O que é o Desmossomo?

Perguntado por: Duarte Kevin Antunes de Jesus  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

O desmossomo, também chamado de mácula de adesão, é uma junção que apresenta a função de ancoragem, permitindo, portanto, que uma célula fique aderida a outra. Ele apresenta-se como uma estrutura em forma de disco, que é observada em uma célula e na adjacente a ela.

O que são os desmossomos?

Um desmossomo é caracterizado por duas placas circulares de proteínas, uma em cada célula. De cada placa, partem filamentos de proteínas que atravessam a membrana plasmática e ocupam o espaço intercelular, onde se associam aos filamentos de proteínas da placa adjacente.

Para que servem as interdigitações?

Além de estabelecerem a união entre as células vizinhas, as interdigitações aumentam a superfície de intercâmbio de substâncias com o meio externo.

Onde se encontra os hemidesmossomos?

Os hemidesmossomos podem ser observados na área de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal. A estrutura destas especializações da membrana assemelha-se a meio desmossomo, fixando a célula epitelial à lâmina basal.

Quais são as junções?

Existem três tipos principais de junções celulares: Junções de ancoragem: Junções aderentes, desmossomos e hemidesmossomos. Junções gap (junções comunicantes). Junções de oclusão.

Zônula de Adesão, Desmossomo, Zônula de Oclusão, Junções GAP, Microvilosidades - Bio Aulas

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de junções celulares?

Quando observamos as células animais, verificamos três principais tipos de junções intercelulares: junções aderentes, desmossomos e junções comunicantes.

Quais as junções do tecido epitelial?

Portanto do ponto de vista juncional as junções podem ser classificadas como junções de adesão, junções de oclusão (tight junctions) e junções de comunicação (junções gap). Em muitos epitélios várias junções estão presentes em uma seqüência constante do ápice para a célula.

Qual a diferença entre desmossomo e Hemidesmossomo?

Tanto desmossomos como hemidesmossomos são especializações da membrana plasmática, com função de aderência. O desmossomo se encontra na parte lateral, e tem função de ligar célula-célula. Enquanto o hemidesmossomo está na parte basal, ligando as camadas da epiderme.

Qual a função das microvilosidades e onde são encontradas?

Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las. São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos.

Qual a importância dos hemidesmossomos para as células?

Eles têm a função de associar o citoesqueleto de citoqueratina intracelular com a matriz extracelular localizada fora da célula. O hemidesmossomos são estruturas de fixação de células de ligação de células epiteliais para a membrana basal. ... Estes estabelecem conexões entre o citoesqueleto das células epiteliais.

Qual a função das interdigitações e dos desmossomos?

Desmossomos: São estruturas formadas pelas membranas de duas células adjacentes. Aumentam a adesão entre as células, formando um revestimento contínuo. Interdigitações: São dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células. Como os desmossomos, estão relacionadas ao grau de adesão das células.

O que são Invaginações e sua função?

Invaginação são os processos morfogênicos pelos quais um embrião toma forma, e é a etapa inicial de gastrulação, a enorme reorganização do embrião a partir de uma simples esfera de células, a blástula, em um organismo multi-camadas, com camadas diferenciadas: endoderme, mesoderma e ectoderme.

Quais as especialidades da membrana plasmática?

Conheças as especializações da Membrana Plasmática
  1. Microvilosidades. Esse termo vai assombrar vocês por toda a fisiologia. ...
  2. Glicocálix. O glicocálix são glicoproteínas presentes em todas as células do corpo humano. ...
  3. Especializações de junção. ...
  4. Especializações comunicantes.

Qual a função dos Microtubulos na divisão celular?

Os microtúbulos possuem diversas funções, como: principal componente do aparelho mitótico – fuso acromático, organização dos cromossomos, manutenção da forma celular, ancoragem das organelas citoplasmáticas, criação de força motriz, formação da parede celular, ao movimento intracelular, diferenciação celular, entre ...

Onde se encontra Estereocílios?

Estereocílios: semelhantes à microvilosidades, porém formam ramificações mais longas. Encontrados nos epitélios que revestem o epidídimo e outros ductos do aparelho genital masculino.

O que acontece quando ocorre o rompimento dos desmossomos?

Em específico as células de defesa atacam proteínas chamadas de caderinas, proporcionando a ruptura dos desmossomos. Com essa ruptura as células da pele e de mucosas se separam, resultando na formação de bolhas e acúmulo de líquido.

O que são microvilosidades e qual é a sua função de exemplo de epitélios em que ocorrem microvilosidades?

Microvilosidades são encontradas, por exemplo, no tecido epitelial do intestino humano, o que promove um aumento na atividade digestória, tanto pela maior atividade enzimática, quanto pela maior absorção de nutrientes pelo intestino.

Qual a função das microvilosidades presentes nas células do epitélio intestinal?

As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos.

O que é zona de oclusão?

Junção de oclusão (oclusão: "fechamento"), também chamada de junção estreita, junção apertada ou zona de oclusão (em inglês, tight junctions), são as junções, compostas de duas proteínas, (claudina e ocludina) entre as camadas mais externas de células adjacentes (vizinhas), que estabelecem uma barreira à entrada de ...

O que são junções GAP Nexus ou junções comunicantes )? Cite sua função?

As junções comunicantes, também chamadas de junções gap ou nexos, são estruturas que permitem a comunicação entre células através de conexinas. Através desse tipo de junção, substâncias celulares como, por exemplo, íons, podem passar de célula para célula, fazendo com que grupos celulares formem um conjunto funcional.

O que é junção epitelial?

Esse tipo de junção é responsável pela manutenção da coesão entre as células teciduais, e é mais abundante em tecidos que estão mais expostos ao estresse mecânico intenso, como músculo cardíaco e epiderme.

Quais outras estruturas relacionadas às células epiteliais?

As células epiteliais estão presas à chamada membrana basal, uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente. Na superfície livre, as células epiteliais podem apresentar modificações na sua membrana plasmática, tais como microvilosidades e cílios.

Quais as funções das junções intercelulares?

Para que possam exercer suas funções, as células tem que se manterem juntas, grudadas umas as outras, entrando em ação as junções intercelulares, que se localizam na membrana plasmática e são responsáveis pela união das células.

Quais as principais moléculas de adesão celular?

As caderinas são glicoproteínas transmembranárias de passo simples contendo de 700 a 750 aminoácidos, sendo as principais moléculas de adesão celular responsáveis pela adesão célula-célula nos tecidos dos vertebrados.

Quais os tipos de especialização presentes nas membranas das células epiteliais?

As células epiteliais frequentemente têm especializações da sua membrana plasmática, tais como microvilosidades, cílios, estereocílios, além das junções intercelulares.

Artigo anterior
Qual foi o principal ganho na utilização de ferramentas de aço rápido HSS?
Artigo seguinte
Qual foi o fim da Revolta da Chibata?