O que é uma narrativa fantástica?

Perguntado por: Emanuel Domingues  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

A literatura fantástica é composta por obras que possuem elementos surreais, sobrenaturais, impossíveis de ocorrer na vida real, pois contrariam os fenômenos naturais. Assim, tanto acontecimentos quanto personagens dessas obras podem apresentar essas características.

O que significa narrativa fantástica?

O conto fantástico ou literatura fantástica é um gênero textual que caracteriza-se pela presença de elementos inusitados, incomuns ou sobrenaturais. Trata-se de uma narrativa literária de curta duração, com quantidade reduzida de personagens e histórias que aliam ficção e realidade.

Quais os principais elementos de uma narrativa fantástica?

A literatura fantástica se caracteriza pela presença do elemento inexplicável, do irreal, do estranho ou da fantasia. Esse gênero literário costumeiramente apresenta elementos não humanos com personalidade, falantes e, muitas vezes, com paixões semelhantes às das pessoas.

O que é literatura fantástica exemplos?

Literatura fantástica é um tipo de literatura que explora elementos sobrenaturais, extraordinários ou surreais. Como exemplo temos o livro Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe, e a obra O senhor dos anéis, de J. R. R. Tolkien.

Como é feita uma narrativa fantástica?

A literatura fantástica traz elementos que contrariam a noção de realidade. Portanto, apresenta personagens e/ou fatos impossíveis, isto é, em desacordo com as leis que comandam os fenômenos naturais.

Gênero textual: Narrativas fantástica e maravilhosa

34 questões relacionadas encontradas

Como se faz um conto fantástico?

Assim como toda boa narrativa, o conto fantástico, para começar, precisa de uma personagem consistente. Para ser consistente, a motivação da personagem tem de ser autêntica, capaz de fazer com que suas ações se desdobrem em novos acontecimentos ou resoluções.

Como escrever literatura fantástica?

Dicas para escrever um livro de fantasia
  1. Aprenda tudo sobre o gênero para escrever um livro de fantasia. ...
  2. Escolha um tema fantástico para a sua história. ...
  3. Qual a relação entre o mundo fantástico e o “mundo real”? ...
  4. Desenhe mapas, catalogue espécies e organize uma linha do tempo.

Quais são os exemplos de conto?

Alguns exemplos de contos escritos pelos maiores contistas brasileiros são:
  • A Cartomante, de Machado de Assis.
  • O Gato Vaidoso, de Monteiro Lobato.
  • Presépio, de Carlos Drummond de Andrade.
  • Feliz Aniversário, de Clarice Lispector.
  • A Caçada, de Lygia Fagundes Telles.

Quais os elementos que compõem a narrativa?

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

Que tipo de narrador existe?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Como identificar um conto?

O conto é um gênero textual — um dos mais conhecidos, vale ressaltar — que apresenta uma história, geralmente fictícia, com início, meio e fim em único volume. Ele se diferencia das obras narrativas comuns não só por essa ausência de continuação, mas principalmente por ter um enredo sem ramificações e ser conciso.

Qual a importância de um conto de fadas e ou de uma literatura fantástica?

Uma das principais funções dos contos de fadas é abordar a magia presente na vida. Nessa perspectiva, os contos de fadas possuem a função de retratar aspectos da vida humana que são de difícil compreensão e de grande importância.

O que caracteriza a narrativa?

Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.

Qual a importância da literatura fantástica?

A literatura fantástica permite uma espécie de “fuga” da nossa realidade, onde embarcamos em aventuras extraordinárias junto dos heróis e heroínas e somos capazes de nos identificar com o que lemos e absorver as lições implícitas nas histórias.

Qual é o foco da narrativa?

O foco narrativo é o ponto de vista do narrador. Ele pode ser de primeira ou de terceira pessoa e está associado a um narrador personagem, observador ou onisciente. O foco narrativo é o ponto de vista do narrador.

Qual é a estrutura de um conto?

A estrutura do conto é formada por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Essa divisão é parte importante para composição do enredo. Dessa forma, na construção do conto, ocorrem os elementos da narrativa, que são: foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança.

Qual é o conto mais famoso do Brasil?

5 contos clássicos da literatura brasileira para se inspirar
  • “O homem que sabia javanês”, de Lima Barreto. ...
  • “Uma Galinha”, de Clarice Lispector. ...
  • “A Cartomante”, de Machado de Assis. ...
  • “O homem de cabeça de papelão”, de João do Rio. ...
  • “Apólogo brasileiro sem véu de alegoria”, de Alcântara Machado.

Quem é o pai da literatura fantástica?

Este mês de janeiro marca os 130 anos do nascimento do escritor, filólogo e professor universitário britânico John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J.R.R Tolkien. Considerado o pai da literatura fantástica moderna, o autor possui uma vasta obra literária, com mais de 40 livros publicados.

Como se faz um conto?

Como escrever um conto passo a passo?
  1. Identifique uma ideia de conto.
  2. Defina o principal conflito e objetivo do personagem.
  3. Prenda os leitores com um começo forte.
  4. Esboce um meio focado na mensagem da história.
  5. Escreva um final memorável.
  6. Refine o enredo e a estrutura do seu conto.

O que é o narrador de um conto?

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Como escrever uma boa história de mistério?

1 – Apresentação: momento para apresentar o personagem e o ambiente da história; 2 – Complicação: momento em que o conflito se apresenta; 3 – Clímax: momento onde o conflito fica mais tenso; 4 – Desfecho: momento em o conflito se finaliza de modo feliz ou não. Finalização do conto.

Quais são as características de um conto maravilhoso?

O conto maravilhoso é um gênero literário de tradição oral, do qual fazem parte os contos populares e os contos de fadas. torno de situações criadas pelo imaginário. É comum na tradição do conto popular , a modificação da história e mesmo a introdução de personagens típicos da região em que ele é contado.

Artigo anterior
Porque o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Artigo seguinte
Quais são os divisores positivos de 8?