Quais despesas entram no DRE?

Perguntado por: Artur Vicente Baptista de Fonseca  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Você pode reduzir a 9 ou 10 pontos ou discriminar grupos de despesas no período.
  • Receita de vendas. ...
  • Deduções de impostos. ...
  • Receita líquida. ...
  • Custos de venda. ...
  • Lucro bruto ou resultado bruto. ...
  • Despesas Administrativas ou fixas. ...
  • Despesas com vendas. ...
  • Despesas financeiras.

O que são outras despesas na DRE?

São as despesas relacionadas à operação do negócio que não estão diretamente associadas aos processos de venda. Por exemplo: impostos, salários, benefícios (vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, etc.), contas de água e de energia, seguros, contabilidade, etc.

O que deve constar no DRE?

O que uma DRE deve conter

Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

Como é composta a DRE?

A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.

Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?

Qual é a estrutura da DRE?
  • 1 – Receita de vendas. ...
  • 2 – Dedução de impostos. ...
  • 3 – Receita Líquida. ...
  • 4 – Custos de venda. ...
  • 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
  • 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
  • 7 – Despesas com vendas. ...
  • 8 – Despesas financeiras.

Entenda as Despesas administrativas no DRE

36 questões relacionadas encontradas

O que são outras receitas e outras despesas?

Outras Receitas e Despesas Não Operacionais

São aquelas Receitas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

O que são outras receitas e despesas?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

Como classificar as despesas?

Para saber como categorizar os seus gastos corretamente, continue lendo nosso post!
  1. Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
  2. Não crie muitas categorias. ...
  3. Não utilize a categoria outros! ...
  4. Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
  5. Não mascare a realidade. ...
  6. Utilize uma boa ferramenta de gestão.

Quais os tipos de gastos na contabilidade?

Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos. ... Para a Contabilidade, os custos e as despesas são categorias de gastos.

O que é despesa exemplos?

Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. De modo geral, eles não são tão fundamentais para o funcionamento de uma companhia como os custos da mesma. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.

O que entra em outras receitas na DRE?

Outras Receitas e Despesas
  • o resultado da equivalência patrimonial;
  • ganhos e perdas na alienação de investimentos permanentes;
  • ganhos e perdas na alienação de bens e direitos do ativo não circulante;

O que são outras receitas operacionais na contabilidade?

A receita operacional é a demonstração de todos os recursos gerados por uma empresa na sua atividade-fim. Em outras palavras, significa o montante que é recebido pela prestação de serviços ou pela venda de produtos.

O que pode ser outras receitas operacionais?

De acordo com Iudícibus e Marion (2018), ao tratar de outras despesas e receitas operacionais, “como outras receitas operacionais podem ser destacadas a venda (alienação) de bens do ativo não circulante (investimentos, imobilizado, intangíveis), a receita de venda de sucata e os resultados positivos dos investimentos ...

O que são receitas e despesas não operacionais?

Receitas e despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

Quais são as contas de receitas?

Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.

Quais são as receitas de uma empresa?

De forma geral, receita é todo dinheiro que entra a partir da atividade principal de uma empresa – seja comércio, serviço ou indústria. A receita de uma doceria, por exemplo, é todo o dinheiro que entra a partir da venda dos doces; a de uma loja de roupas, de todas as peças vendidas; e assim por diante.

O que são outras receitas operacionais e como são classificadas?

DICAS DE CONTABILIDADE: 1.) Receitas Operacionais: são decorrentes das operações normais da empresa. Será classificado como operacional o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam o objeto social da empresa.

O que são outros resultados operacionais?

O Resultado Operacional representa o lucro da empresa com suas operações e desconsidera juros e impostos. O Resultado Líquido representa o montante que resta da receita de uma empresa após a dedução de todos os custos do exercício.

Quais são as receitas não operacionais?

Receitas e despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

O que é considerado despesa?

Conceito de despesa

Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

São despesas?

As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

Como identificar custos e despesas?

Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

O que é gasto na Contabilidade?

Para a contabilidade, os gastos são os valores que o negócio desembolsa com a finalidade da aquisição de algo, seja produto, serviço ou aporte financeiro. Inicialmente, o conceito de gasto pode parecer simples. ... E, nesse contexto, as principais são custo, despesa e investimento e estão presentes em qualquer negócio.

Artigo anterior
Como calcular multas e juros?
Artigo seguinte
Quanto mais repetições melhor?