O que mensura o capital circulante líquido e como é o seu cálculo?

Perguntado por: Soraia Valente de Domingues  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

O Capital Circulante Líquido é essencial para que uma empresa possa medir quais são os resultados obtidos. Ou seja, se a empresa está obtendo lucratividade ou não. O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.

O que mensurar o capital circulante líquido e como é seu cálculo?

O CCL - Capital circulante líquido, representa o total de recursos de curto prazo disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes.

Como calcular o capital circulante?

O cálculo do capital circulante é feito através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Logo, a fórmula do capital circulante será: Capital Circulante = Ativo Circulante / Passivo Circulante.

Qual a fórmula do CCL?

No sentido financeiro clássico , o Capital Circulante Líquido (CCL) define-se como: CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante.

Qual é a fórmula para calcular o capital?

J = C × i × t

C = capital inicial; i = taxa de juros; t = tempo da aplicação.

CGG #26 Como Calcular o Capital Circulante Líquido

31 questões relacionadas encontradas

O que é capital circulante líquido exemplo?

Capital circulante líquido corresponde a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma companhia. Em outras palavras, é o capital da empresa que possui liquidez e pode ser utilizado facilmente para fins de giro de estoque e pagamentos de dívidas com vencimento no curto prazo.

O que é o ativo circulante Líquido?

Já Ativo Circulante Líquido, também conhecido como Capital de Giro, representa essa quantia após o pagamento de despesas e outros gastos do período.

O que é o CCL na contabilidade?

Capital Circulante Líquido (CCL) também conhecido como Capital de Giro, refere-se aos ativos de uma empresa que são utilizados para manter o seu desempenho. A melhor maneira de entender o funcionamento do CCL é compreender o que é ativo circulante e passivo circulante.

Que significa sigla CCL?

Também conhecido pela sigla CCL, o Comprometimento Cognitivo Leve está associado às condições patológicas de evolução do processo de envelhecimento normal para os quadros de demência.

O que é o ativo circulante de uma empresa?

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Quais contas do ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Como identificar o ativo circulante?

O ativo circulante aparece logo no topo do Balanço Patrimonial e representa valores de alta liquidez, ou seja, que facilmente se transformam em dinheiro. Ele inclui: o próprio dinheiro e seus equivalentes, conta em banco, contas a receber, estoques, aplicações financeiras e etc.

O que é o ativo circulante e o não circulante?

Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

Quais são os ativos não circulantes?

ATIVO NAO CIRCULANTE. No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?

Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.

Quais as contas que compõem o Ativo Não Circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Quais são os subgrupos do ativo circulante?

Ativo circulante
  • a1. Disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa)
  • a2. Créditos.
  • a3. Estoques.
  • a4. Aplicações financeiras.
  • a5. Despesas do exercício seguinte.
  • a. Realizável a longo prazo.
  • a1. Valores realizáveis em prazo superior a doze meses da data do balanço.
  • a2. Valores com prazo de realização duvidoso ou incerto.

Quais são as contas do Passivo Circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

O que significa um CCL negativo?

b) Quando o CCL é negativo isto significa que a liquidez corrente é menor de a unidade. No caso da empresa CCR a liquidez para o final de 2011 foi de 0,47. c) Um CCL negativo pode indicar um maior nível de risco. Neste caso, as dívidas de curto prazo da empresa são superiores aos ativos de curto prazo.

O que aumenta o capital circulante líquido?

O CCL positivo, usualmente, representa uma folga na liquidez, uma sobra de recursos que pode ser destinada à cobertura de gastos eventuais. Nos investimentos, quanto maior o índice, menor o risco de insolvência da empresa, já que os recursos de curto prazo suprem os passivos do mesmo horizonte de tempo.

O que significa o índice de liquidez corrente?

O que é índice de Liquidez Corrente? Liquidez corrente é um indicador financeiro que mostra a capacidade de uma empresa de quitar todas suas dívidas a curto prazo. Na teoria, nada mais é do que a relação entre os valores previstos de entrada em caixa e também de saída — nesse caso, em um curto horizonte de tempo.

Como calcular o capital de juros?

Para calcular juros simples, a taxa é aplicada somente ao capital inicial.
...
J = C * i * t
  1. J = Juros.
  2. C = Capital emprestado.
  3. i = Taxa de juros do período.
  4. t = Tempo.

Como calcular o índice de liquidez imediata?

A liquidez imediata é assim calculada: Liquidez imediata = Disponível / Passivo Circulante.

Qual a diferença entre CCL e NCG?

O capital de giro líquido ou capital de giro próprio é o Capital Circulante Líquido (CCL), ou seja, a diferença entre o ativo e passivo circulantes. ... O Capital de giro possui duas fontes de recursos: próprios e de terceiros.

Artigo anterior
O que é dissociação em química?
Artigo seguinte
Como fica o hemograma de uma pessoa com leucemia?