Porque o ginecologista faz exame de toque?

Perguntado por: Yara Viviane Branco  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

O exame de toque vaginal é capaz de auxiliar no diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, doença inflamatória pélvica, alteração no volume dos ovários, infecções, observar o aspecto do colo do útero, dentre outros.

Como é feito o exame de toque ginecológico?

O(a) médico(a) fica em pé de frente para você, introduz um ou dois dedos na vagina e a outra mão é posicionada sobre o abdome, sem luva, com o objetivo de observar elasticidade da vagina, do colo de útero, se há dor à palpação, tamanho, posição e consistência do útero, além da observação aos anexos (ovários e trompas).

Quando o ginecologista olha a vagina?

Vulvoscopia: Nesse procedimento a mulher deita em uma maca, de barriga para cima e com as pernas abertas na cadeira ginecológica, para que o médico possa analisar a vulva e a vagina. O exame é rápido e indolor.

O que o exame de toque detecta?

O exame de toque retal é o procedimento em que o médico insere o dedo indicador na porção final do intestino grosso (reto) do paciente. Desse modo, é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno.

Quando o médico começa a fazer exame de toque?

A partir da 35ª semana o obstetra já pode realizar o exame de toque, para avaliar a posição do bebê para o parto e o início da dilatação no colo do útero.

É normal o ginecologista fazer o exame de toque?

24 questões relacionadas encontradas

É possível sentir a cabeça do bebê no exame de toque?

Ao final do trabalho de parto se você se tocar poderá sentir a cabeça do bebê. NOTA: Sempre, sempre, sempre lave bem as mãos antes, até os cotovelos, por 4 minutos, pelo menos.

Pode ser feito exame de toque no início da gravidez?

O exame de toque pode ser feito em qualquer estágio da gestação, é uma questão de necessidade. Se houver preocupação pela parte do médico, pode ser feito até mesmo nas primeiras semanas de gestação para investigar algum acontecimento como o sangramento por exemplo.

Quem faz o exame de toque retal?

Já o exame de toque retal é realizado em consulta com urologista ou proctologista. Consiste na introdução do dedo indicador do médico especialista, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente.

O que se sente no toque retal?

O toque retal é um exame normalmente conhecido como realizado pelo urologista para analisar possíveis alterações na próstata que podem ser indicativos de câncer de próstata ou hiperplasia benigna da próstata.

Como se preparar para o exame de toque retal?

Cuidados antes de fazer o exame de toque retal
  1. Estar com a higiene em dia. ...
  2. Evacuar antes do exame. ...
  3. Tomar laxantes somente com orientação. ...
  4. Informar ao médico sobre qualquer problema no ânus. ...
  5. Conversar com pessoas próximas. ...
  6. 4 a 8 horas antes. ...
  7. 24 horas antes. ...
  8. 48 horas antes.

Como se preparar para ir ao ginecologista?

O que fazer para tornar a consulta mais confortável?
  1. Agende a consulta fora do período menstrual. ...
  2. Evite relações sexuais. ...
  3. Não use cremes ou lubrificantes. ...
  4. Não se preocupe com a depilação. ...
  5. Esvazie a bexiga antes de começar os exames. ...
  6. Pergunte sobre os contraceptivos. ...
  7. Informe qualquer anormalidade durante o ato sexual.

Qual depilação fazer para ir ao ginecologista?

"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."

O que se faz na primeira consulta de ginecologia?

Em geral, os exames ginecológicos feitos no consultório são toque vaginal, exame especular, exame clínico (apalpação) das mamas e exame preventivo ou Papanicolau. O médico também pode solicitar outros exames: exames de sangue, exame de urina, exames de DSTs, mamografia e ultrassom pélvica ou transvaginal, entre outros.

Como se faz o exame de toque?

Auto exame de toque

A melhor maneira de fazer o autoexame é na DPP ou próximo. A gestante sentada no vaso com um pé no chão e o outro em cima do assento, introduz dois dedos na vagina e faz um movimento em direção ao ânus. O colo do útero de uma mulher grávida é como lábios franzidos como se fossem dar um beijo.

O que é um exame ginecológico?

O exame ginecológico diz respeito especificamente ao exame do sistema reprodutor da mulher. Ele inclui um exame de mama. O exame pélvico será feito se as circunstâncias da mulher justifiquem sua realização e caso a mulher queira fazê-lo.

Quão fundo fica a próstata?

A próstata está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, estando à frente do reto, que é a porção final do intestino, e, por isso, é possível sentir a próstata através do exame de toque retal, realizado pelo médico.

Quais os primeiros sintomas de problemas na próstata?

Como saber que existe um problema na Próstata?
  • Sensação de ardor ou dor ao urinar;
  • Vontade de urinar com muita frequência;
  • Acordar várias vezes durante a noite para urinar (noctúria);
  • Dificuldade em parar ou iniciar a micção;
  • Sangue na urina (hematúria) ou no sémen;
  • Dor ao ejacular;
  • Incapacidade de reter a urina;

O que é retal?

[ Anatomia ] Pertencente ou relativo ao recto (final do intestino grosso). Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: retal.

Porque não fazer o exame de toque retal?

Essa recomendação se dá porque não existem evidências de que realizar os exames em homens sem sintomas diminui a mortalidade por câncer de próstata. Como esse tipo de tumor pode ter evolução muito lenta, às vezes a conduta indicada é somente observar seu desenvolvimento, pois o tratamento pode ser desnecessário.

Qual a idade certa para fazer o exame de próstata?

Exames de próstata devem começar a partir dos 40 anos. Apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, o câncer de próstata tem larga prevalência no País, superado apenas pelo câncer de pele. Mesmo assim, a parcela masculina da população nem sempre dá a devida atenção ao problema.

Como saber se estou grávida com toque no útero?

Os médicos ginecologistas fazem normalmente esse teste nas pacientes, mas no consultório, claro, e é sim possível ter uma ideia se a mulher está ou não grávida por meio do toque no colo do útero. Esse procedimento requer bastante cuidado, pois a vagina é um lugar sensível e de fácil proliferação bacteriana.

Como fica o colo do útero no início da gravidez?

Geralmente, antes da gravidez, o colo do útero está fechado e firme. À medida que a gravidez prossegue, o colo do útero vai se preparando para o parto, tornando-se mais macio e mais aberto.

Como saber se o colo do útero já está fino?

O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. “O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápido a dilatação acontece.

O que significa 2 dedos de dilatação?

A dilatação é avaliada através do toque vaginal, pelo médico ou pelo enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia, ou seja, são introduzidos 2 dedos na vagina da mulher até à entrada do colo do útero, depois avalia-se quantos centímetros existem entre esses 2 dedos, assim sabe-se qual a dilatação da mulher.

Artigo anterior
Qual o efeito colateral do Toragesic?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de mecanismos de segurança utilizados na segurança da informação?