Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?

Perguntado por: Soraia Verónica Torres  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.

Porque se comemora o Natal no dia 25 de dezembro?

Uma explicação bastante difundida é a de que os cristãos optaram pelo dia porque, a partir do ano 274, em 25 de dezembro celebra-se em Roma o die natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol invicto, a vitória da luz sobre a noite mais longa do ano.

Porque celebramos o Natal dia 25 de dezembro?

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: “25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data – 25 de dezembro de 336 – é a primeira celebração do Natal registrada.

Qual é a data exata do nascimento de Jesus Cristo?

Não sabemos se Jesus nasceu nesse dia, mas a teoria mais aceita atualmente sugere que não foi o caso. Assim, a escolha do dia 25 de dezembro teria sido parte de uma ação deliberada da Igreja Católica.

Quem disse que Jesus nasceu dia 25 de dezembro?

Joseph F. Kelly também menciona o fato de que Sexto Júlio Africano, historiador que viveu nos séculos II e III, chegou a apontar o dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus|2|.

POR QUE O NATAL É NO DIA 25 DE DEZEMBRO? - RODRIGO SILVA E MARCELA TAÍS

36 questões relacionadas encontradas

O que era comemorado no dia 25 de dezembro antes do nascimento de Jesus?

Desta forma, o 25 de dezembro como Natal não foi algo "inventado", mas sim algo "convencionado", como bem esclarece o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP. "Os antigos romanos celebram, na data, o solstício de inverno no hemisfério norte, a festa do Sol Invicto.

Qual é a verdadeira origem do Natal?

O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.

O que a Bíblia fala sobre o Natal?

A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.

O que a Bíblia fala sobre comemorar o Natal?

Para os cristãos há liberdade para comemorar o Natal e para não comemorar o Natal, e é uma questão de consciência. A Bíblia diz em Romanos 14:5 que: "Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.".

Qual deus pagão nasceu em 25 de dezembro?

Um culto do Oriente

A festa do Sol Invicto, cujo nome oficial era Nativitas Solis Invicti ou “nascimento do Sol Invicto”, era uma celebração dedicada a uma divindade solar que era celebrada no dia 25 de dezembro.

Como foi definida a data do Natal?

Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

Qual é a religião que não comemora o Natal?

Além do islamismo e do hinduísmo, culturas como o budismo, o judaísmo e o taoísmo são algumas das quais não seguem as mesmas crenças cristãs. Cada uma tem seus dogmas, peculiaridades e até calendários diferentes.

O que Jesus tem haver com o Natal?

É a festa em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus. Quando pesquisamos um pouco mais, porém, sua origem se perde na Antiguidade.

Por que os cristãos não comemoram Natal?

1º) Porque a Bíblia não manda celebrar o nascimento. 2º) Porque Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Esta data foi designada por Roma numa aliança pagã no século IV. A primeira intenção era cristianizar o paganismo e paganizar o Cristianismo, de acordo com o calendário judaico, Jesus nasceu em setembro ou outubro.

Quais são as religiões que comemoram o Natal?

Enquanto católicos, evangélicos e espíritas celebram o nascimento de Jesus, candomblecistas, judeus e mulçumanos têm seus próprios ritos.

Quem foi que inventou o Papai Noel?

A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade.

Quem Cristianizou o Natal?

Somente no século 4, quando o Ocidente se tornou cristão, é que o Imperador Constantino uniu o culto pagão ao cristão, transformando a Saturnália em uma comemoração ao nascimento de Jesus. Estabeleceu o dia 25 de dezembro para isso.

Onde está escrito na Bíblia que Jesus nasceu no Natal?

Ninguém sabe a data exata quando Jesus nasceu.

A Bíblia não diz em que dia ou mês Jesus nasceu. Mas pela informação na Bíblia podemos concluir que provavelmente não foi no inverno. Os pastores que visitaram Jesus estavam tomando conta das ovelhas à noite no campo (Lucas 2:8-9).

É verdade que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?

Jesus nasceu em 25 de dezembro? Milhões de cristãos celebram o Natal neste dia, mas a verdade é que na Bíblia — e especificamente nos Evangelhos, onde são narrados episódios de sua vida — não há menção a uma data específica de seu nascimento.

Tinha Natal antes de Jesus?

Mas há diversos indícios de que as pessoas já comemoravam o Natal cerca de 7.000 anos antes de Cristo, o que faz dessa celebração quase tão antiga quanto o próprio conceito de civilização.

Qual a data da morte de Jesus?

Segundo pesquisas recentes, ele teria sido crucificado no dia 7 de abril de 30, em Jerusalém, por sentença de Pôncio Pilatos, procurador da Judeia. A crucificação era a pena mais cruel aplicada no Império Romano.

Por que os judeus não comemoram aniversário?

Também em adição, a Cyclopædia de M′Clintock e Strong diz que os judeus "consideravam as celebrações de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra…, e isto provavelmente por causa dos ritos idólatras com que eram celebrados em honra dos que eram considerados como deuses padroeiros do dia em que a pessoa ...

Quem inventou o Natal foi a Coca-cola?

A Coca-Cola fez algumas adaptações na célebre peça publicitária a quem se atribui a gênese do Papai Noel moderno, em 1931. Mas a verdade é que os elementos essenciais — a barba, o gorro e a capa vermelha existiam muito tempo antes. A fábrica de refrigerantes não inventou o Papai Noel.

Quem nasceu no dia 25 de dezembro na Bíblia?

As provas históricas de que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro encontram fundamentos nas raízes bíblicas e na tradição da Igreja.

Artigo anterior
Quais as cores que representam o autismo?
Artigo seguinte
O que é uma narrativa fantástica?