Quem trouxe a constelação familiar para o Brasil?

Perguntado por: Camila Nicole Gomes  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

“Ela se revelou um recurso fantástico para eu poder acessar essas dinâmicas que se colocavam como a origem de muitas doenças”, conta o médico Renato Bertate, responsável por trazer a técnica para o Brasil há mais de 20 anos.

Quem criou a constelação familiar?

Bert Hellinger, nasceu na Alemanha em 1925, formou-se em filosofia, teologia e pedagogia. Foi sacerdote católico e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul.

Como Bert Hellinger descobriu a constelação familiar?

Ele começou sua pesquisa sobre o fenômeno da representação em 1978 e descobriu as ordens básicas da vida, que ele chamou de "Ordens do Amor". Estas ordens formam a base da Constelação Familiar (Familienstellen).

Quando começou a constelação familiar?

No caso específico da Constelação Familiar, seu criador, o alemão Anton Suitbert “Bert” Hellinger, caminhava sobre a terra até pouco tempo atrás – morreu em setembro último, aos 95 anos. Começou a atuar como psicoterapeuta nos anos 70, após deixar a batina (era padre católico, jesuíta).

Quais autores influenciaram Bert Hellinger?

Em 1973, Hellinger viajou para os Estados Unidos, com o objetivo de estudar durante nove meses Terapia Primal com Arthur Janov, por quem foi bastante influenciado, principalmente quanto à Análise Transacional de Eric Berne.

Bert Hellinger explica como surgiu a constelação familiar em entrevista com Simone Arrojo

28 questões relacionadas encontradas

Quem é o pai da constelação?

Essa é uma lei sistêmica que garante a ordem e o equilíbrio dentro das famílias, segundo os estudos do pensador alemão Bert Hellinger, o pai da Constelação Familiar – técnica terapêutica de cura emocional e solução de conflitos nos relacionamentos.

Como surgiu a Constelação Sistêmica?

Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger. Seus conhecimentos surgiram após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo.

Porque Constelação Familiar é perigoso?

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Quais os perigos da Constelação Familiar?

O único “perigo” da constelação familiar é ajudar a abrir caminho para que o amor circule em nosso grupo. Sendo ele um sentimento supremo, é capaz de reordenar nossa confusão interna e permitir que a dor se dilua.

O que a psicologia diz sobre Constelação Familiar?

“A constelação familiar não substitui a terapia, ela ajuda a entender que você não herda só seu aspecto físico dos familiares, herda o emocional também”, explica Solange Bertão, psicóloga clínica e consultora em constelação.

Como Bert Hellinger explica o que é constelação familiar?

A constelação familiar, foi criada pelo alemão Bert Hellinger (1925-2019). É um método terapêutico de resolução de conflitos que permeiam gerações. ... Para então, identificar padrões disfuncionais, repetidos geração após geração. Como resultado, esse método vem sendo aplicado por Tribunais em todo o país.

O que diz Bert Hellinger?

Bert Hellinger acrescenta que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica. Esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma continuamos enredados dentro do sistema familiar e que papéis assumimos inconscientemente.

Onde surgiu a Constelação Familiar?

A Constelação Familiar é um método fenomenológico criado pelo alemão Bert Hellinger, que foi padre e missionário na África por mais de 20 anos, onde trabalhou e observou as tribos zulus e seus comportamentos familiares.

Quem foi o alemão Bert Hellinger?

Anton "Suitbert" Hellinger (Leimen, 16 de Dezembro de 1925 – Bischofswiesen, 19 de Setembro de 2019), conhecido simplesmente como Bert Hellinger, foi um auto intitulado "psicoterapeuta" alemão, não tendo nenhuma formação na área de psicologia, e inventor das Constelações Familiares, método considerado ainda hoje uma ...

Porque o nome Constelação Familiar?

O nome original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, “Colocação [Representação] familiar”. Porém o verbo “stellen” em alemão foi traduzido ao inglês como “constellate”, ou seja, posicionar certos elementos numa configuração dada.

O que acontece depois da Constelação Familiar?

Na Constelação acontece ou pode acontecer algo semelhante a nível emocional. Você pode se sentir cansado(a) por uma semana ou pouco mais. Alguns sentimentos que não estavam conscientes podem surgir. Você pode chorar muito, sentir mágoa, tristezas, raiva, medo, entre outros.

O que muda depois da Constelação Familiar?

Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação. ... Isto pode gerar em você uma nova necessidade para ampliar a sua visão para outros movimentos que apareceram na sua constelação.

É bom fazer Constelação Familiar?

As sessões de Constelação Familiar trazem, de forma rápida e eficaz, diversos benefícios. Isso porque elas identificam os emaranhamentos do sistema, nos ajudam a encontrar nosso lugar dentro dele e rompem padrões comportamentais que nos impedem de seguir adiante.

O que a Constelação Familiar fala sobre autismo?

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do autismo, como questões genéticas, ambientais e biológicas. Entretanto, nenhum deles diz respeito a uma ligação entre a condição e um “assassinato na família”, como sugerem vertentes de uma pseudociência bastante popular, a Constelação Familiar.

O que acontece na Constelação Familiar?

A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma.

O que não é Constelação Familiar?

Não é adivinhação

A Constelação Familiar de Bert Hellinger é um método terapêutico que se utiliza da teoria dos Campos Morfogenéticos de Rupert Sheldrake, um biólogo inglês. ... Dessa forma, o que é colocado no campo não parte de uma ideia ou sugestão do terapeuta, nem do cliente.

O que é a Constelação Sistêmica?

Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ela estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos.

Como funciona Constelação Sistêmica?

A Constelação Sistêmica é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Basicamente, a metodologia consiste em estudar as emoções que nós acumulamos de nossas famílias. A ideia é entender como esses fatores nos influenciam diariamente em vários aspectos.

Qual a diferença entre constelação familiar e Constelação Sistêmica?

A análise efetuada nos levou a concluir que a Constelação Familiar não pode ser considerada uma prática sistêmica, mas sim uma técnica baseada nos princípios epistemológicos da ciência moderna. Palavras-chave: Constelação Familiar; Terapia Familiar Sistêmica; Pensamento Sistêmico; Família.

Artigo anterior
Para que serve o Mastruz na medicina?
Artigo seguinte
Quem pode assinar projeto de estrutura metálica?