordos, semigor- dos e magros, de acordo com a composição apresentada como segue: peixes gordos: 68,6% de umidade, 20,0% de proteína, 10,0% de lípides e 1,4% de cinza; peixes se- migordos: 77,2% de umidade, 19,0% de proteína, 2,5% de lípides e 1,3% de cinza; peixes ...

Qual é a importância de estudarmos a composição química em pescados?

A alimentação influi bastante na composição da parte comestível do pescado Importância do conhecimento da composição química do pescado 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA PARTE MUSCULAR DO PESCADO O conhecimento da composição química do pescado é importante para avaliar as características de estabilidade do pescado fresco, os ...

Qual o teor de umidade dos pescados?

Obteve-se valores entre 53,92 e 80,35% de umidade; 0,54 e 0,08% para cinzas e 0,81- 0,95 de Aw. Os valores de umidade encontrados estão acima dos padrões estabelecidos pela proposta brasileira para pescado salgado e seco, o que indica falta de controle da qualidade do produto no processo.

Como ocorre o processo de deterioração dos peixes?

O estado de deterioração do pescado é acelerado pelo desgaste físico antes de sua morte, por temperaturas elevadas e falta de oxigênio, por isso eles entram e saem do estado de rigor mortis mais rapidamente.

Quais os fatores que influenciam nas alterações post mortem do pescado?

As alterações que mais caracterizam a deterioração do pescado são aquelas relacionadas com o odor e o sabor, e determinam um estado impróprio para o consumo, porque afetam a condição de comestibilidade. 2. PRINCIPAIS CAUSAS DA RÁPIDA DECOMPOSIÇÃO DO PESCADO Causas: Físico-químicas, autolíticas e microbianas.

Como a captura pode influenciar a deterioração do pescado?

Durante a captura, se o pescado se debater ao tentar libertar-se das redes ou morrer em stress nos barcos pesqueiros ocorrem, consequentemente, alterações ao nível molecular como o esgotamento das reservas de glicogénio, originando uma deterioração mais acelerada e intensa.

Artigo anterior
O que é a razão para os iluministas?
Artigo seguinte
Como tirar arranhões de carros com pasta de dente?